Cientistas reconstroem digitalmente o cérebro de um dinossauro

Após reconstruir digitalmente o cérebro de um Thecodontosaurus, também conhecido como dinossauro Bristol, os cientistas descobriram que provavelmente estavam muito errados sobre como o dinossauro vivia.

Os cientistas aprenderam muito sobre os dinossauros por meio dos fósseis. Mas uma equipe deu um passo à frente examinando o interior do crânio para reconstruir digitalmente o cérebro, dando-lhes um novo nível de visão sobre a vida do animal, de acordo com uma pesquisa publicada na segunda-feira no Zoological Journal of the Linnean Society. É um exemplo fascinante de cientistas atualizando sua compreensão de um assunto à medida que uma nova tecnologia se desenvolve, em vez de fazer inferências sobre uma espécie com base apenas na estrutura física.

Atualizando Histórico

Uma equipe da Universidade de Bristol fez varreduras em 3D detalhadas da cavidade onde o cérebro do dinossauro havia descansado dentro de um fóssil bem preservado. Os cientistas há muito presumiam que o dinossauro do tamanho de um cachorro andava de quatro e se alimentava apenas de plantas, muito parecido com seus parentes, o diplodoco e o brontossauro. Mas com base no tamanho e na forma do cérebro, os cientistas agora levantam a hipótese de que o tecodontossauro andava sobre duas pernas e às vezes comia carne.

“Nossa análise do cérebro do Thecodontosaurus revelou muitas características fascinantes, algumas das quais foram bastante surpreendentes”, disse o autor principal e Antonio Ballell em um comunicado à imprensa. “Enquanto seus parentes posteriores se moviam pesadamente de quatro, nossas descobertas sugerem que esta espécie pode ter caminhado sobre duas pernas e ocasionalmente carnívora.”

Escavação cuidadosa

A nova técnica de varredura permitiu aos cientistas dar uma olhada mais de perto no fóssil sem realmente quebrá-lo como um cofrinho, o que há muito era um obstáculo.

“Mesmo que o cérebro real tenha desaparecido há muito tempo, o software nos permite recriar a forma do cérebro e do ouvido interno por meio das dimensões das cavidades deixadas para trás”, disse Ballell. “A caixa craniana do Thecodontosaurus está lindamente preservada, então nós a comparamos a outros dinossauros, identificando características comuns e algumas que são específicas do Thecodontosaurus.”

Publicado em 16/12/2020 22h07