A pesquisa inspeciona a nebulosa planetária NGC 6905 e sua estrela central

Imagem NÃO ALFOSC de composição colorida de NGC 6905. Crédito: Gómez-González et al., 2021.

Usando o Telescópio Ótico Nórdico (NOT), os astrônomos investigaram uma nebulosa planetária conhecida como NGC 6905 e sua estrela central. Os resultados do estudo, apresentados em um artigo publicado em 18 de outubro no servidor de pré-impressão arXiv, fornecem mais informações sobre a natureza desse objeto.

As nebulosas planetárias (PNe) são camadas em expansão de gás e poeira que foram ejetadas de uma estrela durante o processo de evolução de uma estrela da sequência principal para uma gigante vermelha ou anã branca. Eles são relativamente raros, mas são importantes para os astrônomos que estudam a evolução química de estrelas e galáxias.

A uma distância de cerca de 8.800 anos-luz de distância da Terra, NGC 6905, também conhecida como a “Nebulosa Blue Flash” por suas cores características, é uma PN de alta excitação com uma morfologia claramente irregular. É composto por uma cavidade central arredondada com um raio angular de cerca de 0,81 anos-luz e um par de estruturas estendidas em forma de V que se estendem em duas direções opostas. A estrela central desta PN, designada HD 193949, é uma estrela do tipo Wolf-Rayet com um raio de cerca de 0,15 raios solares, massa de aproximadamente 0,6 massas solares e temperatura efetiva na faixa de 150.000?165.000 graus K.

Uma equipe de astrônomos liderados por Víctor Mauricio Alfonso Gómez-González, da Universidade Nacional Autônoma do México, recentemente conduziu um estudo de comprimento de onda múltiplo de NGC 6905 e HD 193949, com o objetivo de lançar mais luz sobre as propriedades e estrutura deste objeto. A pesquisa é baseada principalmente em dados do Not Alhambra Faint Object Spectrograph and Camera (ALFOSC), mas também em imagens infravermelhas de arquivo obtidas de telescópios como o Spitzer e WISE da NASA.

“Apresentamos uma caracterização de múltiplos comprimentos de onda da nebulosa planetária (PN) NGC 6905 e seu [Wolf-Rayet] tipo ([WR]) estrela central (CSPN) HD 193949. Nosso telescópio óptico nórdico (NOT) Alhambra Faint Object Spectrograph e os espectros e imagens da câmera (ALFOSC) revelam em detalhes sem precedentes a estrutura de alta ionização do NGC 6905 “, escreveram os pesquisadores no artigo.

As observações permitiram à equipe detectar as três grandes saliências WR, as chamadas saliências O, saliências azuis e saliências vermelhas, confirmando que o HD 193949 pertence à classe [WO] das estrelas Wolf-Rayet. Eles também detectaram características de 21 WR que sugerem que o tipo espectral deste CSPN não pode ser posterior a uma estrela do subtipo [WO2]. A temperatura efetiva do HD 193949 foi medida em cerca de 140.000 graus K, portanto, mais baixa do que se pensava anteriormente.

Com base nos dados, os astrônomos investigaram as propriedades físicas e abundâncias químicas de diferentes regiões de NGC 6905. Eles descobriram que os nós de baixa ionização localizados nas regiões noroeste e sudeste desta PN não apresentam densidade de elétrons nem temperatura de elétrons diferentes em comparação com suas outras regiões. O valor médio da densidade do elétron foi calculado em 500 / cm3, enquanto a temperatura do elétron foi estimada em um nível de 13.000 graus K.

Os pesquisadores notaram que o NGC 6905 tem abundâncias semelhantes a outros WRPN, mas uma proporção ligeiramente menor de nitrogênio para oxigênio.

“Em particular, comparar a razão N / O contra a abundância de N seguindo estudos anteriores sugere que o CSPN de NGC 6905 tinha uma massa inicial relativamente baixa de cerca de 1 massa solar. Isso torna NGC 6905 um dos WRPN com a estrela central menos massiva “, explicaram os cientistas.

O estudo também permitiu aos astrônomos concluir que não há enriquecimento anômalo de carbono no NGC 6905, o que sugere que nenhum pulso térmico muito tardio (VLTP) esteve envolvido na formação ou produção de sua estrela central. Além disso, a equipe reproduziu as propriedades nebulares e de poeira de NGC 6905 e descobriu que a massa total de gás neste PN está na faixa de 0,31 e 0,47 massas solares, enquanto a massa de poeira foi estimada entre 0,00224 e 0,00169 massas solares .

Publicado em 27/10/2021 12h58