70 anos depois, mais de 100 fósseis são encontrados em sítio paleontológico perdido no RS

Pesquisadores descobriram fósseis no sítio fóssil em 1951 antes de sua localização ser inicialmente perdida. (Crédito da imagem: Ferraz et al)

Os cientistas finalmente redescobriram um sítio fóssil perdido no Brasil, depois que os pesquisadores que o descobriram há 70 anos não conseguiram refazer seus passos até o local remoto. As condições geológicas únicas no local há muito perdido preservam tesouros paleontológicos que podem ajudar a esclarecer um dos maiores eventos de extinção da história da Terra.

O sítio redescoberto, conhecido como Cerro Chato, está localizado perto da fronteira do Brasil com o Uruguai, no sul do estado do Rio Grande do Sul. Há cerca de 260 milhões de anos, no final do período Permiano (299 milhões a 251 milhões de anos atrás), as condições do local eram ideais para capturar e preservar organismos mortos. Como resultado, várias camadas rochosas no Cerro Chato estão repletas de fósseis delicados – especialmente plantas, que normalmente não fossilizam tão bem quanto os animais porque não têm partes duras.

Os paleontólogos que descobriram o Cerro Chato pela primeira vez em 1951 ficaram entusiasmados com seus restos do Permiano excepcionalmente bem preservados. Infelizmente, sem marcos memoráveis ou tecnologias modernas, como GPS, os pesquisadores não conseguiram registrar com precisão as coordenadas geográficas exatas do local e, quando tentaram retornar ao tesouro do Permiano, não conseguiram encontrá-lo. Após várias tentativas de refazer seus passos, a equipe desistiu da busca e declarou o site perdido. No entanto, um novo grupo de pesquisadores assumiu o manto e encontrou com sucesso o local perdido em 2019.

“Durante décadas a localização geográfica desse afloramento foi desconhecida”, o que inspirou a nova equipe de pesquisa realizando uma enorme “caça ao tesouro” para encontrá-lo novamente, disse Joseline Manfroi, paleobotânica da Universidade do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. , e co-autor de um novo estudo que descreve o local redescoberto. “Felizmente, depois de tanto tempo, teremos a oportunidade de continuar escrevendo a história [do site], através do registro fóssil”, disse Manfroi em comunicado .

Até o momento, mais de 100 fósseis – principalmente plantas, junto com alguns peixes e moluscos – foram descobertos no Cerro Chato pela equipe original e pelos coautores do novo estudo. Algumas das plantas fossilizadas são ancestrais das coníferas e samambaias modernas, relataram os pesquisadores.

Pesquisadores descobrem um enorme fóssil de planta. (Crédito da imagem: Ferraz et al)

Um pesquisador escava as camadas de rocha cheias de fósseis no local. (Crédito da imagem: Ferraz et al)

Pesquisadores selecionam amostras de rochas para encontrar fósseis. (Crédito da imagem: Ferraz et al)

Um pesquisador segura um pedaço de um fóssil de planta. (Crédito da imagem: Ferraz et al)

Pesquisadores analisam um dos fósseis no laboratório. (Crédito da imagem: Lucas George Wendt)

No entanto, a nova equipe suspeita que esses fósseis sejam apenas a ponta do iceberg. Quando os pesquisadores originais descobriram o local, eles só conseguiram arranhar a superfície dos depósitos fósseis do Cerro Chato antes de perderem o rastro de sua localização e, embora tenha sido redescoberto há quase três anos, ainda há muito terreno a percorrer. “A área sendo explorada é enorme”, disse a principal autora do estudo, Joseane Salau Ferraz, doutoranda da Universidade Federal do Pampa, no Rio Grande do Sul, no comunicado. “Estimo que não exploramos nem 30% de todo o espaço disponível.”

Os fósseis de plantas no Cerro Chato podem ajudar os pesquisadores a entender mais sobre as drásticas mudanças climáticas que ocorreram no final do Permiano, que desencadeou um evento de extinção que eliminou cerca de 90% da vida na Terra. “Os fósseis que estamos estudando são de importância global, pois são testemunhos diretos das mudanças ambientais que ocorreram durante o período Permiano”, disse Ferraz. “Esses estudos nos ajudarão a recuperar informações sobre a distribuição dessas plantas ao redor do mundo.”

A equipe publicou suas descobertas on-line em 15 de maio na revista Paleodest da Sociedade Brasileira de Paleontologia , e o estudo está disponível para download gratuito em inglês e português. “Escolhemos publicar o artigo em português justamente para disponibilizar o texto para a população local”, disse Ferraz. “Eles estão muito animados com a paleontologia, o que é legal de ver.”

Publicado em 30/06/2022 10h42