Iniciativa ‘Arca microbiana de Noé’ deve passar para a próxima fase, constata estudo

Maria Gloria Dominguez-Bello, do Departamento de Bioquímica e Microbiologia, e Martin Blaser, presidente da Henry Rutgers do Microbiome Humano, lideram a iniciativa Microbiota Vault.

Newswise – Um novo estudo constata que uma proposta orientada por Rutgers para criar uma “arca de Noé microbiana” para proteger a saúde a longo prazo da humanidade é viável e deve avançar para uma fase de projeto piloto.

O Cofre da Microbiota coletaria germes benéficos de populações humanas cujos microbiomas não são comprometidos por antibióticos, dietas processadas e outros efeitos nocivos da sociedade moderna que contribuíram para a perda maciça de diversidade microbiana e o aumento dos problemas de saúde. O microbioma humano inclui os trilhões de organismos microscópicos que vivem no nosso corpo e contribuem para a nossa saúde de inúmeras maneiras.

O projeto é defendido por Maria Gloria Dominguez-Bello, membro do corpo docente de Rutgers, do Departamento de Bioquímica e Microbiologia e Martin Blaser, presidente do Henry Rutgers do Microbiome Humano, e pelos professores Rob Knight e Jack Gilbert da Universidade da Califórnia em San Diego. Os pesquisadores, que delinearam sua proposta em 2018 na revista Science, comparam sua ideia ao Svalbard Global Seed Vault, a maior coleção de diversidade de culturas do mundo criada em caso de desastres naturais ou causados pelo homem.

O estudo de viabilidade foi preparado por duas empresas suíças independentes, encomendadas pela Fundação Seerave, Fundação Gebert Rüf, Universidade Rutgers, Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade Kiel, Faculdade de Medicina da Universidade de San Diego na UC San Diego, Instituto Canadense de Pesquisa Avançada e Simpósio de Bengt E. Gustafsson Fundação, afiliada ao Karolinska Institutet. O estudo constatou que a iniciativa Microbiota Vault tem grande significado e potencial e que seus líderes devem estabelecer um projeto piloto que inclua a instalação de infraestrutura para armazenar micróbios em um local como a Noruega ou a Suíça e colaborações para coletar amostras com países em desenvolvimento. Quando totalmente operacional, o Microbiota Vault seria um armazenamento de backup global para todas as amostras microbianas, cujos originais permaneceriam dentro das coleções locais nos países de origem.

“Estamos ansiosos para dar os próximos passos em direção a um projeto piloto com o objetivo de testar a estrutura legal e logística do Microbiota Vault. Também iniciaremos o desenvolvimento de capacidades criando cursos dedicados em Rutgers e universidades no Peru e em outros países em desenvolvimento”, disse Dominguez, que observou que a pandemia do COVID-19 pode retardar esses planos, mas não os atrapalha. “Preservar a diversidade da microbiota humana ajudará a lidar com uma crise global de saúde na qual condições como obesidade, asma e alergias estão aumentando em todo o mundo, enquanto nossa diversidade microbiana diminui.”

“As populações das sociedades modernas perderam grande parte de seu microbioma por causa dos danos causados pelo uso excessivo de antibióticos e outros medicamentos, dependência excessiva de alimentos ricos em gordura, processados e outros fatores da industrialização”, disse Blaser. “A iniciativa Microbiota Vault nos ajudará a trabalhar com culturas indígenas, nas quais o microbioma está mais intacto, para encontrar micróbios que possam ser armazenados, replicados e reintroduzidos para proteger a saúde de todas as pessoas. Quando surgem novos patógenos, como o SARS-CoV-2, aproveitar os micróbios bons para combater os maus é uma abordagem potencial.”

Os pesquisadores disseram que pode ser possível um dia prevenir a doença, reintroduzindo micróbios perdidos. Mas isso só poderia acontecer se os pesquisadores coletassem primeiro micróbios benéficos de populações latino-americanas e africanas remotas que têm a maior diversidade de microbiota antes de experimentar os efeitos da urbanização. As pessoas que vivem em sociedades urbanizadas perderam uma parte substancial de sua diversidade de microbiota; a flora intestinal da maioria dos americanos, por exemplo, é metade da diversidade da dos caçadores-coletores em aldeias amazônicas isoladas. É importante ressaltar que a caracterização de amostras armazenadas no Microbiota Vault estaria disponível de maneira transparente e de acesso aberto, possibilitando a pesquisadores de todo o mundo e otimizando o uso de informações e o uso das amostras nas coleções locais.

Seria necessário um esforço internacional, incluindo financiamento significativo, para coletar e armazenar os micróbios coletados em um repositório global.

Além de uma coleta de backup segura centralizada, a iniciativa Microbiota Vault também envolve uma rede de coleções regionais em países com povos tradicionais, que até agora demonstraram possuir microbiotas de alta diversidade, devido em parte às dietas naturais ricas em vegetais fibras.

Publicado em 18/06/2020 07h19