Desafiando a visão predominante – DNA antigo de 45.000 anos revela história humana oculta

Imagem via Pixabay

Pesquisadores usaram genomas antigos para revelar novas informações sobre a história da adaptação humana.

O DNA antigo, incluindo amostras de restos humanos com cerca de 45.000 anos, ajudou os pesquisadores a entender um aspecto anteriormente desconhecido da evolução da humanidade.

A nova pesquisa, co-liderada pelo Dr. Yassine Souilmi, líder do grupo no Centro Australiano de DNA Antigo da Universidade de Adelaide, foi publicada recentemente na revista Nature Ecology and Evolution.

“Acreditava-se amplamente que a genética de nossos ancestrais humanos não mudava devido às pressões ambientais tanto quanto a dos outros animais, devido às nossas habilidades de comunicação aprimoradas e capacidade de fazer e usar ferramentas”, disse o Dr. Souilmi.

“No entanto, comparando genomas modernos com DNA antigo, descobrimos mais de 50 casos de uma variante genética inicialmente rara e benéfica que se tornou prevalente em todos os membros de grupos humanos antigos. Em contraste com muitas outras espécies, a evidência para este tipo de mudança genética adaptativa tem sido inconsistente em humanos. Essa descoberta, consequentemente, desafia a visão predominante da adaptação humana e nos dá uma visão nova e empolgante de como os humanos se adaptaram às novas pressões ambientais que encontraram à medida que nos espalhamos pelo planeta”.

Examinar o DNA antigo foi crucial para revelar os segredos da evolução humana, de acordo com o coautor Dr. Ray Tobler, membro adjunto da Universidade de Adelaide e membro do DECRA da Universidade Nacional Australiana.

“Acreditamos que eventos históricos de mistura entre grupos humanos podem ter ocultado sinais de mudanças genéticas nos genomas humanos modernos”, disse o Dr. Tobler.

“Examinamos o DNA de mais de 1.000 genomas antigos, o mais antigo com cerca de 45.000 anos, para ver se certos tipos de adaptação genética foram mais comuns em nossa história do que os estudos de genomas modernos sugeriram.”

O professor Christian Huber, autor sênior do trabalho de pesquisa, é membro adjunto da Universidade de Adelaide e professor assistente da Penn State University.

“O uso de genomas antigos foi crucial porque eles precederam grandes eventos históricos de mistura que remodelaram radicalmente a ancestralidade genética europeia moderna”, disse o professor Huber.

“Isso permitiu a recuperação de sinais históricos de adaptação que são invisíveis para a análise padrão dos genomas modernos”.

Publicado em 14/12/2022 21h59