Um inventário que fornece informações sobre mais de 200 vírus que infectam plantas no Brasil

Tomates com anéis necróticos causados por Tospovírus. Crédito: Elliot Watanabe Kitajima

Um cientista brasileiro produziu um inventário de 219 patógenos que infectam plantas no Brasil, incluindo muitas espécies agrícolas importantes. A lista anotada, publicada na Biota Neotropica, é a maior compilação de informações sobre vírus de plantas já produzidas no Brasil. Apresenta descrições dos microrganismos, dados sobre as doenças que causam e informações sobre sua ocorrência em plantas nativas, cultivadas e ornamentais, além de ervas daninhas.

“Desde o início da minha carreira, tenho o hábito de coletar publicações sobre vírus de plantas no Brasil. Faço isso há décadas e registrei cerca de 8.000 referências até o momento”, disse o autor Elliot Watanabe Kitajima, pesquisador do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Faculdade de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP).

“Acabei percebendo que, se me perguntassem quantos vírus foram registrados no Brasil, eu não saberia a resposta, então elaborei uma lista alfabética de espécies vegetais e dos vírus que naturalmente os infectam. Também produzi um reverso lista na qual os vírus e viróides são seguidos pelas plantas infectadas por cada um “.

Os viróides são os menores patógenos infecciosos conhecidos pela ciência, consistindo em uma cadeia curta de RNA sem revestimento de proteínas. Todos os viróides conhecidos são habitantes de plantas superiores e a maioria causa doenças.

O Dr. Kitajima se formou em agronomia pela ESALQ-USP em 1958 e obteve seu doutorado em 1967 na mesma instituição. Seu currículo inclui cargos de pesquisador no Instituto Agronômico (IAC), agência do Governo do Estado de São Paulo, professor na Universidade de Brasília (UnB) e professor visitante em sua alma mater, onde se aposentou em 2006 e trabalha como colaborador de pesquisa.

O inventário é o resultado de projetos conduzidos no âmbito do Programa de Pesquisa da FAPESP sobre Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP).

“Esta revisão dos vírus documentados entre 1926 e 2018 resume basicamente tudo o que se sabe sobre vírus de plantas no Brasil que infectam vegetação espontânea e cultivada. O autor produziu um banco de dados mais importante que será útil para pesquisadores e uma política relevante de prevenção de pragas. “, disse Carlos Joly, professor da UNICAMP e membro do comitê de direção da BIOTA-FAPESP.

Joly também destacou a importância do estoque para a atividade econômica. “A lista inclui 346 espécies de plantas pertencentes a 74 famílias diferentes e os vírus que as infectam naturalmente. Vários vírus são listados para culturas importantes como o grupo cítrico, por exemplo. Muitas são bem conhecidas, mas outras não. De qualquer forma , a ocorrência desses patógenos afeta a produção e a qualidade dos frutos. A capacidade de reconhecê-los rapidamente pode evitar danos e evitar perdas “, afirmou Joly.

A maioria dos vírus e viróides no inventário é reconhecida pelo Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV), que autoriza e organiza a classificação e nomenclatura taxonômica. Alguns dos microrganismos listados ainda não foram reconhecidos oficialmente. A lista mapeia o histórico de ocorrências patogênicas na agricultura brasileira e a evolução da virologia vegetal no Brasil, bem como os principais centros de pesquisa no campo.

Por exemplo, o citrus tristeza virus (CTV) é um dos 20 principais vírus em patologia molecular de plantas. Faz com que as plantas cítricas diminuam rapidamente e é a doença cítrica mais importante economicamente no mundo, sendo responsável por enormes perdas, incluindo a destruição de cerca de 10 milhões de laranjeiras na década de 1940. Esse problema foi resolvido com base em pesquisas científicas e o estado de São Paulo se tornou o maior produtor e exportador mundial de suco de laranja industrializado.

Outra praga importante na colheita é o vírus do mosaico dourado do feijão, que surgiu na década de 1970, quando o Brasil era um dos principais produtores mundiais de feijão, mas teve que importar a commodity do México devido às graves perdas causadas pela doença. Além disso, o mosaico é causado no mamão pelo vírus de anéis de mamão (PRSV). Esta doença destruiu plantações inteiras no Brasil. O controle por roguing (remoção sistemática de plantas doentes) tem sido suficientemente eficaz para permitir que o estado do Espírito Santo, pioneiro na técnica, se torne um grande exportador de mamão.

“Nenhum vírus pode ser considerado mais importante que outros”, disse Kitajima. “Vários fatores, como geografia, clima, espécie ou variedade de plantas, vetores e práticas de colheita, determinarão quão perigosos eles são. Em monoculturas com uniformidade genética, as doenças virais podem se espalhar muito rapidamente se as condições epidemiológicas forem favoráveis, causando perdas significativas. Esse é um risco que os produtores devem sempre lidar, e nós pesquisadores também devemos estar preparados para oferecer soluções. Para esse fim, precisamos de informações apropriadas “.

Publicado em 06/08/2020 05h52