O impacto do asteróide, e não os vulcões, tornou a Terra inabitável para os dinossauros

Um indivíduo do Ankylosaurus magniventris, uma grande espécie de dinossauro blindado, testemunha o impacto de um asteróide que caiu na península de Yucatán há 66 milhões de anos. Nem mesmo seu tamanho grande e sua armadura grossa abrigavam seu tipo da violência desse desastre cósmico. Crédito: Fabio Manucci

A modelagem do impacto do asteróide Chicxulub há 66 milhões de anos mostra que ele criou um mundo em grande parte inadequado para a vida dos dinossauros.

Acredita-se que o asteróide, que atingiu a Terra na costa do México no final da era do Cretáceo, 66 milhões de anos atrás, seja a causa do desaparecimento de todas as espécies de dinossauros, exceto aquelas que se tornaram pássaros.

No entanto, alguns pesquisadores sugeriram que dezenas de milhares de anos de grandes erupções vulcânicas podem ter sido a causa real do evento de extinção, que também matou quase 75% da vida na Terra.

Agora, uma equipe de pesquisa do Imperial College London, da Universidade de Bristol e da University College London mostrou que apenas o impacto do asteróide poderia ter criado condições desfavoráveis para os dinossauros em todo o mundo.

Eles também mostram que o vulcanismo maciço também poderia ter ajudado a vida a se recuperar do ataque de asteróides a longo prazo. Seus resultados são publicados hoje em Proceedings of the National Academy of Sciences.

O pesquisador principal Dr. Alessandro Chiarenza, que conduziu este trabalho enquanto estudava para seu doutorado. no Departamento de Ciências e Engenharia da Terra da Imperial, disse: “Mostramos que o asteróide causou impacto no inverno por décadas e que esses efeitos ambientais dizimaram ambientes adequados para os dinossauros. Por outro lado, os efeitos das intensas erupções vulcânicas não foram fortes. suficiente para perturbar substancialmente os ecossistemas globais”.

“Nosso estudo confirma, pela primeira vez quantitativamente, que a única explicação plausível para a extinção é o impacto no inverno que erradicou habitats de dinossauros em todo o mundo”.

Um asteróide de 10 a 12 km de largura atingiu a América Central há 66 milhões de anos. Crédito: Gabriele Chiarenza

O choque de asteróides teria liberado partículas e gases na atmosfera, bloqueando o Sol por anos e causando invernos permanentes. As erupções vulcânicas também produzem partículas e gases com efeitos bloqueadores do sol e, por volta da época da extinção em massa, havia dezenas de milhares de anos de erupções nas armadilhas de Deccan, na Índia atual.

Para determinar qual fator, o asteróide ou o vulcanismo, tinha mais poder de mudar o clima, os pesquisadores tradicionalmente usam marcadores geológicos do clima e poderosos modelos matemáticos. No novo artigo, a equipe combinou esses métodos com informações sobre que tipos de fatores ambientais, como chuva e temperatura, cada espécie de dinossauro precisava para prosperar.

Eles foram capazes de mapear onde essas condições ainda existiriam em um mundo após um ataque de asteróide ou um vulcanismo maciço. Eles descobriram que apenas o ataque de asteróides destruiu todos os habitats em potencial de dinossauros, enquanto o vulcanismo deixou algumas regiões viáveis ao redor do equador.

O co-autor principal do estudo, Dr. Alex Farnsworth, da Universidade de Bristol, disse: “Em vez de usar apenas o registro geológico para modelar o efeito no clima que o asteróide ou vulcanismo poderia ter causado em todo o mundo, nós impulsionamos essa abordagem um passo. adiante, acrescentando uma dimensão ecológica ao estudo para revelar como essas flutuações climáticas afetaram gravemente os ecossistemas “.

O co-autor Dr. Philip Mannion, da University College London, acrescentou: “Neste estudo, adicionamos uma abordagem de modelagem aos principais dados geológicos e climáticos que mostram o efeito devastador do impacto do asteróide nos habitats globais. Essencialmente, produz uma tela azul da morte para os dinossauros “.

Embora os vulcões liberem gases e partículas bloqueadores do Sol, eles também liberam dióxido de carbono, um gás de efeito estufa. No curto prazo após uma erupção, os bloqueadores do sol têm um efeito maior, causando um ‘inverno vulcânico’. No entanto, a longo prazo, essas partículas e gases desaparecem da atmosfera, enquanto o dióxido de carbono permanece ao redor e se acumula, aquecendo o planeta.

Após o inverno global drástico inicial causado pelo asteróide, o modelo da equipe sugere que, a longo prazo, o aquecimento vulcânico poderia ter ajudado a restaurar muitos habitats, ajudando a nova vida que evoluiu após o desastre a prosperar.

O Dr. Chiarenza disse: “Nós fornecemos novas evidências para sugerir que as erupções vulcânicas que ocorrem ao mesmo tempo podem ter reduzido os efeitos no ambiente causados pelo impacto, principalmente para acelerar o aumento das temperaturas após o inverno de impacto. Esse fenômeno é induzido por vulcões. o aquecimento ajudou a aumentar a sobrevivência e a recuperação dos animais e plantas que surgiram com a extinção, com muitos grupos se expandindo em suas conseqüências imediatas, incluindo pássaros e mamíferos “.

Publicado em 30/06/2020 12h36