Novas espécies de pterossauros descobertas na Escócia

Uma ilustração artística da nova espécie de pterossauro Ceoptera evansae. ©NHM e Mark Witton, 2021

doi.org/10.1080/02724634.2023.2298741
Credibilidade: 989
#Pterossauro

Com envergadura de até um metro e meio de comprimento, Coleoptera evans one sobrevoou a enevoada Ilha de Skye.

Paleontólogos do Reino Unido descobriram uma nova espécie de pterossauro na Ilha de Skye, na Escócia. Este réptil viveu cerca de 168 a 166 milhões de anos atrás, durante a Era Jurássica Média, quando os cientistas pensavam anteriormente que os pterossauros existiam apenas na atual China. Portanto, os restos de um réptil voador aparecendo mesmo na Escócia, rica em dinossauros, foi uma grande surpresa. O novo pterossauro é descrito em um estudo publicado em 5 de fevereiro no Journal of Vertebrate Paleontology.

Conheça Ceópteros

A nova espécie é denominada Ceoptera evansae. Vem da palavra gaélica escocesa para névoa ou “cheò” e faz referência ao nome gaélico da ilha “Eilean a’ Cheò”, ou Ilha da Névoa. Evansae homenageia a cientista Susan E. Evans, por seus anos de pesquisa paleontológica e morfológica, especialmente na Ilha de Skye.

Cientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, fizeram modelos digitais dos fósseis usando um tomógrafo computadorizado e acreditam que provavelmente tinham uma envergadura de cerca de um metro a um metro e meio. Provavelmente era uma espécie de pterossauro entre os estágios primitivo e avançado de evolução. Os pterossauros do Jurássico Médio estavam passando por algumas mudanças anatômicas importantes. Os primeiros pterossauros menores, como o Dimorphodon, do tamanho de um corvo, estavam dando lugar a pterossauros posteriores, como o Pteranodon, com envergadura de asas de pequenos aviões.

Ceoptera provavelmente faz parte do clado de pterossauros Darwinoptera. A sua descoberta revela que este clado – ou um grupo de organismos que evoluíram a partir de um ancestral comum – é significativamente mais diversificado do que se acreditava anteriormente. O clado pode ter durado mais de 25 milhões de anos e as espécies dentro do clado se espalharam por todo o mundo.

“Ceoptera ajuda a diminuir o tempo de vários eventos importantes na evolução dos répteis voadores. Seu aparecimento no Jurássico Médio do Reino Unido foi uma surpresa completa, já que a maioria de seus parentes próximos são da China”, disse Paul Barrett, coautor do estudo e paleontólogo de vertebrados do Museu de História Natural, em um comunicado. “Isso mostra que o grupo avançado de répteis voadores ao qual pertence apareceu mais cedo do que pensávamos e rapidamente ganhou uma distribuição quase mundial.”

Uma nova descoberta de 15 anos

A equipe usou espécimes de asas, espinha dorsal, ombros e pernas do réptil que foram descobertos pela primeira vez incrustados em uma rocha em uma praia em 2006. Os técnicos de fósseis do Museu de História Natural, Lu Allington-Jones, levaram quase dois anos para preparar os fósseis para estudo. porque as rochas da ilha são muito duras e os ossos fósseis são delicados. Segundo os autores, o espécime é um dos fósseis de pterossauro mais completos encontrados no Reino Unido desde que a paleontóloga Mary Anning encontrou o primeiro em 1828.

Close de parte do esqueleto de Ceoptera evansae mostrando a região dos ombros, partes da asa e vértebras. CRÉDITO: Curadores do Museu de História Natural

Fósseis de pterossauros são frequentemente encontrados esmagados, distorcidos ou incompletos. Como os pássaros, eles tinham ossos ocos que foram facilmente esmagados e distorcidos ao longo de milhões de anos. O registro de pterossauros do período Jurássico e do Cretáceo posterior (cerca de 145-66 milhões de anos atrás) no Reino Unido tem sido escasso. Ceoptera ajuda a preencher algumas dessas lacunas evolutivas.

“O período de origem dos Ceoptera é um dos períodos mais importantes da evolução dos pterossauros e também aquele em que temos o menor número de espécimes, indicando sua importância”, disse a coautora do estudo e paleobióloga da Universidade de Bristol, Liz Martin. Silverstone disse em um comunicado. “Descobrir que havia mais ossos incrustados na rocha, alguns dos quais foram essenciais para identificar que tipo de pterossauro Ceoptera é, tornou esta descoberta ainda melhor do que se pensava inicialmente. Isso nos aproxima um passo da compreensão de onde e quando os pterossauros mais avançados evoluíram.”

Quando os pterossauros dominaram o céu

Enquanto os insetos foram os primeiros animais a voar para o céu, os pterossauros foram os primeiros vertebrados a voar. Os pterossauros não são tecnicamente dinossauros, mas seus primos evolutivos. O maior pterossauro conhecido pelos cientistas é o Quetzalcoatlus northropi, que foi encontrado no Texas. Como tudo é maior no Texas, este pterossauro tinha uma envergadura de cerca de 32 a 36 pés. O maior pterossauro da Austrália, Thapunngaka shawi, possui uma envergadura de cerca de 7 metros.

O paleontólogo e biólogo evolucionista Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo, disse à BBC que este Ceoptera era provavelmente exclusivo da Escócia.

“Esta é a época anterior aos pássaros, então os pterossauros dominavam o céu”, disse Brusette, que não esteve envolvido no estudo. “Esta pesquisa mostra que os pterossauros eram animais comuns na Escócia, pairando sobre as cabeças dos dinossauros.”

Publicado em 02/03/2024 00h21