Pesquisadores israelenses identificam 100.000 novos tipos de vírus

Um vírus (amarelo), infectando uma célula humana (Crédito: Flickr)

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv descobrem nove vezes mais vírus do que foram identificados anteriormente, especificando até mesmo quais organismos eles provavelmente atacarão.

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv descobriram cerca de 100.000 tipos de vírus até então desconhecidos, aumentando nove vezes o número de tipos de vírus de RNA identificados.

Esses vírus foram identificados como parte de um estudo inovador, que extraiu dados ambientais globais de amostras de solo, oceanos, lagos e uma infinidade de outros ecossistemas.

A descoberta e catalogação dos novos tipos de vírus podem ajudar no desenvolvimento de antimicrobianos direcionados e também podem ser aplicados para proteger produtos agrícolas de fungos e parasitas.

A maioria dos vírus é benigna, observou a equipe, com muitos tipos de vírus infectando células bacterianas.

O estudante de doutorado Uri Neri liderou o estudo, sob a orientação do Prof. Uri Gophna, da Escola Shmunis de Biomedicina e Pesquisa do Câncer, na Faculdade Wise de Ciências da Vida da Universidade de Tel Aviv.

O Instituto Pasteur da França e os Institutos Nacionais de Saúde e Instituto Conjunto do Genoma dos EUA colaboraram com a equipe da Universidade de Tel Aviv para o projeto.

O estudo em si foi publicado na revista Cell.

A equipe de pesquisa usou novas tecnologias computacionais para extrair dados genéticos coletados de milhares de amostras coletadas em todo o mundo.

Uma ferramenta computacional sofisticada foi usada para distinguir entre o material genético dos vírus de RNA e o dos hospedeiros, permitindo vasculhar os bancos de dados em busca de novos vírus.

Em sua análise, a equipe da Universidade de Tel Aviv conseguiu identificar vírus suspeitos de infectar vários microrganismos patogênicos, um desenvolvimento que poderia abrir a possibilidade de usar vírus para controlar micróbios.

“O sistema que desenvolvemos permite realizar análises evolutivas aprofundadas e entender como os vários vírus de RNA se desenvolveram ao longo da história evolutiva”, explicou o Prof. Gophna.

“Uma das questões-chave em microbiologia é como e por que os vírus transferem genes entre eles. Identificamos vários casos em que essas trocas de genes permitiram que vírus infectassem novos organismos”.

“Além disso, em comparação com os vírus de DNA, a diversidade e os papéis dos vírus de RNA nos ecossistemas microbianos não são bem compreendidos. Em nosso estudo, descobrimos que os vírus de RNA não são incomuns no cenário evolutivo e, de fato, em alguns aspectos eles não são tão diferentes dos vírus de DNA?

“Isso abre as portas para pesquisas futuras e para uma melhor compreensão de como os vírus podem ser aproveitados para uso na medicina e na agricultura”.

Publicado em 28/12/2022 23h08