Cientistas identificaram mais de 5.000 variantes genéticas de câncer de alto risco

Imagem via Pixabay

doi.org/10.1038/s41588-024-01799-3
Credibilidade: 989
#Câncer

Os pesquisadores identificaram variantes específicas em um gene que aumenta significativamente a probabilidade de desenvolver vários tipos de câncer

Esta descoberta tem o potencial de melhorar a detecção precoce e facilitar tratamentos personalizados para diversas populações.

Os cientistas identificaram mais de 5.000 variantes genéticas que ajudam certos cânceres a prosperar, bem como um potencial alvo terapêutico que poderia tratar ou possivelmente prevenir o desenvolvimento destes cânceres.

Pesquisadores do Wellcome Sanger Institute e seus colaboradores do Institute of Cancer Research, de Londres, e da Universidade de Cambridge avaliaram o impacto na saúde de todas as possíveis alterações genéticas no gene de “proteção tumoral”, BAP1.

Eles descobriram que cerca de um quinto dessas possíveis alterações eram patogênicas, aumentando significativamente o risco de desenvolver câncer de olho, revestimento pulmonar, cérebro, pele e rim.

As descobertas, publicadas na Nature Genetics, estão disponíveis gratuitamente para que possam ser imediatamente utilizadas pelos médicos para ajudar a diagnosticar pacientes e escolher as terapias mais eficazes para eles.

É importante ressaltar que, como todas as variantes possíveis foram avaliadas, as descobertas beneficiam indivíduos de diversas origens étnicas, que têm sido historicamente sub-representados na pesquisa genética.

Potencial para novas terapias contra o câncer A equipe também descobriu uma ligação entre certas variantes disruptivas do BAP1 e níveis mais elevados de IGF-1, um hormônio e fator de crescimento.

Esta descoberta abre a porta ao desenvolvimento de novos medicamentos que possam inibir estes efeitos nocivos, potencialmente retardando ou prevenindo a progressão de certos cânceres.

A proteína BAP1 atua como um poderoso supressor de tumor no corpo, protegendo contra câncer de olho, revestimento pulmonar, cérebro, pele e rim.

Variantes herdadas que interrompem a proteína podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver esses tipos de câncer ao longo da vida em até 50%, o que geralmente ocorre por volta da meia-idade.

A detecção precoce destas variantes através do rastreio genético pode orientar medidas preventivas, aumentar significativamente a eficácia do tratamento e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados.

No entanto, até agora, tem havido uma compreensão limitada de quais alterações genéticas específicas no BAP1 devem ser observadas, especialmente para variantes raras que causam o seu mau funcionamento e alimentam o crescimento do câncer.

Pesquisadores do Instituto Sanger e seus colaboradores do Instituto de Pesquisa do Câncer e da Universidade de Cambridge testaram todas as 18.108 alterações possíveis no DNA do gene BAP1, alterando artificialmente o código genético de células humanas cultivadas em uma placa, em um processo conhecido como u2018edição do genoma de saturação’.

Eles identificaram que 5.665 destas alterações eram prejudiciais e perturbavam os efeitos protetores da proteína.

A análise dos dados do UK Biobank confirmou que os indivíduos portadores destas variantes prejudiciais do BAP1 têm mais de dez por cento mais probabilidade de serem diagnosticados com câncer do que a população em geral.

Ligação entre variantes BAP1 e níveis de IGF-1 A equipe também descobriu que pessoas com variantes prejudiciais de BAP1 têm níveis elevados de IGF-1 no sangue, um hormônio ligado ao crescimento do câncer e ao desenvolvimento do cérebro.

Mesmo indivíduos sem câncer apresentaram estes níveis elevados, sugerindo que o IGF-1 poderia ser um alvo para novos tratamentos para abrandar ou prevenir certos cânceres.

Análises mais aprofundadas revelaram variantes prejudiciais de BAP1 e níveis mais elevados de IGF-1 foram associados a piores resultados em pacientes com melanoma uveal, destacando o potencial dos inibidores de IGF-1 na terapia do câncer.

Notavelmente, a técnica traça o perfil de todas as variantes possíveis de BAP1 de diversas populações, não apenas aquelas predominantes nos registos clínicos europeus, ajudando a resolver a sub-representação de populações não europeias em estudos genéticos.

Dr. Andrew Waters, primeiro autor do estudo no Wellcome Sanger Institute, disse: As abordagens anteriores para estudar como as variantes afetam a função dos genes foram em uma escala muito pequena ou excluíram contextos importantes que podem contribuir para o modo como elas se comportam.

Nossa abordagem fornece uma imagem real do comportamento genético, permitindo estudos maiores e mais complexos de variação genética.

Isso abre novas possibilidades para a compreensão de como essas mudanças impulsionam as doenças.- Professora Clare Turnbull, líder clínica do estudo, professora de genética translacional do câncer no Instituto de Pesquisa do Câncer, em Londres, e consultora em genética clínica do câncer na Royal Marsden NHS Foundation , disse: Esta pesquisa pode significar uma interpretação mais precisa dos testes genéticos, diagnósticos mais precoces e melhores resultados para os pacientes e suas famílias.- Dr. David Adams, autor sênior do estudo no Instituto Wellcome Sanger, disse: Queremos garantir que a vida- os conhecimentos genéticos salvadores são acessíveis e relevantes para todas as pessoas, independentemente da sua ascendência.

Nosso objetivo é aplicar esta técnica a uma gama mais ampla de genes, potencialmente cobrindo todo o genoma humano na próxima década com o Atlas de Efeitos Variantes.-