Podemos recriar os dinossauros a partir de seu DNA?

Podemos recriar dinossauros a partir de seu DNA? Um paleontólogo responde à pergunta. Imagem via Deb Dowd / Unsplash.

Seria mesmo possível obter o DNA dos dinossauros e depois recriá-los? – Lucie R., 5 anos, Atlanta, Geórgia

Como um paleontólogo – que é um cientista que estuda a vida na antiguidade – me perguntam isso o tempo todo. Afinal, os cientistas em “Jurassic Park” (e mais tarde, “Jurassic World”) usaram DNA para recriar dezenas de dinossauros: Triceratops, Velociraptor e T. rex. E se você viu algum desses filmes, você se perguntou: Será que cientistas de verdade podem fazer isso hoje?

O ABC do DNA

O DNA – que significa ácido desoxirribonucléico – é algo em cada célula de cada organismo que já viveu na Terra – incluindo os dinossauros. Pense no DNA como moléculas que carregam o código genético, um conjunto de instruções que ajuda corpos e mentes a crescer e prosperar.

Seu DNA é diferente do de todo mundo. Ele determina muitas das características que o definem, como a cor dos seus olhos ou se o seu cabelo é liso ou encaracolado.

O DNA é muito mais fácil de encontrar nas partes moles de um animal – seus órgãos, vasos sanguíneos, nervos, músculos e gordura. Mas as partes moles de um dinossauro já se foram. Eles se decomporam ou foram comidos por outro dinossauro.

O DNA de dino ainda existe?

Os museus exibem os ossos fossilizados de antigos dinossauros que viveram há cerca de 65 milhões de anos. Imagem via Narciso Arellano / Unsplash.

Fósseis de dinossauros são tudo o que restou desses animais pré-históricos. Imerso por dezenas de milhões de anos na antiga lama, minerais e água, os fósseis vêm das chamadas partes duras do dinossauro – seus ossos, dentes e crânio.

Encontramos fósseis de dinossauros no solo, em leitos de rios e lagos e nas encostas de penhascos e montanhas. De vez em quando, alguém encontra um em seu quintal. Freqüentemente, eles estão bem próximos à superfície e, geralmente, estão embutidos em rochas sedimentares.

Com fósseis suficientes, os cientistas podem construir um esqueleto de dinossauro: o que você vê quando vai ao museu.

Recriar dinossauros a partir de seu DNA?

Mas os cientistas têm um grande problema ao tentar encontrar DNA em fósseis de dinossauros. As moléculas de DNA eventualmente se deterioram. Estudos recentes mostram que o DNA se deteriora e, em última análise, se desintegra após cerca de 7 milhões de anos. Parece muito tempo, mas o último dinossauro morreu no final do período Cretáceo. Isso foi há mais de 65 milhões de anos.

Desenterre um fóssil hoje e qualquer dino-DNA dentro dele já teria se decomposto há muito tempo. Isso significa que, pelo que os cientistas sabem, e mesmo usando a melhor tecnologia disponível hoje, não é possível fazer um dinossauro a partir de seu DNA.

Embora seja tarde demais para encontrar o dino-DNA, os cientistas descobriram recentemente algo quase tão intrigante. Eles descobriram fragmentos de DNA em fósseis de neandertais e outros mamíferos antigos, como mamutes peludos.

Agora isso faz sentido. Esses fragmentos têm menos de 2 milhões de anos, muito antes de todo o DNA se decompor.

Imagine por um momento …

Apenas por diversão, vamos imaginar que de alguma forma, em algum momento no futuro, os pesquisadores descobriram fragmentos de DNA de dinossauro. Com apenas fragmentos, os cientistas ainda não conseguiram fazer um dinossauro completo. Em vez disso, eles teriam que combinar os fragmentos com o DNA de um animal moderno para criar um organismo vivo.

Essa criatura, entretanto, não poderia ser chamada de dinossauro real. Em vez disso, seria um híbrido, uma mistura de dinossauro e, muito provavelmente, um pássaro ou réptil. Acha que é uma boa ideia? Afinal, os cientistas dos filmes “Jurássico” tentaram isso. E você sabe o que aconteceu lá.

Podemos fazer um híbrido de dinossauro? Nós gostaríamos? Imagem via Markus Spiske / Unsplash.

William Ausich, Professor Emérito de Paleontologia, Ohio State University

Este artigo foi republicado de The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original.

Resumindo: não podemos recriar dinossauros a partir de seu DNA porque o DNA não existe mais. O DNA se desintegra em cerca de 7 milhões de anos e os dinossauros viveram há 65 milhões de anos.

Publicado em 04/09/2021 18h16