Fósseis encontrados em Israel são os ´últimos sobreviventes´ de um tipo ´desaparecido´ de humanos extintos

Esta imagem sem data fornecida pela Universidade de Tel Aviv em junho de 2021 mostra uma reconstrução virtual de uma mandíbula ancestral humana encontrada em Nesher Ramla. (Ariel Pokhojaev, Sackler Faculdade de Medicina, Universidade de Tel Aviv via AP)

Os pesquisadores dizem que “Nesher Ramla Homo” pode ter vivido ao lado do Homo sapiens por mais de 100.000 anos e pode ter cruzado com nossa espécie

AP – Os ossos encontrados em uma pedreira israelense são de um galho da árvore evolutiva humana e têm de 120.000 a 140.000 anos de idade, relataram cientistas israelenses na quinta-feira.

Uma equipe de antropólogos passou anos analisando os fragmentos de um crânio, osso da mandíbula inferior e dente que foram descobertos em Nesher Ramla, a sudeste de Tel Aviv, em 2010, comparando-os a centenas de fósseis de diferentes épocas ao redor do mundo.

Os pesquisadores – da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Tel Aviv – determinaram que os fósseis provavelmente vieram de um grupo de hominídeos anteriormente desconhecido, que eles chamaram de “Casa Nesher Ramla”, intimamente relacionado aos Neandertais e compartilhando muitas de suas características, como a forma da mandíbula.

Nesher Ramla Homo pode ter vivido ao lado do Homo sapiens por mais de 100.000 anos e pode ter cruzado com nossa espécie, disseram os pesquisadores.

Os primeiros humanos, que tinham dentes muito grandes e nenhum queixo, também podem ter sido ancestrais dos Neandertais, acrescentou o estudo, desafiando o pensamento atual de que nossos primos evolucionários se originaram na Europa.

Os cientistas também acreditam que existem semelhanças suficientes para ligar este grupo a outras populações encontradas em escavações de cavernas anteriores em Israel que datam de cerca de 400.000 anos atrás.

“A morfologia dos humanos Nesher Ramla compartilha características com os Neandertais (especialmente os dentes e mandíbulas) e o Homo arcaico (especificamente o crânio). Ao mesmo tempo, este tipo de Homo é muito diferente dos humanos modernos – exibindo uma estrutura de crânio completamente diferente, sem queixo e dentes muito grandes”, disseram os pesquisadores em um comunicado.

Após as descobertas do estudo, eles disseram que acreditam que “o tipo Nesher Ramla Homo é a população de “origem” a partir da qual a maioria dos humanos do Pleistoceno Médio se desenvolveu. Além disso, eles sugerem que este grupo é a chamada população ‘perdida’ que se acasalou com o Homo sapiens que chegou à região há cerca de 200.000 anos – sobre quem conhecemos a partir de um estudo recente sobre fósseis encontrados na caverna de Misliya.”

Imagem que mostra fragmentos de crânio e mandíbula do que os cientistas da Universidade de Tel Aviv identificaram como o “Tipo de Homo Nesher Ramla … um novo tipo de humano pré-histórico”.

“Os dentes têm algumas características únicas que nos permitem traçar uma linha entre essas populações”, disse a antropóloga odontológica da Universidade de Tel Aviv Rachel Sarig, coautora do artigo publicado quinta-feira na revista Science.

Este grupo provavelmente habitou a região por volta de 400.000 a 100.000 anos atrás, disse o antropólogo físico Israel Hershkovitz, outro co-autor da Universidade de Tel Aviv.

Ele disse que os restos encontrados em Nesher Ramla são provavelmente de “alguns dos últimos sobreviventes de um grupo outrora muito dominante no Oriente Médio”.

Pesquisas anteriores mostraram que o homo sapiens – humanos modernos – também viveu na região na mesma época.

Muitos cientistas acreditam que a chegada do homo sapiens na Europa pressagiou o declínio dos neandertais lá, mas a história pode ter sido diferente na região do Levante – a encruzilhada entre o norte da África e a Eurásia.

As novas descobertas somam-se à pesquisa que mostra que os grupos homo sapiens e do tipo neandertal se sobrepuseram no Oriente Médio por um período significativo de tempo, provavelmente dezenas de milhares de anos.

Provavelmente houve trocas culturais e genéticas entre os grupos, sugerem os autores do artigo. “A história do Neandertal não pode mais ser contada apenas como uma história europeia. É uma história muito mais complicada”, disse Hershkovitz.

“A descoberta de um novo tipo de Homo é de grande importância científica”, disse ele. “Isso nos permite dar um novo sentido aos fósseis humanos encontrados anteriormente, adicionar outra peça ao quebra-cabeça da evolução humana e compreender as migrações dos humanos no mundo antigo.”

Sheela Athreya, uma paleoantropóloga da Texas A&M University que não esteve envolvida no estudo, disse que a nova pesquisa “nos dá muito o que pensar em termos da história dos grupos populacionais nesta região, e como eles podem ter interagido com populações em outras regiões, na Europa e Norte da África.”

Nesher Ramla, um local de escavação de ancestral humano israelense, junho de 2021. (Yossi Zaidner via AP)

Os fósseis de Nesher Ramla “parecem algo em uma linhagem que se dirige para o Neandertal”, disse Eric Delson, um paleoantropólogo do Lehman College em Nova York, que não esteve envolvido no estudo.

The Nesher Ramla Homo Type (gráfico da Universidade de Tel Aviv)

Ele caracterizou as descobertas como “fósseis do que parece ser uma variedade intermediária – este grupo pode ser predecessor dos neandertais nesta área”.

Publicado em 26/06/2021 17h19