Astrônomos relatam a descoberta da supernova ultrastripada mais próxima: SN 2021agco na galáxia UGC 3855

Painéis superiores: Imagens da fase inicial do campo SN 2021agco observadas pelo ATLAS e pelo Half Meter Telescope (HMT). Painéis inferiores: As imagens residuais com modelo de galáxia hospedeira subtraídas das observadas. Crédito: arXiv (2023). DOI: 10.48550/arxiv.2310.04827

DOI: 10.48550/arXiv.23
#Supernova

Astrônomos relatam a descoberta de uma nova supernova ultrastripada na galáxia UGC 3855. A supernova foi detectada usando o Half Meter Telescope (HMT) no Observatório Xingming, na China. A descoberta foi detalhada em um artigo publicado em 7 de outubro no servidor de pré-impressão arXiv.

Supernovas (SNe) são explosões estelares poderosas e luminosas que podem nos ajudar a compreender melhor a evolução de estrelas e galáxias. Os astrônomos dividem as supernovas em dois grupos com base em seus espectros atômicos: Tipo I e Tipo II. SNe Tipo I não possuem hidrogênio em seus espectros, enquanto aqueles do Tipo II apresentam linhas espectrais de hidrogênio.

As supernovas do tipo Ib (SNe Ib) são uma subclasse de SNe com colapso do núcleo e envelope despojado. Eles são formados quando uma estrela massiva, com seu envelope externo de hidrogênio removido, entra em colapso sob sua própria gravidade. Além disso, os astrônomos também distinguem SNe de envelope ultradestripado (USSNe), mostrando características espectrais semelhantes às de SNe Ib/Ic, mas relativamente fracas. Nestes raros SNe, o envelope progenitor foi extremamente removido antes da explosão.

Agora, uma equipe de astrônomos liderada por Shengyu Yan, da Universidade Tsinghua, em Pequim, China, relata a descoberta de um peculiar USSNe Tipo Ib. A supernova foi identificada pela primeira vez com o HMT em 5 de dezembro de 2021 e recebeu a designação SN 2021agco.

“Neste artigo, apresentamos a descoberta e o estudo de uma nova supernova ultraestruturada, SN 2021agco”, escreveram os pesquisadores.

A SN 2021agco foi detectada a uma distância de cerca de 130 milhões de anos-luz, numa galáxia espiral intermédia relativamente antiga conhecida como UGC 3855 – a cerca de 15.600 anos-luz do centro da galáxia. A supernova teve uma evolução muito rápida, atingindo o pico de -16,06 mag em apenas 2,4 dias após a explosão.

O estudo descobriu que a massa ejetada de SN 2021agco era de cerca de 0,26 massas solares e a energia cinética da supernova foi calculada em um nível de 95,7 quindecilhões de erg. Os pesquisadores estimaram que o progenitor do SN 2021agco tinha um envelope com um raio de cerca de 78,4 raios solares, uma massa de 0,1 massa solar e uma energia de injeção de 89,3 quindecilhões de erg.

De acordo com os autores do artigo, as descobertas sugerem que o progenitor do SN 2021agco sofreu violenta perda de massa e a maior parte de sua camada externa foi removida antes da explosão. Com base nos resultados obtidos, eles classificaram o SN 2021agco como um SN Ib ultradestripado – o objeto deste subtipo mais próximo da Terra.

As observações também revelaram algumas informações sobre as propriedades do hospedeiro da supernova – UGC 3855. Os astrônomos descobriram que a galáxia tem aproximadamente 10,6 bilhões de anos, uma massa de cerca de 2,6 bilhões de massas solares e uma taxa de formação estelar relativamente baixa de 0,2. massas solares por ano.

Publicado em 23/10/2023 07h57