Novo artigo sugere que o T. Rex tinha braços curtos para que amigos não os mordessem

Novo artigo selvagem sugere que T. Rex tinha braços curtos para que amigos não os mordessem

Os pequeninos braços do Tiranossauro rex têm sido alvo de piadas para muitos cientistas e não cientistas. Temos várias hipóteses: talvez seus braços fossem máquinas de corte cruéis ou uma maneira de ajudar a agarrar durante o sexo, mas é difícil resolver esse tipo de questão evolutiva a partir de uma pilha de ossos de 66 milhões de anos.

Um novo artigo agora apresenta uma hipótese maluca ” que esses dinossauros desenvolveram braços curtos para diminuir o risco de mordidas acidentais por outros T. rex enquanto se engajavam em frenesi de alimentação. Simplificando, braços curtos são menos propensos a serem mastigados por amigos.

“E se vários tiranossauros adultos convergissem para uma carcaça? Você tem um monte de crânios enormes, com mandíbulas e dentes incrivelmente poderosos, rasgando e mastigando carne e osso bem ao seu lado. Eles podem avisá-lo cortando seu braço”, diz Kevin Padian, biólogo integrador da Universidade da Califórnia, Berkeley e autor do novo artigo.

“Então, pode ser um benefício reduzir os membros anteriores, já que você não os está usando em predação de qualquer maneira.”

Os paleontólogos estão ficando cada vez melhores em entender como eram os dinossauros, graças aos achados fósseis de pele e penas (ou nádegas), e podemos fazer algumas suposições sobre o que os dinossauros fizeram por causa de como os ossos são colocados ou pegadas que fornecem mais informações sobre seus hábitos.

Mas questões evolutivas complexas ainda são difíceis de determinar, mesmo para espécies cujos comportamentos podemos observar ou ter acesso aos genomas de seus ancestrais. Chegue a um animal antigo como o T. rex, e é ainda mais frustrante descobrir as coisas.

Enquanto os braços do T. rex parecem ridiculamente pequenos, proporcionalmente falando, eles são ainda mais ridículos quando comparados a outros animais. Vamos imaginar um T. rex de 14 metros de comprimento. Eles podem ter um crânio de 1,5 metro de comprimento, mas seus braços teriam apenas um metro de comprimento. Isso é o equivalente a um humano de 6 pés com braços de 12 centímetros (5 polegadas).

Para tentar descobrir se essa nova hipótese de ‘mordida de braço de amigo’ tinha alguma perna (ha ha), Padian fez medições de um espécime fóssil quase completo chamado MOR 555. Usando essas medições, ele sugere que algumas das hipóteses anteriores – incluindo ambas a hipótese da ajuda sexual e dos braços cortantes ” são improváveis, pois os braços do T. rex são muito pequenos e fracos para serem úteis.

Em vez disso, ele postula que poderia ter sido evolutivamente vantajoso ter braços minúsculos, para tirá-los do caminho da alimentação em grupo.

“Os braços mais longos, especialmente em sua orientação natural, um tanto estendida anteriormente, os teriam trazido para o âmbito das mandíbulas mais mortais já registradas em terra. O perigo de feridas, amputações, infecções, doenças e morte final… força para redução, independentemente da funcionalidade remanescente dos membros”, explica Padian em seu artigo.

“Vamos supor, portanto, que a redução do tamanho do membro anterior foi uma função secundária da seleção para outra coisa. Como tal, não devemos procurar funcionalidade nesses membros reduzidos, mas como essa redução serviu a um propósito maior.”

Claro, como as outras sugestões acima, esta é uma hipótese. No artigo, Padian sugere algumas maneiras pelas quais outros pesquisadores podem testá-lo: por exemplo, se encontrarmos relativamente menos marcas de mordida nos ossos do braço do que em outras partes do corpo.

“O que eu queria fazer primeiro era estabelecer que as ideias funcionais predominantes simplesmente não funcionam”, disse ele.

“Isso nos leva de volta à estaca zero. Então, podemos adotar uma abordagem integrativa, pensando na organização social, comportamento alimentar e fatores ecológicos além de considerações puramente mecânicas.”

Publicado em 04/04/2022 16h38