Pesquisadores descobrem maneira de desarmar a bactéria Listeria potencialmente mortal

Um inibidor semelhante a uma droga que impede a Listeria de produzir proteínas de virulência ajuda as células do sistema imunológico a controlar e matar as bactérias. Crédito: Dra Carmen Mathmann

Pesquisadores da Universidade de Queensland descobriram uma maneira de combater infecções por Listeria, que podem causar doenças graves em mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico comprometido.

Durante o estudo, os pesquisadores descobriram uma maneira de impedir a Listeria de produzir as proteínas que permitem que as bactérias sobrevivam e se multipliquem nas células imunológicas.

O professor do Instituto UQ Diamantina, Antje Blumenthal, disse que o uso de um pequeno inibidor semelhante a uma droga melhorou sua compreensão do calcanhar de Aquiles da Listeria.

“A Listeria é encontrada no solo e às vezes em alimentos crus. Uma vez ingerida, ela pode se esconder do sistema imunológico e se multiplicar dentro das células do sistema imunológico”, disse o professor Blumenthal.

“Em vez de matar as bactérias, as células do sistema imunológico são usadas pelas bactérias para se multiplicarem e muitas vezes são mortas pela Listeria que cresce dentro delas.

“Nosso estudo mostrou que as bactérias podem ser eliminadas com um pequeno inibidor semelhante a uma droga que tem como alvo o ‘regulador mestre’ das proteínas que ajudam a Listeria a crescer nas células imunes. O inibidor ajudou as células imunes a sobreviverem à infecção e matar as bactérias.”

Até agora, os estudos sobre o ‘regulador mestre’ – que controla as proteínas críticas que tornam a Listeria virulenta – foram baseados principalmente em bactérias projetadas ou versões mutantes dessas proteínas.

“Ao usar um inibidor semelhante a uma droga, fomos capazes de usar imagens moleculares e estudos de infecções para entender melhor o que acontece com a Listeria quando a bactéria não pode crescer efetivamente dentro das células imunológicas e se esconder dos mecanismos de defesa imunológica”, disse o professor Blumenthal.

“Esperamos que nossa descoberta, juntamente com pesquisas recentes sobre a estrutura e funções moleculares das proteínas mestras, possa orientar o desenvolvimento de inibidores e novos medicamentos para tratar a infecção por Listeria”.

A infecção por Listeria não causa doença na maioria das pessoas, mas pode ser mortal para os imunocomprometidos e também é um grande problema de saúde durante a gravidez e pode levar ao aborto espontâneo, natimorto e parto prematuro.

“Nossas descobertas também podem informar o projeto de inibidores contra proteínas relacionadas que são encontradas em diferentes bactérias”, disse o professor Blumenthal.

O estudo foi publicado na revista PLOS Pathogens.

Publicado em 25/01/2022 14h40