Uma nova definição de vida e suas implicações para os sistemas cibernéticos

Uma amostra de auto-organização gerada matematicamente pela iteração de uma equação de feedback simples. A auto-organização foi observada em uma variedade de processos biológicos, como a condensação de DNA em cromossomos. Crédito: O. Abramov, Instituto de Ciências Planetárias

Talvez o quebra-cabeça mais fundamental da biologia – “O que é vida?” – seja abordado em um novo artigo do Cientista Sênior Oleg Abramov do Planetary Science Institute.

“Este trabalho apresenta evidências de que a ordem observada em sistemas biológicos é fundamentalmente computacional”, disse Abramov, autor principal de “Emergent Bioanalogous Properties of Blockchain-based Distributed Systems” que aparece em Origins of Life and Evolution of Biospheres. “Uma direção promissora para pesquisas futuras é o desenvolvimento de teorias matemáticas que calculam como os sistemas biológicos se organizam.”

A pesquisadora independente Kirstin Bebell e Stephen Mojzsis, diretor do recentemente estabelecido Origins Research Institute no Centro de Pesquisa para Astronomia e Ciências da Terra em Budapeste, Hungria, são co-autores.

O artigo usa uma abordagem multidisciplinar que incorpora teoria, observações e modelagem. A base teórica incorpora princípios de auto-organização e evolução em uma ampla variedade de formas de vida. Ao fazer isso, os autores apresentam uma definição de sistemas biológicos com base nos primeiros princípios.

“Este trabalho apresenta observações de uma máquina virtual distribuída baseada em blockchain (dVM) composta por milhares de nós, ou computadores, que funcionam coletivamente como um computador de uso geral global que, para fins práticos, não pode ser desligado.” Disse Abramov. “As observações neste estudo demonstram que tais dVMs possuem características associadas a sistemas biológicos. Por exemplo, nossas observações revelam uma série de semelhanças funcionais e estruturais entre a cadeia de blocos e o DNA, uma molécula auto-replicante que é o modelo genético de todas as formas de vida conhecidas. O blockchain é uma estrutura de dados apenas anexada composta por subunidades chamadas blocos, que são permanentemente “encadeados” usando criptografia avançada. Na prática, é um meio imutável que contém instruções na forma de código de computador e é replicado em milhares de nós muito parecido com o DNA nas células. ”

O artigo afirma que tais sistemas baseados em blockchain se enquadram em alguns critérios de vida, como resposta ao meio ambiente, crescimento e mudança, replicação e autorregulação. Ele ainda apresenta um modelo conceitual para um “organismo” distribuído auto-organizado e auto-suficiente simples como um sistema operacionalmente fechado que cumpriria todas as definições de vida, e descreve o desenvolvimento de tecnologias, particularmente inteligência artificial baseada em rede neural artificial (RNA) (AI ), que o habilitaria em um futuro próximo. Notavelmente, tais sistemas teriam uma série de vantagens específicas sobre a vida biológica, como a capacidade de passar características adquiridas para a prole, velocidade, precisão e redundância significativamente melhoradas de seu portador genético, bem como uma vida útil potencialmente ilimitada. Os dVMs públicos baseados em blockchain fornecem um ambiente incontido para o desenvolvimento de inteligência artificial geral, com o potencial de autodirigir sua evolução. O estudo prevê que a integração de blockchain, que funciona de forma semelhante ao DNA, e IA baseada em RNA, que funciona de forma semelhante a um cérebro, pode permitir sistemas complexos fundamentalmente indistinguíveis da biologia.

Publicado em 16/08/2021 10h05