WISE1013 + 6112 é uma das galáxias infravermelhas mais luminosas, segundo estudo

Imagem de fluxo total de WISE1013 + 6112 a 154 µm. Crédito: Toba et al., 2019.

Usando o Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (SOFIA), os astrônomos investigaram a galáxia infravermelha WISE J101326.25 + 611220.1 (ou WISE1013 + 6112). Os pesquisadores relatam que o WISE1013 + 6112 é uma das galáxias infravermelhas mais luminosas conhecidas até hoje. A descoberta é relatada em um artigo publicado em 12 de dezembro no arXiv.org.

Galáxias infravermelhas luminosas (LIRGs) são galáxias que emitem mais energia na parte infravermelha do espectro, com luminosidades acima de 100 bilhões de luminosidades solares. Os LIRGs com luminosidade superior a 100 trilhões de luminosidades solares são conhecidos como galáxias infravermelhas extremamente luminosas (ELIRGs).

Presume-se que a luminosidade infravermelha dos ELIRGs seja produzida por formação de estrela, atividade do núcleo galáctico ativo (AGN) ou ambos. Portanto, estudos de ELIRGs poderiam lançar mais luz sobre o processo de formação e evolução de galáxias. Eles também poderiam fornecer mais informações sobre a conexão dessas galáxias com seus buracos negros supermassivos (SMBHs).

Em um desvio para o vermelho de 3,7, o WISE1013 + 6112 é uma galáxia obscurecida por poeira extremamente luminosa que foi classificada como candidata ao ELIRG por observações anteriores. Agora, uma equipe de astrônomos liderada por Yoshiki Toba da Universidade de Kyoto, Japão, re-investigou esta galáxia com a câmera de banda larga transportada por via aérea de alta resolução da SOFIA (HAWC +), a fim de revelar suas propriedades de infravermelho distante.

“Neste artigo, apresentamos observações de acompanhamento de um DOG extremamente luminoso [galáxia obscurecida por poeira], WISE1013 + 6112, a 89 e 154 µm, usando uma câmera de banda larga aérea de alta resolução e mais (HAWC +: Harper et al. 2018 ) no telescópio do observatório estratosférico de 2,7 m para a astronomia infravermelha (SOFIA) (Temi et al. 2018). Essas observações com o HAWC + / SOFIA permitem determinar a FIR-SED [distribuição de energia espectral no infravermelho distante] do WISE1013 + 6112 , “os astrônomos escreveram no jornal.

As observações do HAWC + confirmaram o status ELIRG do WISE1013 + 6112. Verificou-se que a luminosidade infravermelha desta galáxia é de aproximadamente 162 trilhões de luminosidades solares. Isso faz do WISE1013 + 6112 uma das galáxias infravermelhas mais luminosas até agora detectadas no universo.

A temperatura da poeira do WISE1013 + 6112 foi de 89 K, enquanto a massa de poeira da galáxia foi estimada em cerca de 220 milhões de massas solares. Os pesquisadores observaram que a temperatura da poeira é significativamente maior do que a de outras populações, como submilímetro e galáxias selecionadas por infravermelho distante. Além disso, a massa de poeira da galáxia é relativamente grande e os autores do artigo assumem que é necessário um processo eficiente e rápido de formação de poeira para produzi-la nesse redshift.

“Uma formação eficiente de poeira dos metais pode precisar ser considerada para produzir uma massa de poeira tão alta, dado o desvio para o vermelho de z = 3,7”, explicaram os astrônomos.

O estudo também descobriu que o WISE1013 + 6112 é cerca de 203 bilhões de vezes mais massivo que o nosso sol e sua taxa de formação de estrelas (SFR) é de cerca de 2.810 massas solares por ano. Este SFR, de acordo com os cientistas, é aproximadamente uma ordem de magnitude maior que a das galáxias formadoras de estrelas em redshifts semelhantes, o que sugere que o WISE1013 + 6112 ainda possui formação estelar muito ativa.

Estranho ser quente e ter tanta formação de estrelas. Algo não bate com os modelos atuais!

Publicado em 19/12/2019