Bombas nazistas destruíram um fóssil de ‘monstro marinho’ inestimável. Os cientistas acabaram de encontrar suas cópias de gesso perdidas.

Os paleontólogos encontraram um dos moldes fósseis em 2019, na coleção do Museu de História Natural de Berlim. (Crédito da imagem: Cortesia de Dean Lomax)

Mais de 70 anos atrás, durante um ataque aéreo da Segunda Guerra Mundial no Reino Unido, bombas alemãs destruíram um fóssil raro de um ictiossauro. Os cientistas acabaram de encontrar moldes de gesso perdidos do esqueleto inestimável.

Quando os pilotos nazistas bombardearam um precioso fóssil de “monstro marinho” em pedacinhos durante um ataque aéreo da Segunda Guerra Mundial em Londres, uma ilustração detalhada em preto e branco do réptil marinho predador, conhecido como ictiossauro, era o único registro visual que restava do ossos antigos pulverizados.

Pelo menos, é o que os paleontólogos pensavam.

Agora, os cientistas descobriram dois moldes de gesso perdidos do esqueleto em museus – um nos Estados Unidos e outro na Alemanha. O fóssil – que havia sido escavado em Lyme Regis, no sudoeste da Inglaterra, em 1818 e descrito em 1819 – foi o primeiro esqueleto quase completo de um ictiossauro já encontrado. Foi o primeiro a mostrar o réptil aquático com todos os seus ossos no lugar – incluindo as barbatanas traseiras, que não estavam presentes em fósseis anteriores – e desde 1820, o fóssil residia na coleção do Royal College of Surgeons em Londres .

Os mísseis de um ataque aéreo alemão atingiram o colégio em maio de 1941; o fóssil “foi quase certamente destruído”, e não havia registros de modelos de gesso do fóssil, os cientistas relataram em 2 de novembro na revista Royal Society Open Science . Foi apenas “por puro acaso” que os pesquisadores descobriram os moldes, durante viagens em busca de fósseis de ictiossauro jurássicos mantidos “nos bastidores, nos cofres do museu”, disse o principal autor do estudo Dean Lomax, um paleontólogo no Departamento de Ciências da Terra e Ambientais da Universidade de Manchester, no Reino Unido, e autor de “Locked in Time: Animal Behavior Unearthed in 50 Extraordinary Fossils(opens in new tab)” (Columbia University Press, 2021).

“Considerando que o espécime foi originalmente encontrado na Grã-Bretanha, seria seguro supor que, se algum molde fosse localizado, provavelmente estaria em um museu no Reino Unido”, disse Lomax à Live Science em um e-mail. então sua descoberta na Alemanha e nos EUA “foi uma grande surpresa”.

Os ictiossauros viveram ao lado dos dinossauros e governaram os mares de cerca de 250 milhões de anos atrás a cerca de 90 milhões de anos atrás. Eles tinham corpos aerodinâmicos com cabeças longas e estreitas e mediam de 3 a 20 metros de comprimento.

De cima para baixo: A ilustração original do esqueleto do ictiossauro Lyme Regis, o elenco de Yale e o elenco mais detalhado de Berlim. (Crédito da imagem: Cortesia de Dean Lomax)

Lomax e a coautora Judy Massare , professora emérita do departamento de ciências da terra da SUNY Brockport, encontraram o primeiro dos dois elencos em 2016, no Museu Peabody da Universidade de Yale. O museu adquiriu o elenco como parte de uma coleção de 90.000 espécimes doados em 1930, e a pose e outros detalhes do esqueleto eram idênticos aos da ilustração do ictiossauro Lyme Regis, escreveram Lomax e Massare no estudo.

No entanto, muitos dos detalhes na ilustração do esqueleto estavam ausentes do elenco, sugerindo que era “ou um elenco de um elenco ou que é um elenco muito antigo feito diretamente do original no início de sua história”, relataram os autores.

Lomax encontrou o segundo elenco durante uma visita em dezembro de 2019 às coleções do Museu de História Natural de Berlim. Não havia registro do elenco nos catálogos do museu; ele descobriu a placa de gesso enquanto vagava pelos corredores da instalação de armazenamento de fósseis. “Tendo passado algum tempo estudando o elenco de Yale, eu imediatamente soube o que era e tinha um enorme sorriso no rosto”, disse Lomax.

O molde de Berlim foi pintado para se adequar mais à ilustração publicada do fóssil e estava em muito melhor condição do que o molde de Yale, “não exibindo nenhum dano ou deterioração”, de acordo com o estudo. Provavelmente foi feito mais tarde do que o espécime de Yale e com métodos mais recentes que poderiam capturar detalhes com mais precisão no esqueleto do ictiossauro.

Dean Lomax com o elenco de Berlim do ictiossauro. (Crédito da imagem: Cortesia de Dean Lomax)

Alguns desses detalhes não foram representados com precisão no desenho sobrevivente, revelaram os moldes. Por exemplo, o fêmur direito é “mais delgado, mais simétrico e melhor definido na ilustração do que no molde de Berlim”, e há detalhes nos ossos da nadadeira posterior direita que não foram registrados na ilustração, escreveram os pesquisadores. Não fossem os moldes, não haveria como os paleontólogos modernos verificarem se as estruturas do desenho estavam corretas.

Embora não se saiba quem escavou o fóssil no início do século 19, há uma forte possibilidade de que ele tenha sido desenterrado pela paleontóloga inglesa e colecionadora de fósseis Mary Anning, de acordo com o estudo. Anning era conhecida por suas descobertas do período jurássico (201,3 milhões a 145 milhões de anos atrás) em Lyme Regis, incluindo os primeiros fósseis conhecidos de ictiossauros e o primeiro esqueleto completo de um réptil marinho de pescoço longo chamado plesiossauro, de acordo com o Museu de História Natural de Londres. abre em nova aba).

Encontrar os moldes desse fóssil perdido há muito tempo “parecia quase como se eu estivesse seguindo os passos de Mary Anning, tendo a mesma grande emoção de descobrir esse fóssil novamente”, disse Lomax.

Publicado em 06/11/2022 21h13