Fóssil gigante de dinossauro é encontrado durante obra de ferrovia no Maranhão

Um fóssil gigante de dinossauro foi encontrado em Davinópolis, município do Maranhão, durante a obra para a construção de uma ferrovia (via Folha).

Os objetos foram encontrados por funcionários da empresa Brado, responsável pela terraplanagem na região, que chamaram uma equipe de arqueólogos que acompanhava a obra. Logo eles constataram que o fóssil era maior do que o esperado, com ossos que chegam a 1,5 metro de comprimento. Confira abaixo algumas imagens divulgadas pela empresa:

A espécie do novo dinossauro ainda não foi identificada, mas os materiais encontrados foram levados para o laboratório do Grupo de Estudos em Paleontologia (GePaleo) da Unifesspa, para serem estudados. A maior aposta é que o fóssil pertence a um tipo de titanossauro, grupo de criaturas conhecidas pelo pescoço longo e por terem surgido no final do período jurássico. A estimativa é que o fóssil seja de uma criatura que tinha aproximadamente 18 metros de comprimento.

“É raro encontrar um fóssil de grande porte em um bom estado de preservação. Em geral, no grupo dos titanossauros, é mais comum encontrar vértebras articuladas ou não. É difícil achar ossos longos bem preservados. O achado é de suma importância porque abre uma nova fronteira para o entendimento da fauna da região, que até então era conhecida por alguns fósseis de plantas, insetos e peixes”, afirmou Bruno Navarro, paleontólogo do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

Agora a expectativa é que a equipe de pesquisadores consiga estudar os materiais coletados e identificar a qual criatura eles pertenciam. Porém, como o trabalho é extremamente minucioso, ele pode levar aproximadamente cinco anos para ser concluído.

Publicado em 08/10/2021 15h55