Arqueólogos descobrem uma antiga linhagem neandertal que permaneceu isolada por mais de 50.000 anos

Thorin Neandertal fossilizado. Crédito: Ludovic Slimak

doi.org/10.1016/j.xgen.2024.100593
Credibilidade: 989
#Neandertais

Um neandertal fossilizado descoberto em um sistema de cavernas no Vale do Rhône, na França, representa uma linhagem antiga e até então não descrita que divergiu de outros neandertais atualmente conhecidos há cerca de 100.000 anos e permaneceu geneticamente isolada por mais de 50.000 anos.

A análise genômica indica que o Neandertal, apelidado de “Thorin” em referência ao personagem de Tolkien, viveu entre 42.000 e 50.000 anos atrás em uma comunidade pequena e isolada.

A descoberta, publicada em 11 de setembro no periódico Cell Genomics, pode lançar luz sobre as razões ainda enigmáticas para a extinção da espécie e sugere que os Neandertais tardios tinham mais estrutura populacional do que se pensava anteriormente.

“Até agora, a história era que na época da extinção havia apenas uma população Neandertal que era geneticamente homogênea, mas agora sabemos que havia pelo menos duas populações presentes naquela época”, diz a primeira autora e geneticista populacional Tharsika Vimala da Universidade de Copenhague.

“A população Thorin passou 50.000 anos sem trocar genes com outras populações Neandertais”, diz o co-primeiro autor e descobridor de Thorin, Ludovic Slimak, pesquisador do CNRS da Université Toulouse Paul Sabatier.

“Portanto, temos 50 milênios durante os quais duas populações de neandertais, vivendo a cerca de dez dias de caminhada uma da outra, coexistiram enquanto se ignoravam completamente. Isso seria inimaginável para um sapiens e revela que os neandertais devem ter concebido biologicamente nosso mundo de forma muito diferente de nós, sapiens.”

Os restos fossilizados de Thorin foram descobertos pela primeira vez em 2015 em Grotte Mandrin – um sistema de cavernas bem estudado que também abrigou o Homo sapiens primitivo, embora não ao mesmo tempo – e ele ainda está sendo lentamente escavado.

Com base na localização de Thorin dentro do sedimento da caverna, os arqueólogos da equipe suspeitaram que ele viveu por volta de 40.000″45.000 anos atrás, tornando-o um “neandertal tardio”. Para determinar sua idade e relacionamentos com outros neandertais, a equipe extraiu DNA de seus dentes e mandíbula e comparou sua sequência completa do genoma com genomas neandertais sequenciados anteriormente.

Surpreendentemente, a análise genômica inicial sugeriu que Thorin era muito mais velho do que a estimativa de idade arqueológica porque seu genoma era muito diferente de outros neandertais tardios e se assemelhava muito mais aos genomas de neandertais que viveram há mais de 100.000 anos.

“Trabalhamos por sete anos para descobrir quem estava errado – arqueólogos ou genomicistas”, diz Slimak.

Para resolver esse enigma, os pesquisadores analisaram isótopos dos ossos e dentes de Thorin para obter informações sobre em que tipo de clima ele vivia – os neandertais tardios viveram durante a Era Glacial, enquanto os neandertais primitivos desfrutavam de um clima muito mais quente. A análise isotópica mostrou que Thorin vivia em um clima muito frio, o que o torna um neandertal tardio.

“Este genoma é um remanescente de algumas das primeiras populações neandertais da Europa”, diz o geneticista populacional e autor sênior Martin Sikora, da Universidade de Copenhague. “A linhagem que levou a Thorin teria se separado da linhagem que levou aos outros neandertais tardios há cerca de 105.000 anos.”

Comparado aos genomas neandertais sequenciados anteriormente, o genoma de Thorin se assemelhava mais a um indivíduo escavado em Gibraltar, e Slimak especula que a população de Thorin migrou de Gibraltar para a França.

“Isso significa que havia uma população mediterrânea desconhecida de neandertais cuja população se estendia da ponta mais ocidental da Europa até o Vale do Rhône, na França”, diz Slimak.

Saber que as comunidades neandertais eram pequenas e insulares pode ser a chave para entender sua extinção, porque o isolamento é geralmente considerado uma desvantagem para a aptidão populacional.

“É sempre bom para uma população estar em contato com outras populações”, diz Vimala. “Quando você fica isolado por muito tempo, você limita a variação genética que você tem, o que significa que você tem menos habilidade de se adaptar a mudanças climáticas e patógenos, e isso também o limita socialmente porque você não está compartilhando conhecimento ou evoluindo como uma população.”

No entanto, para realmente entender como as populações de Neandertais foram estruturadas e por que elas foram extintas, os pesquisadores dizem que mais genomas de Neandertais precisam ser sequenciados.

“Eu diria que se tivéssemos mais genomas de outras regiões durante esse período de tempo semelhante, provavelmente encontraríamos outras populações profundamente estruturadas”, diz Sikora.

Publicado em 13/09/2024 00h08