Pesquisadores afirmam ter encontrado uma múmia de dinossauro rara com alguma pele fossilizada

Ilustração artística de um hadrossauro herbívoro. (Daniel Eskridge/iStock/Getty Images)

Pedaços de um fóssil descoberto saindo de um penhasco canadense em 2021 podem ser anexados a um raro esqueleto completo de dinossauro, completo com pele fossilizada.

Um batedor de campo voluntário, Teri Kaskie, notou uma saliência estranha em uma encosta no Dinosaur Provincial Park, em Alberta, e o paleoecologista da Universidade de Reading, Brian Pickles, que estava liderando a busca, identificou-o como um hadrossauro.

“Esta é uma descoberta muito emocionante, e esperamos concluir a escavação nas próximas duas temporadas de campo”, diz Pickles. “Com base no pequeno tamanho da cauda e do pé, é provável que seja um juvenil.”

Hadrossauros de bico de pato são dinossauros herbívoros que eram comuns durante o final do Cretáceo, prosperando entre 75 e 65 milhões de anos atrás. Este parece ter apenas cerca de 4 metros (13 pés) de comprimento, enquanto os adultos podem atingir 10 metros.

Atualmente, apenas a cauda e a pata traseira direita estão à vista, dando aos pesquisadores uma visão de sua pele fossilizada intacta. Juntas, essas partes são colocadas de uma maneira que sugere que todo o esqueleto do dinossauro está intacto dentro de seu antigo invólucro.

(O Museu Real de Paleontologia Tyrrell)

“Os fósseis de hadrossauros são relativamente comuns nesta parte do mundo, mas outra coisa que torna este achado único é o fato de que grandes áreas do esqueleto exposto estão cobertas de pele fossilizada”, explica o paleontólogo Caleb Brown, do Royal Tyrrell Museum of Paleontology.

“Isso sugere que pode haver ainda mais pele preservada dentro da rocha, o que pode nos dar mais informações sobre a aparência do hadrossauro”.

Brian Pickles e Caleb Brown ficam ao lado do esqueleto exposto

Como sua pele foi tão bem preservada, deve ter sido coberta rapidamente após sua morte, cerca de 76 milhões de anos atrás.

“Este animal provavelmente morreu e imediatamente foi coberto por areia e lodo no rio”, disse Pickles ao USA Today. “Ou foi morto porque a margem de um rio caiu sobre ele.”

“Se tivermos muita sorte, alguns dos outros órgãos internos também podem ter sido preservados”.

O fóssil do tornozelo com marcas na pele. (O Museu Real de Paleontologia Tyrrell)

Serão necessários meses de trabalho meticuloso para esculpir o bloco de pedra que contém o fóssil, protegendo também os pedaços já liberados da pedra.

A pedra irá então para o Royal Tyrrell Museum of Paleontology, onde os pesquisadores trabalharão para expor cuidadosamente o resto dos restos fossilizados. Esse processo pode levar anos. Com alguma sorte, eles encontrarão um crânio intacto para dizer qual é a espécie de hadrossauro.

“Embora os dinossauros adultos com bico de pato estejam bem representados no registro fóssil, os animais mais jovens são muito menos comuns”, diz Pickles. “Isso significa que a descoberta pode ajudar os paleontólogos a entender como os hadrossauros cresceram e se desenvolveram”.

Publicado em 20/09/2022 19h08