Os primeiros fósseis de tardígrados já descobertos sugerem como eles sobreviveram à maior extinção em massa da Terra

(Crédito da imagem: Marc Mapalo)

doi.org/10.1038/s42003-024-06643-2
#Tardígrado

Imagens 3D detalhadas dos primeiros fósseis de tardígrados já descobertos ajudam os cientistas a prever quando os tardígrados desenvolveram sua quase indestrutibilidade – uma característica que pode tê-los ajudado a sobreviver a múltiplas extinções em massa.

Os tardígrados são bem conhecidos por serem quase indestrutíveis. Agora, cientistas reanalisaram fósseis antigos envoltos em âmbar, revelando quando as criaturas super-resistentes podem ter obtido pela primeira vez a capacidade de entrar em um “estado tun”, que os ajuda a sobreviver em ambientes extremos.

As novas descobertas também podem explicar como os tardígrados sobreviveram a grandes eventos de extinção, incluindo a “Grande Morte”, que exterminou cerca de 90% das espécies do planeta há cerca de 250 milhões de anos.

Os tardígrados, também conhecidos como ursos-d’água, são pequenos animais de oito patas encontrados em quase todos os habitats da Terra – das fontes hidrotermais mais quentes do fundo do mar aos picos congelantes das montanhas. Eles podem sobreviver aos ambientes mais hostis entrando em um estado de extrema inatividade, conhecido como criptobiose, que lhes permite interromper quase completamente seu metabolismo e suportar desidratação, mudanças drásticas de temperatura e até mesmo o vácuo do espaço.

Em um novo estudo, publicado em 6 de agosto no periódico Communications Biology, pesquisadores reanalisaram os primeiros fósseis de tardígrados já descobertos – um par de ursos aquáticos extintos congelados em âmbar, cuja idade estimada é de cerca de 72 milhões a 83 milhões de anos.

Os pesquisadores criaram imagens de altíssima resolução dos fósseis, o que permitiu classificar as espécies extintas e reconstituir a história evolutiva dos tardígrados.

“Saber quando tardígrados específicos se originaram, como aqueles que têm a capacidade criptobiótica, pode ajudar a contextualizar por que e como esses tardígrados e sua capacidade evoluíram”, disse o autor principal do estudo, Marc Mapalo, pesquisador da Universidade de Harvard, à Live Science por e-mail.

Cientistas descobriram apenas quatro fósseis de tardígrados. Os dois primeiros, que foram usados “”no estudo, foram encontrados na década de 1940 em uma praia perto do Rio Saskatchewan, no Canadá, envoltos em um pedaço de âmbar.

Ambos os tardígrados foram encontrados sepultados no mesmo âmbar. (Crédito da imagem: Franz Anthony)

Apenas uma das espécies sepultadas, Beorn leggi, foi nomeada. “A outra não foi descrita corretamente porque era muito pequena para o autor realmente ver alguma coisa”, disse Mapalo.

Os pesquisadores por trás do novo estudo usaram microscopia de fluorescência confocal para criar imagens 3D dos minúsculos fósseis. Essa técnica ilumina apenas partes específicas de uma amostra, o que aumenta a capacidade de ver detalhes finos e faz com que os espécimes pareçam muito mais nítidos nas fotos finais, explicou Mapalo.

Depois de observar o formato e a colocação das garras dos fósseis não identificados, os cientistas colocaram o tardígrado em um novo gênero e espécie, que eles chamaram de Aerobius dactylus.

O fóssil de tardígrado, Beorn leggi, foi o primeiro tardígrado sendo nomeado. (Crédito da imagem: Marc Mapalo)

Acontece que nem todos os tardígrados entram em um estado tun – há duas classes principais de tardígrados, e em uma dessas classes, apenas uma família entra em criptobiose. Ao analisar características fósseis, como as garras dos tardígrados, e colocar as espécies recém-descritas em uma árvore evolutiva, eles foram capazes de estimar aproximadamente há quanto tempo ocorreu a divisão entre as duas principais classes de tardígrados. Isso, por sua vez, deu a eles uma estimativa aproximada de quando a criptobiose evoluiu em diferentes tipos de tardígrados.

Publicado em 14/09/2024 20h52