Descoberta balança a afirmação dos criacionistas de que os seres humanos viviam com dinossauros

Uma imagem de um “dinossauro” da ponte Kachina que os cientistas apelidaram de Sinclair, como retratado por um criacionista da Terra jovem (à esquerda) e como ilustrado por cientistas (à direita). O sombreado escuro no desenho da linha representa gravuras humanas, enquanto o sombreado claro representa manchas naturais de lama.

Imagens antigas que os criacionistas afirmam serem evidências de seres humanos vivendo ao lado de dinossauros são, na melhor das hipóteses, apenas imagens borradas, descobriram os cientistas.

No local da ponte Kachina, em Utah – uma imensa formação de arenito semelhante a um arco de mais de 60 metros de altura e largura, formado pela subcotação de uma parede de rocha pela água corrente – culturas pré-históricas decoravam as paredes com pinturas e gravuras conhecido como petroglifos. Entre eles estão o que os criacionistas da Terra jovem, que acreditam que toda a vida foi criada no mesmo dia cerca de 6.000 anos atrás, disseram serem representações de dinossauros, reivindicando essas imagens como prova de suas crenças. Cientistas buscam sinais da vida primitiva da Terra

Agora, uma investigação mais aprofundada revela que essas idéias são apenas ilusões.

“A implicação mais importante dessas descobertas é que uma das ‘evidências’ favoritas do campo criacionista para a coexistência de dinossauros e humanos – um petroglifo de dinossauro – nem existe”, pesquisador Phil Senter, paleontologista da Universidade Estadual de Fayetteville na Carolina do Norte, disse ao LiveScience.

Os pesquisadores analisaram as quatro supostas imagens de dinossauros a olho nu e com binóculos e teleobjectivas, enquanto as imagens eram iluminadas pela luz solar direta e indireta e quando estavam na sombra. [Imagem do petroglifo de dinossauro]

“O Dinosaur 1, que apelidei de Sinclair porque parece o logotipo do Sinclair Gas, realmente parece um dinossauro quando visto a olho nu”, disse Senter. “Mas os arqueólogos que fizeram o trabalho de campo subsequente sabiam exatamente o que estavam olhando quando examinaram a figura. Isso mostra que um olho treinado pode ver o que um olho destreinado não pode”.

Os pesquisadores descobriram que o “pescoço” e a “cabeça” do Dinosaur 1 são compostos de dois petroglifos separados, enquanto as “pernas” parecem apenas manchas.

“Gostaria de saber se, durante o processo de intemperismo, produtos químicos da parte artificial gravada caíram para formar as ‘pernas'”, disse Senter. “Muitas manchas minerais estão por todo o canyon que contém a ponte Kachina.”

“Até o nosso estudo, este era o melhor petróglifo de dinossauro – ou seja, o mais difícil de discutir, porque parecia tanto um dinossauro que não havia como interpretá-lo como qualquer outra coisa”, disse Senter. “O ‘melhor’ dinossauro agora está extinto.”

“Os ‘dinos’ que não são Sinclair não parecem dinos, mesmo a olho nu”, acrescentou Senter. “É difícil para mim entender como alguém viu dinossauros nessas figuras”. De fato, os pesquisadores dizem que os quatro “dinossauros” de Kachina são “ilusões produzidas pela pareidolia”, o fenômeno psicológico responsável por pessoas que vêem rostos ou animais nas nuvens e o homem na lua.

Senter e arqueólogo Sally Cole detalharam suas descobertas na edição de março da revista Palaentologia Electronica.

Publicado em 07/03/2020 12h50