Fóssil de 50 milhões de anos mostra escola de filhotes em seus momentos finais

Este fóssil de 50 milhões de anos, mantido por um museu no Japão, mostra 259 peixes nadando em uma escola – um dos primeiros exemplos conhecidos de comportamento coordenado de grupo de todos os tempos.
Crédito: Mizumoto et al./Procedimentos da Royal Society B

Um peixe, dois peixes, peixe morto, peixe fresco.

Há espaço para todos os tipos em um fóssil recém-descrito que mostra 259 filhotes nadando juntos em uma escola, aproximadamente 50 milhões de anos atrás. Segundo os autores de um novo estudo publicado quarta-feira (29 de maio) na revista Proceedings of the Royal Society B, esta ex-escola pode ser a mais antiga evidência fóssil de que peixes pré-históricos nadavam em uníssono, assim como os peixes modernos hoje.

Uma equipe de pesquisadores do Arizona tropeçou nessa rocha notável durante uma visita à Galeria de Fósseis Oishi do Museu Memorial Mizuta, no Japão. Trabalhando com o museu, os pesquisadores determinaram que o fóssil provavelmente originou-se na Formação Green River, um estrato geológico no atual Colorado, Wyoming e Utah que contém uma coleção de fósseis que datam entre 53 milhões e 48 milhões de anos atrás.

Todos os peixes em questão pertenciam à extinta espécie Erismatopterus levatus, e aparentemente foram sepultados juntos em meio a um mergulho rotineiro que pode ter sido interrompido por uma avalanche submarina de areia, escreveram os pesquisadores. Todos, com exceção de dois dos espécimes pequeninos, estavam nadando na mesma direção e em uma formação muito unida.

Para provar que os peixes estavam de fato nadando em uma escola e não apenas fossilizados dessa forma por coincidência, os pesquisadores realizaram uma série de simulações para reproduzir os prováveis ??movimentos do grupo. As simulações mostraram que os peixes aparentemente não só nadavam em uníssono, mas também o faziam de acordo com um conjunto intemporal de regras comportamentais que ainda aparecem hoje.

“Encontramos vestígios de duas regras de interação social similares às usadas pelos peixes existentes: a repulsa de indivíduos próximos e a atração por vizinhos à distância”, escreveram os pesquisadores em seu estudo. Em outras palavras, peixes individuais nadavam juntos, mas não tão perto que caíssem.

Segundo os autores, essa antiga lista de nadadores mortos mostra que peixes (e possivelmente outros animais) desenvolveram comportamentos coordenados de grupos há pelo menos 50 milhões de anos. Este nado sincronizado parece ter salvado com sucesso o peixe de ser devorado por um predador, mesmo que não pudesse salvá-lo de se tornar uma exposição de museu.

01/06/2019