Mini-cérebros construídos a partir de sangue: ‘ideia maluca’ pode revolucionar o tratamento do Alzheimer

Imagem via Pixabay

doi.org/10.3389/fncel.2024.1383688
#Cérebro

“Minicérebros” desenvolvidos pelo Dr. Wenzel usando células-tronco podem transformar o tratamento e o diagnóstico do Alzheimer, mostrando potencial para aplicações médicas mais amplas e prestação de cuidados de saúde mais eficiente.

O Dr. Tyler Wenzel da Universidade de Saskatchewan (USask) criou um novo método inovador para construir cérebros em miniatura a partir de células-tronco. O minicérebro de Wenzel pode revolucionar a maneira como o Alzheimer e outras doenças relacionadas ao cérebro são diagnosticadas e tratadas.

Nunca em nossos sonhos mais loucos pensamos que nossa ideia maluca daria certo,- ele disse. Elas poderiam ser usadas como uma ferramenta de diagnóstico, construídas a partir de sangue.-

Wenzel, um bolsista de pós-doutorado no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina, desenvolveu a ideia para o minicérebro – ou mais formalmente, um modelo organoide cerebral único – enquanto trabalhava sob a supervisão do Dr. Darrell Mousseau (PhD).

Um

Capacidades únicas de organoides derivados de células-tronco

As células-tronco humanas podem ser manipuladas para se desenvolverem em praticamente qualquer outra célula do corpo. Usando células-tronco retiradas do sangue humano, Wenzel conseguiu criar um pequeno órgão artificial – com cerca de três milímetros de diâmetro e que se assemelha visualmente ao que Wenzel descreveu como um pedaço de goma de mascar que alguém tentou alisar novamente.

Esses minicérebros são construídos criando células-tronco a partir de uma amostra de sangue e, em seguida, transformando essas células-tronco em células cerebrais funcionais. Usar pequenos organoides sintéticos para pesquisa não é um conceito novo – mas os minicérebros – desenvolvidos no laboratório de Wenzel são únicos. Conforme descrito no artigo recentemente publicado de Wenzel na Frontiers of Cellular Neuroscience, os cérebros do laboratório de Wenzel são compostos por quatro tipos diferentes de células cerebrais, enquanto a maioria dos organoides cerebrais é composta apenas por neurônios.

Nos testes, os “minicérebros” de Wenzel refletem com mais precisão um cérebro humano adulto completo, de modo que podem ser usados “”para examinar mais de perto as condições neurológicas de pacientes adultos, como a doença de Alzheimer.

Embora um organoide sintético

Potencial dos minicérebros no diagnóstico do Alzheimer

Wenzel determinou que os minicérebros que ele criou a partir de células-tronco de indivíduos com Alzheimer também exibiam a patologia do Alzheimer – apenas em uma escala menor.

Se as células-tronco têm a capacidade de se tornar qualquer célula do corpo humano, surgiu a pergunta: “Poderíamos criar algo que se assemelhasse a um órgão inteiro”” – disse Wenzel. Enquanto desenvolvíamos, tive a ideia maluca de que, se esses fossem realmente cérebros humanos, se um paciente tivesse uma doença como Alzheimer e nós cultivássemos seu “minicérebro”, em teoria esse pequeno cérebro teria Alzheimer. –

O pesquisador disse que essa tecnologia tem o potencial de mudar a maneira como os serviços de saúde são fornecidos para aqueles com Alzheimer, especialmente em comunidades rurais e remotas. Essa pesquisa inovadora já recebeu apoio da Alzheimer Society of Canada.

Dr. Tyler Wenzel (PhD), pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Psiquiatria do USask College of Medicine. Crédito: USask/David Stobbe

Expandindo Aplicações e Pesquisas Futuras

Se Wenzel e seus colegas puderem criar uma maneira consistente de diagnosticar e tratar condições neurológicas como Alzheimer usando apenas uma pequena amostra de sangue – que tem uma vida útil relativamente longa e pode ser enviada por correio – em vez de exigir que os pacientes viajem para hospitais ou clínicas especializadas, isso poderia economizar uma quantidade enorme de recursos para o sistema de saúde e aliviar o fardo dos pacientes.

Em teoria, se essa ferramenta funcionar da maneira que pensamos, poderíamos simplesmente enviar uma amostra de sangue de La Loche ou La Ronge para a universidade e diagnosticar você assim,- ele disse.

O trabalho inicial de prova de conceito nos minicérebros- tem sido extremamente promissor – o que significa que o próximo passo para Wenzel é expandir os testes para um grupo maior de pacientes.

Os pesquisadores também estão interessados “”em tentar expandir o escopo da pesquisa do minicérebro. De acordo com Wenzel, se eles puderem confirmar que os minicérebros- refletem com precisão outras doenças cerebrais ou condições neurológicas, eles poderiam ser usados “”para acelerar diagnósticos ou testar a eficácia de medicamentos em pacientes.

Como exemplo, Wenzel apontou para os tempos de espera substanciais para consultar um psiquiatra em Saskatchewan.

Se os minicérebros pudessem ser usados “”para testar qual antidepressivo funciona melhor em um paciente que sofre de depressão, isso poderia reduzir drasticamente o tempo necessário para consultar um médico e receber uma receita.

Um ex-professor de ciências do ensino médio que se mudou para o mundo da pesquisa e da academia, Wenzel disse que é da natureza da pesquisa criar uma hipótese e chegar perto do alvo em um experimento que o entusiasme com seu trabalho.

O sucesso surpreendente dos primeiros minicérebros, no entanto, foi tão impressionante que Wenzel admitiu que ainda luta para envolver seu próprio cérebro em torno disso.

Ainda estou incrédulo, mas também é extremamente motivador que algo assim tenha acontecido, disse Wenzel. Isso me dá algo que acho que impactará a sociedade e terá relevância real e criará alguma mudança ” tem um forte potencial para mudar o cenário da medicina.

Publicado em 28/08/2024 23h39