Não se esqueça de quando os cientistas criaram ‘pernas de dinossauro’ em uma galinha

Um embrião de galinha. (Graeme Campbell / Wikimedia Commons / Domínio público)

Até recentemente, um dos maiores mitos da ciência era que todos os dinossauros foram extintos nos últimos 65 milhões de anos. Mas, graças às novas descobertas de fósseis que preencheram nosso conhecimento sobre os dinossauros aviários, agora sabemos que apenas alguns dinossauros foram extintos após uma colisão de asteróide com a Terra – outros sobreviveram e deram origem aos pássaros com os quais vivemos hoje.

Para descobrir como essa evolução ocorreu, pesquisadores no Chile realizaram um experimento estranho, mas fascinante em 2016. Eles manipularam os genes de galinhas normais, fazendo-as desenvolver fíbulas tubulares semelhantes a dinossauros na parte inferior das pernas – uma das duas longas, ossos semelhantes a espinhas que você encontrará em uma baqueta.

Em dinossauros aviários como o Archaeopteryx, a fíbula era um osso em forma de tubo que descia até o tornozelo. Outro osso, a tíbia, cresceu em um comprimento semelhante ao lado dela.

À medida que a evolução progrediu para um grupo de dinossauros aviários conhecidos como Pygostylians, a fíbula tornou-se mais curta do que a tíbia e mais afiada e parecida a uma lasca no final, e não alcançou mais o tornozelo.

Embora os embriões de pássaros modernos ainda mostrem sinais de desenvolvimento de fíbulas longas semelhantes a dinossauros, à medida que crescem, esses ossos tornam-se mais curtos, mais finos e também assumem as extremidades semelhantes a lascas dos ossos de Pygostylian, e nunca chegam longe o suficiente até o perna para conectar com o tornozelo.

Pesquisadores, liderados por João Francisco Botelho, da Universidade do Chile, decidiram investigar como essa transição de uma fíbula longa e tubular nos dinossauros para uma fíbula curta em forma de farpa nos pássaros realmente veio a acontecer.

Eles conseguiram isso inibindo a expressão de um gene chamado IHH ou Indian Hedgehog (sério), que viu suas galinhas continuarem a crescer as longas fíbulas semelhantes a dinossauros que se originaram em sua forma embrionária.

Ao fazer isso, a equipe descobriu algo bizarro. O desenvolvimento ósseo regular vê a divisão celular e, portanto, o crescimento é interrompido no eixo muito antes que as pontas parem de crescer, mas nas galinhas modernas, o crescimento da fíbula pára primeiro nas pontas.

Isso significa que as fíbulas das galinhas modernas estão ativamente impedidas de alcançar o comprimento dos ossos de seus parentes ancestrais.

(Botelho et al., Evolution, 2016)

Publicando suas observações na revista Evolution em fevereiro de 2016, os pesquisadores sugeriram que a maturação precoce da extremidade inferior da fíbula em galinhas modernas é provocada por um osso no tornozelo, chamado de calcâneo.

“Ao contrário de outros animais, o calcâneo em embriões de pássaros pressiona contra a extremidade inferior da fíbula”, explicou a equipe em um comunicado à imprensa na época. “Eles estão tão próximos que até foram confundidos com um único elemento por alguns pesquisadores.”

A equipe sugeriu que, em galinhas normais, as interações entre o calcâneo e a extremidade da fíbula resultam em sinais semelhantes aos que fazem a haste do osso parar de crescer, evitando que a fíbula alcance qualquer lugar próximo ao osso do tornozelo.

Mas quando o gene Indian Hedgehog foi desativado, o calcâneo expressa fortemente o gene da proteína relacionada à paratireóide (PthrP), que permite o crescimento nas extremidades dos ossos. Isso fez com que suas galinhas criassem longas fíbulas conectadas ao tornozelo, assim como fariam no Archaeopteryx.

“A redução experimental da sinalização IHH em um estágio pós-morfogenético levou a uma tíbia e fíbula de igual comprimento”, escreveu a equipe no relatório. “A fíbula é mais longa do que nos controles e fundida ao fíbula, enquanto a tíbia é mais curta e curvada.”

Infelizmente, as ‘galinhas dinossauros’ não chegaram à fase de incubação, mas o objetivo da pesquisa não era criá-las até a idade adulta, mas descobrir os processos biológicos que levaram à transição das pernas de dinossauros para as modernas pernas de pássaros. .

“Os experimentos são focados em características únicas para testar hipóteses específicas”, explicou um membro da equipe, Alexander Vargas. ?Não só sabemos muito sobre o desenvolvimento das aves, mas também sobre a transição dinossauro-ave, bem documentada pelo registro fóssil. Isso leva naturalmente a hipóteses sobre a evolução do desenvolvimento, que podem ser exploradas em laboratório.”

Esta não foi a primeira vez que as características dos dinossauros foram “recriadas” em galinhas modernas. Em 2015, a mesma equipe conseguiu o crescimento de pés de dinossauros em suas galinhas, e uma equipe separada nos Estados Unidos conseguiu fazer crescer um ‘bico’ de dinossauros em seus embriões de galinha.

Veja abaixo como o pesquisador líder e renomado paleontólogo, Jack Horner, conseguiu fazer isso:

Jack Horner: Construindo um dinossauro a partir de uma galinha.

Renomado paleontólogo Jack Horner passou sua carreira tentando reconstruir um dinossauro. Ele econtrou fósseis com vasos sanguíneos e tecidos moles extraordinariamente bem preservados, mas nunca com DNA intacto. Assim, em uma nova abordagem, ele está utilizando descendentes vivos de dinossauros (galinhas) e geneticamente modificando-as para ativar traços ancestrais – incluindo dentes, caudas, e até mãos – para criar uma “Galinhassauro”.

Retroengenharia genética pode recriar dinossauros a partir de embrião de aves como a galinha.

Publicado em 01/01/2022 04h10