Novos modelos de telefones celulares e relógios inteligentes podem interferir em marcapassos e desfibriladores

Novas descobertas de pesquisa verificam a recomendação da FDA para pacientes com dispositivos médicos implantados para manter seus smartphones e relógios a pelo menos quinze centímetros de distância para evitar interferência com dispositivos médicos implantados. Crédito: US Food and Drug Administration

Após relatos de smartphones e interferência de relógios em dispositivos médicos implantados, investigadores conduziram um estudo que apóia a recomendação do FDA de que os pacientes mantenham todos os dispositivos eletrônicos de consumo que possam criar interferência magnética, incluindo telefones celulares e relógios inteligentes a pelo menos quinze centímetros de distância de dispositivos médicos implantados.

Após relatos de smartphones e interferência de relógios em dispositivos médicos implantados, os investigadores afiliados ao Center for Devices and Radiological Health (CDRH) da Food and Drug Administration dos EUA conduziram um estudo que apóia a recomendação do FDA de que os pacientes mantenham todos os dispositivos eletrônicos de consumo que possam criar interferência magnética, incluindo telefones celulares e relógios inteligentes, a pelo menos quinze centímetros de distância de dispositivos médicos implantados, em particular marca-passos e desfibriladores cardíacos. Suas descobertas aparecem no Heart Rhythm, o jornal oficial da Heart Rhythm Society, da Cardiac Electrophysiology Society e da Pediatric & Congenital Electrophysiology Society.

“Garantir a segurança dos dispositivos médicos de nosso país é a base de nossa missão de proteção ao consumidor, especialmente à medida que a tecnologia continua a avançar”, explicou o pesquisador principal Seth J. Seidman, MS, engenheiro elétrico de pesquisa e consultor do programa EMC do CDRH. “Como parte deste trabalho, a agência revisou artigos publicados recentemente que descrevem a possibilidade de que certos telefones celulares, relógios inteligentes e outros produtos eletrônicos de consumo com ímãs de alta intensidade de campo possam afetar temporariamente a operação normal de dispositivos médicos eletrônicos implantados, como marca-passos e desfibriladores implantáveis. Com base em nossa análise, decidimos conduzir nossos próprios testes para confirmar e ajudar a informar as recomendações adequadas para pacientes e consumidores.”

Dispositivos eletrônicos cardíacos implantados destinam-se a suportar distúrbios do ritmo cardíaco, como frequências cardíacas lentas ou rápidas. Marcapassos implantáveis e desfibriladores cardioversores (ICDs) incluem um “modo magnético” projetado para ser usado quando um paciente está sendo submetido a um procedimento em que a interferência eletromagnética é possível ou quando a suspensão do dispositivo é necessária para tratamento médico. No entanto, esse recurso também pode ser acionado acidentalmente a partir de campos magnéticos fortes maiores que 10G, o que pode alterar a forma como o dispositivo funciona e pode resultar em sérios danos ao paciente.

Historicamente, os ímãs fortes o suficiente para acionar esse modo de ímã eram muito grandes e identificáveis, como alto-falantes estéreo ou motores eletrônicos em ferramentas sem fio. Com o advento de pequenos ímãs de terras raras, no entanto, campos magnéticos fortes podem ser encontrados em fones de ouvido, fechaduras de portas ou pequenos alto-falantes de telefone.

Os investigadores testaram a saída do campo magnético de todos os modelos do iPhone 12 e Apple Watch 6 a diferentes distâncias dos dispositivos. Eles descobriram que todos os dispositivos têm campos magnéticos estáticos significativamente maiores do que 10G nas proximidades, altos o suficiente para colocar dispositivos cardíacos implantados no modo magnético. No entanto, quando uma distância de separação de seis polegadas ou mais é mantida, os telefones e relógios não acionam o modo magnético.

“Por causa desses resultados, estamos tomando medidas para fornecer informações aos pacientes e profissionais de saúde para garantir que eles estejam cientes dos riscos potenciais e possam tomar medidas proativas e preventivas simples, como manter eletrônicos de consumo, como certos telefones celulares e relógios inteligentes, de seis polegadas longe de dispositivos médicos implantados e não carregando eletrônicos de consumo no bolso sobre o dispositivo médico”, aconselhou o Sr. Seidman.

“Acreditamos que o risco para os pacientes é baixo e a agência não tem conhecimento de nenhum evento adverso associado a esse problema no momento. No entanto, o número de eletrônicos de consumo com ímãs fortes deve aumentar com o tempo. Portanto, recomendamos pessoas com dispositivos médicos implantados conversam com seus provedores de assistência médica para garantir que compreendam esse risco potencial e as técnicas adequadas para uso seguro. O FDA continuará a monitorar os efeitos dos produtos eletrônicos de consumo na operação segura de dispositivos médicos”, observou o Sr. Seidman.

Publicado em 29/08/2021 16h37