Cientistas descobrem fóssil mais antigo de um animal terrestre

Kampecaris obanensis tinha cerca de 2,5 centímetros de comprimento com um corpo segmentado. Parecia milípedes modernos, mas era membro de um grupo extinto e não é ancestral dos milípedes vivos hoje. (Pesquisa Geológica Britânica / Reuters)

Criatura semelhante a milípede viveu na Escócia há 425 milhões de anos

Uma criatura fossilizada do tipo milípede descoberta na Escócia pode representar o animal terrestre mais antigo conhecido, um humilde pioneiro da vida terrestre 425 milhões de anos atrás que ajudou a pavimentar o caminho para as multidões que eventualmente habitariam as partes secas da Terra.

Pesquisadores disseram que o fóssil da criatura do período siluriano, chamado Kampecaris obanensis e desenterrado na ilha de Kerrera, nas Hébridas interiores escocesas, habitava um ambiente à beira de um lago e provavelmente comia plantas em decomposição. Fósseis da planta mais antiga conhecida, com um caule, chamado Cooksonia, foram encontrados na mesma região dos lagos antiga de Kampecaris.

Embora Kampecaris seja o primeiro animal terrestre conhecido de um fóssil, acredita-se que os vermes do solo o tenham precedido, aparecendo há talvez 450 milhões de anos, segundo o paleontólogo Michael Brookfield, da Universidade do Texas e da Universidade de Massachusetts Boston, principal autor da pesquisa. publicado este mês na revista Historical Biology.

Kampecaris, com cerca de 2,5 centímetros de comprimento e corpo segmentado, lembrava centopeias modernas, mas era membro de um grupo extinto e não é ancestral das milípedes vivas atualmente. Suas pernas não foram preservadas no fóssil.

Este é o litoral de Kerrera, uma ilha escocesa onde o fóssil foi encontrado. O animal habitava um ambiente à beira do lago e provavelmente comia plantas em decomposição. (Michael Brookfield / Divulgação / Reuters)

Era um artrópode, um grupo amplo que inclui insetos, aranhas, centopéias, centopéias e crustáceos, como caranguejos e camarões.

A vida evoluiu pela primeira vez nos oceanos do mundo, com uma explosão de diversidade começando há aproximadamente 540 milhões de anos. Demorou bastante tempo para a vida emergir na terra, começando com plantas como musgos há aproximadamente 450 milhões de anos. O advento posterior de plantas com caules como Cooksonia ajudou a introduzir ecossistemas terrestres mais complexos.

Os primeiros vertebrados terrestres – anfíbios que evoluíram de peixes com barbatanas fortes que habitavam águas rasas – apareceram cerca de 375 milhões de anos atrás – ancestrais dos répteis, pássaros e mamíferos vivos hoje, incluindo nossa espécie, Homo sapiens, que apareceu pela primeira vez há cerca de 300.000 anos .

Publicado em 01/06/2020 16h49