Vômito pré-histórico revela um banquete de revirar o estômago de milhões de anos atrás

O fóssil ‘regurgitalita’. (J. R. Foster et al., Palaios, 2022)

Centenas de milhões de anos atrás, uma criatura carnívora devorou um banquete de anfíbios pré-históricos – e vomitou sua refeição depois.

Agora, os paleontólogos desenterraram a regurgitação e publicaram suas descobertas sobre o antigo vômito.

Em 2018, os pesquisadores descobriram a regurgitalita – restos fossilizados do conteúdo do estômago de um animal, também conhecido como bromalita – durante uma escavação na porção sudeste de Utah da Formação Morrison.

Essa faixa de rochas sedimentares que se estende pelo oeste dos Estados Unidos é um viveiro de fósseis que datam do final do período Jurássico (164 milhões a 145 milhões de anos atrás).

Esta seção em particular, apelidada de “bar de saladas jurássico” por paleontólogos locais, normalmente contém os restos fossilizados de plantas e outras matérias orgânicas, em vez de ossos de animais.

Então, quando uma equipe que incluía pesquisadores do Utah Geological Survey (UGS) se deparou com a “pequena pilha compacta” de restos vomitados medindo não mais que um terço de polegada quadrada (1 centímetro quadrado), eles sabiam que haviam encontrado algo especial, os cientistas relataram em um estudo, publicado em 25 de agosto na revista Palaios.

“O que nos impressionou foi essa pequena concentração de ossos de animais em uma área relativamente pequena”, disse o autor principal John Foster, curador do Utah Field House of Natural History State Park Museum em Vernal, à Live Science.

“Normalmente não há restos de animais neste local, apenas plantas, e os ossos que encontramos não estavam espalhados [entre a rocha], mas estavam concentrados neste local. Estes são os primeiros ossos que já vimos lá. ”

Inicialmente, a equipe não sabia que havia encontrado vômito pré-histórico. Em vez disso, os cientistas pensaram que haviam descoberto os ossos de uma criatura, até que “perceberam que alguns deles pareciam errados e não eram todos de uma única salamandra”, disse Foster.

“Olhando mais de perto, a maior parte do material é de um sapo e pelo menos uma salamandra. Foi então que começamos a suspeitar que o que estávamos vendo foi vomitado por um predador.”

Ossos de rã e um fêmur que pode ter pertencido a uma salamandra preenchem uma suspeita de ‘regurgitalita’, que os cientistas acreditam ter sido feita por um peixe antigo. (J. R. Foster et al., Palaios, 2022)