Pesquisadores encontram o coração mais antigo de todos os tempos, com 380 milhões de anos

O coração mais antigo já descoberto foi encontrado dentro de um peixe com mandíbula de 380 milhões de anos atrás, juntamente com estômago, intestinos e fígado fossilizados.

Pesquisadores descobriram o coração mais antigo já encontrado ao lado de estômagos, intestinos e fígados fossilizados em um antigo peixe com mandíbula, lançando uma nova luz sobre a evolução de nossos próprios corpos. Esta nova pesquisa, publicada na Science hoje, sugere que a posição dos órgãos nos artrodires é semelhante à da anatomia moderna do tubarão, revelando pistas evolutivas cruciais sobre a extinta classe de peixes blindados que floresceu de 419,2 milhões a 358,9 milhões de anos atrás.

É notável que os tecidos moles de espécies antigas tenham sido preservados e ainda mais raro que sejam preservados em 3D, disse o pesquisador principal John Curtin, a distinta professora Kate Trinajstic, da Escola de Ciências Moleculares e da Vida de Curtin e do Museu da Austrália Ocidental.

A professora Trinajstic, paleontóloga que examinou fósseis por mais de 20 anos, disse que ficou surpresa ao descobrir um coração 3D preservado por 380 milhões de anos. A evolução dos vertebrados sem mandíbula e com mandíbula é comumente vista como uma série de pequenos passos. No entanto, esses fósseis antigos sugerem que houve um salto maior entre os dois. Basicamente, eles tinham o coração sob as guelras e na boca, como os tubarões fazem hoje.

Um coração complexo em forma de s composto por duas câmaras, com a menor acima da maior, é apresentado aqui pela primeira vez em um modelo 3D em um artrodire. Trinajstic disse que esses recursos avançados ofereceram uma visão única de como os primeiros vertebrados começaram evoluindo para acomodar as mandíbulas, um estágio crucial em nossa evolução.

O professor Trinajstic explicou como eles ficaram surpresos ao ver que os peixes primitivos com mandíbulas não eram tão diferentes de nós em termos dos órgãos que possuíam.

Havia, no entanto, uma diferença fundamental – os peixes tinham um fígado grande que lhes permitia permanecer flutuante, assim como os tubarões fazem hoje. Embora alguns dos peixes ósseos de hoje sejam derivados de bexigas natatórias, não encontramos evidências de pulmões em nenhum peixe blindado extinto que examinamos, sugerindo que eles evoluíram independentemente nos peixes ósseos posteriormente. Este fóssil foi encontrado na região de Kimberley da Formação Gogo, na Austrália Ocidental, que já foi um grande recife.

Os pesquisadores usaram feixes de nêutrons e raios-x síncrotron para escanear os espécimes, ainda embutidos em concreções de calcário, contando com a ajuda de cientistas da Organização Australiana de Ciência e Tecnologia Nuclear em Sydney e da Instalação Europeia de Radiação Síncrotron na França. Como resultado das diferenças na densidade mineral depositada pelas bactérias e pela matriz rochosa circundante, os pesquisadores construíram imagens tridimensionais dos tecidos moles.

Como resultado desta descoberta de órgãos mineralizados, bem como descobertas anteriores de músculos e embriões, os artrodires de Gogo são agora mais completamente compreendidos do que qualquer outro vertebrado com mandíbula e têm uma clara transição evolutiva para os vertebrados vivos com mandíbula, que incluem humanos e mamíferos.

“Esses fósseis são, sem dúvida, os mais bem preservados do mundo para um peixe antigo dessa idade, em parte por causa das novas descobertas de órgãos moles nesses peixes antigos”, disse o coautor Professor John Long, da Flinders University. Eles demonstram a importância dos fósseis de Gogo para a compreensão de nossa distante história evolutiva. É um dos sítios fósseis mais importantes do mundo, porque nos deu novidades mundiais, incluindo as origens do sexo e o coração de vertebrado mais antigo. Uma designação de patrimônio mundial está muito atrasada para este site.”

Além disso, os tecidos moles do peixe Gogo podem ser preservados em três dimensões, de acordo com o coautor Professor Per Ahlberg, da Universidade de Uppsala. Os tecidos moles são geralmente preservados em fósseis achatados, onde são pouco mais do que manchas nas rochas. Também somos muito afortunados por poder estudar tecidos moles sem precisar destruí-los usando técnicas modernas de varredura. Teria sido impossível realizar este projeto algumas décadas atrás.”

Publicado em 21/09/2022 23h34