Oligômeros observados mimetizando a combinação de filamentos de DNA

Credit: CC0 Public Domain

Uma equipe de pesquisa internacional observou pela primeira vez oligômeros covalentes dinâmicos imitando a combinação de fitas de DNA complementares, o que poderia levar a desenvolvimentos empolgantes na eletrônica e na engenharia de interfaces entre próteses e tecido corporal.

O estudo do professor associado Timothy Scott (Departamento de Engenharia Química e Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Monash) e Samuel Leguizamon (Departamento de Engenharia Química da Universidade de Michigan) relataram que, durante o processo de montagem, os oligômeros foram capazes de seletivamente ligam-se às suas sequências complementares usando formação de ligação covalente.

Isso efetivamente fortaleceu a estabilidade térmica e mecânica das estruturas resultantes através da criação de uma escada molecular semelhante ao DNA.

Publicado na sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020, na prestigiosa revista Nature Communications, essas descobertas podem trazer benefícios para a criação superior de nanoestruturas (tecnologia de captura solar), a montagem de eletrônicos moleculares (fios e transistores) e a engenharia de interfaces entre próteses e tecido humano.

Os oligômeros são polímeros de baixo peso – um composto químico de moléculas presentes nas cadeias – cujas propriedades físicas são significativamente dependentes do comprimento da cadeia.

Atualmente, eles são usados ??para melhorar o desempenho em uma ampla variedade de revestimentos, como adesivos, resistência química e para melhorar o clima.

Os oligômeros, devido à sua capacidade de reduzir compostos orgânicos voláteis (vapores nocivos emitidos pelos produtos) e viscosidade da aplicação (cuja espessura é aplicada a um produto), são comumente encontrados em produtos, como tintas e vernizes.

Porém, os pesquisadores acreditam que essa nova descoberta pode abrir as portas para a aplicação desses oligômeros nos setores de saúde e tecnologia.

“A capacidade de direcionar a automontagem de filamentos oligoméricos com base em sua sequência de resíduos e mediada por interações covalentes dinâmicas é um passo crucial para a fabricação de construções complexas e unimoleculares a partir de precursores modestos e acessíveis sinteticamente”, disse o professor associado Scott.

“Embora este estudo envolva escadas moleculares com degraus covalentes, essa abordagem em várias etapas do processo de montagem covalente dinâmica também pode ser útil para outras aplicações nas quais o alívio ou a eliminação do aprisionamento cinético é crítico.

“Esse processo fornecerá acesso sintético significativamente aprimorado a nanoestruturas covalentes robustas e complexas, como gaiolas moleculares e redes de polímeros porosos e cristalinos”.

Publicado em 08/02/2020 11h57