Um tesouro de dinossauros na Itália reescreve a história, a geografia e a evolução da antiga área mediterrânea

Um adulto e dois indivíduos jovens do dinossauro Tethyshadros insularis mostrando as diferentes aparências exibidas por espécimes imaturos e maduros no antigo ambiente de Villaggio del Pescatore, a primeira localidade na Itália a preservar muitos indivíduos de dinossauros da mesma espécie. Crédito: Davide Bonadonna

A Itália não é exatamente conhecida pelos dinossauros. Em comparação com seu excelente patrimônio artístico e arqueológico, os fósseis de dinossauros são muito raros. Não surpreendentemente, a descoberta dos primeiros dinossauros isolados no início da década de 1990 gerou empolgação, mas agora são considerados nada mais do que uma exceção à regra geral.

Durante o reinado dos dinossauros, entre 230 e 66 milhões de anos atrás, a antiga área do Mediterrâneo teria sido difícil de mapear, formada por inúmeras pequenas ilhas distantes de todos os principais continentes – Europa, África e Ásia – inadequadas para sustentar animais grandes como o dinossauros. Ou assim acreditamos.

Agora, um novo estudo publicado na Scientific Reports e coordenado por pesquisadores da Universidade de Bolonha revela o primeiro sítio paleontológico com múltiplos esqueletos de dinossauros excepcionalmente completos da Itália: o sítio Villaggio del Pescatore, localizado no município de Duino-Aurisina, perto de Trieste, no nordeste da Itália.

Esses lindos esqueletos pertencem à espécie Tethyshadros insularis e representam o maior e mais completo dinossauro já encontrado neste país. A equipe descreve os esqueletos de alguns dos mais belos e primitivos dinossauros do local (em particular de um novo indivíduo apelidado de “Bruno”) e destaca a ocorrência de sete (provavelmente 11) indivíduos no Villaggio del Pescatore.

Os dinossauros não são os únicos fósseis remanescentes do local: peixes, crocodilos, répteis voadores e até mesmo pequenos crustáceos fornecem uma imagem vívida de um antigo ecossistema sem igual no mundo inteiro. Os fósseis únicos coletados do Villaggio del Pescatore podem ser admirados em Trieste no Museo Civico di Storia Naturale, cedido em depósito pelo Ministério da Cultura italiano.

O esqueleto de Bruno, um indivíduo adulto do dinossauro Tethyshadros insularis descrito neste novo estudo. Crédito: P. Ferrieri (cortesia de Soprintendenza Archeologia, belle arti e paesaggio del Friuli-Venezia Giulia)

Reconstruções esqueléticas dos dois indivíduos de Tethyshadros insularis, com o espécime imaturo apelidado de “Antonio” (acima) e o esqueleto maduro recém-descrito de “Bruno” abaixo. Crédito: Universidade de Bolonha

O sítio paleontológico de Villaggio del Pescatore, com pessoas do ZOIC trabalhando para extrair os fósseis deste impressionante tesouro de dinossauros. Crédito: ZOIC s.r.l.

O estudo também revisa e reescreve muitas hipóteses evolutivas para interpretar o antigo contexto mediterrâneo. Originalmente, os geólogos interpretaram a área que hoje é o sítio Villaggio del Pescatore como parte de uma ilha no meio de um oceano proto-mediterrâneo chamado Tethys. Isso apoiou a interpretação incorreta de que o relativamente pequeno esqueleto do primeiro dinossauro encontrado no local (apelidado de Antonio), era na verdade uma espécie anã, um exemplo da chamada regra da ilha (a miniaturização evolutiva de animais maiores em um ambiente insular devido a escassez de recursos).

Nesse novo estudo, a equipe de pesquisa documenta que Antonio é um indivíduo imaturo, enquanto Bruno, que é maior em tamanho, representa um indivíduo mais velho – e que poderia estar crescendo ainda na época de sua morte.

Novos dados geológicos coletados pela equipe também forneceram a idade do local e de seus fósseis: cerca de 80 milhões de anos atrás, no período Cretáceo. Isso é cerca de 10 milhões de anos mais velho do que se pensava; muito tempo, mesmo quando se trata de dinossauros. Naquela época, o que hoje é o nordeste da Itália era uma terra de frente para um vasto oceano, mas conectada à Europa Ocidental e à Ásia. Isso significa que, além das pequenas ilhas que caracterizavam o antigo Mediterrâneo, muitas rotas migratórias para grandes animais terrestres como os dinossauros poderiam ter sido possíveis através de pontes terrestres do que hoje chamamos de Itália.

Os ossos de “Antonio” ao microscópio, mostrando as células ósseas (pontos pretos circulados): os tecidos ósseos fossilizados foram analisados para inferir a idade relativa dos esqueletos dos dinossauros no momento de sua morte. Crédito: Universidade de Bolonha

O sangue de “Bruno”, o esqueleto recém-descrito do dinossauro Tethyshadros insularis. Crédito: A. Giamborino (cortesia de Soprintendenza Archeologia, belle arti e paesaggio del Friuli-Venezia Giulia)

Uma árvore evolutiva simplificada que mostra onde Tethyshadros se encaixaria entre seus parentes hadrosauriformes, os chamados dinossauros bico de pato. Crédito: Universidade de Bolonha

Esta nova pesquisa destaca o papel central do registro fóssil de dinossauro italiano para avaliar hipóteses científicas importantes sobre esses animais antigos. Como o local já está protegido, novas atividades de pesquisa podem representar uma oportunidade de incluir o patrimônio geológico e paleontológico na lista de “imperdíveis” durante a visita ao Belpaese.

Publicado em 03/12/2021 05h37