Jatos de rádio altamente colimados descobertos ao redor da galáxia NGC 2663

Imagem de raios-X em três cores do Chandra de NGC 2663 com contornos ASKAP sobrepostos. Crédito: Velovic et al., 2022.

Uma equipe internacional de astrônomos relata a detecção de jatos de rádio altamente colimados em torno de uma galáxia de rádio próxima conhecida como NGC 2663. Esses jatos, abrangendo um total de mais de 1.150 anos-luz, podem nos ajudar a melhorar nosso conhecimento sobre esta galáxia e seus arredores. A descoberta foi detalhada em 14 de julho no arXiv.org.

As galáxias de rádio emitem enormes quantidades de ondas de rádio de seus núcleos centrais. Buracos negros nos centros dessas galáxias acumulam gás e poeira, gerando jatos de alta energia visíveis em comprimentos de onda de rádio, que aceleram partículas eletricamente carregadas a altas velocidades.

A uma distância de cerca de 93 milhões de anos-luz, NGC 2663 (também conhecida como PGC 24590) é uma galáxia elíptica com um disco gasoso. Ele hospeda uma fonte de rádio central compacta e estudos anteriores sugeriram que também contém um núcleo galáctico ativo (AGN). Embora NGC 2663 tenha sido detectada em 1886 e muitas observações desta galáxia tenham sido realizadas desde então, muitas de suas propriedades ainda permanecem desconhecidas.

Portanto, um grupo de astrônomos liderados por Velibor Velovic da Western Sydney University, na Austrália, realizou um estudo multi-comprimento de onda de NGC 2663 de rádio a raios-X, a fim de lançar mais luz sobre a natureza desta galáxia.

“Nós combinamos dados de vários comprimentos de onda: observações de rádio do Murchison Widefield Array (MWA), do Australian Square Kilometer Array Pathfinder (ASKAP) e do Australia Telescope Compact Array (ATCA), e dados de raios-X do Chandra, Swift e SRG/eROSITA”, escreveram os pesquisadores no artigo.

As observações descobriram que NGC 2663 é uma grande e massiva galáxia elíptica com massa estelar de cerca de 580 bilhões de massas solares. Além disso, o estudo detectou dois jatos de rádio direcionados opostamente que se estendem por mais de 43 minutos de arco no céu, o que corresponde a aproximadamente 1.150 anos-luz. Isso torna NGC 2663 uma das maiores rádio-galáxias (em tamanho angular projetado) no universo próximo.

De acordo com o artigo, os jatos de rádio do NGC 2663 têm um ângulo de abertura de cerca de 30 graus na região mais interna. Após esse aumento inicial de largura, eles mantêm uma largura aproximadamente constante para as regiões externas dos jatos. O jato do sul tem uma explosão inicial quando deixa sua galáxia hospedeira, a aproximadamente 60 segundos de arco do núcleo.

Verificou-se que no jato sul há pelo menos uma e plausivelmente três regiões (nós) nas quais o jato aumenta significativamente em brilho. Eles se assemelham a características semelhantes como em outros jatos AGN que são identificados como colimação ou choques de recolimação em escalas parsec. Os astrônomos explicaram que a colimação ocorre se, por motivos internos ou externos, o jato se torna cilíndrico, viajando com uma largura aproximadamente fixa, enquanto a recolimação ocorre quando um jato já colimado se estreita, em vez de simplesmente se endireitar.

“O jato do sul mostra pelo menos um exemplo possível de estreitamento e brilho simultâneo do jato. Isso é possivelmente indicativo de recolimação do jato por pressão ambiental externa. A grande escala de recolimação (40 kpc) seria consistente com um jato lento em um ambiente de baixa pressão”, sugeriram os pesquisadores.

Os autores do artigo observaram que suas observações do jato também podem ser explicadas por um jato com potência variável. Neste cenário, o brilho do jato é um registro da atividade passada da fonte. No entanto, eles acrescentaram que não está claro que isso também produziria uma região mais estreita do jato.

Publicado em 22/07/2022 12h12