Maior mapa de todos os tempos com 56.000 galáxias está desmistificando a expansão do universo

Um mapa do céu mostra as 56.000 galáxias de Cosmicflows-4. (Crédito da imagem: Universidade do Havaí)

O céu noturno pode parecer enganosamente parado, mas o universo está em constante expansão, o que significa que tudo continua caminhando pelo vazio. Agora, um novo mapa das distâncias de dezenas de milhares de galáxias está ajudando os pesquisadores a calcular a idade do universo e a taxa de expansão com precisão sem precedentes.

Acredita-se que o universo tenha cerca de 13,8 bilhões de anos, mas objetos como a estrela Matusalém, que parece ser ainda mais antiga, levantaram dúvidas sobre essa estimativa. Para calcular a taxa de expansão do universo, os cientistas usam uma unidade de medida conhecida como constante de Hubble, estimada em cerca de 46,6 milhas por segundo para cada megaparsec, ou 3,26 milhões de anos-luz. Mas essa taxa de expansão também apresenta um enigma, pois diferentes abordagens para calculá-la produzem valores diferentes.

Agora, com o novo mapa, chamado Cosmicflows-4, os pesquisadores chegaram mais perto do que nunca de desmistificar a idade e o tamanho do universo, calculando um valor constante de Hubble de 47 milhas por segundo por megaparsec (75 km por segundo por megaparsec).

Os pesquisadores usaram oito métodos para medir distâncias de galáxias; dois desses métodos eram próprios, enquanto outros vieram de estudos anteriores. Ao comparar esses diferentes métodos, os cientistas conseguiram desenvolver um mapa mais preciso.

Para Cosmicflows-4, os pesquisadores mediram a distância entre 56.000 galáxias e suas velocidades à medida que se afastavam. As distâncias e velocidades dessas galáxias, muitas das quais hospedam centenas de bilhões de estrelas, podem fornecer mais informações sobre o tamanho do universo e, por sua vez, ajudar os cientistas a identificar a data do Big Bang com mais precisão.

“Ao combinar nossas ferramentas mais precisas e abundantes, somos capazes de medir distâncias de galáxias e a taxa de expansão relacionada do universo e o tempo desde que o universo nasceu com uma precisão de alguns por cento,” R. Brent Tully, um astrônomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí e co-líder da pesquisa, disse em um comunicado

Como algo infinito pode ser mapeado? Ninguém sabe até onde o universo chega, mas para construir Cosmicflows-4, a equipe de pesquisa determinou as distâncias e velocidades de milhares de galáxias de oito maneiras diferentes. Eles usaram dados de seus próprios estudos e outros, com a maioria dos dados provenientes da pesquisa ALFALFA HI do agora extinto Observatório de Arecibo em Porto Rico.

As galáxias estão sempre girando, e a taxa dessa rotação – junto com a luminosidade e outros elementos, como os ?códigos de barras? de luz que os cientistas chamam de espectros – podem revelar a distância de cada galáxia. Os pesquisadores mantiveram a margem de erro extremamente baixa, incorporando muitas medidas e distâncias precisas de várias galáxias.

Publicado em 12/10/2022 11h12