Cientistas israelenses anunciam avanço na produção de carne bovina sem abate

hambúrguer (cortesia: Shutterstock)

Pense nisso! Quão melhor e humano seria o mundo se o tecido vegetal pudesse ser “cultivado” a partir de tecido de vaca em poucas semanas para ter gosto e aparência de carne bovina? As vacas não teriam que pastar e liberar gases de efeito estufa na atmosfera e serem abatidas. A terra fértil poderia ser usada para outros fins – e os níveis de colesterol e gordura das pessoas diminuiriam.

Agora, pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel em Haifa e da Aleph Farms na cidade costeira israelense de Ashdod conseguiram um avanço na produção de carne cultivada cultivada fora do corpo de um animal. Conforme relatado na revista Nature Food, a proteína de soja – que está prontamente disponível e economicamente eficiente – pode ser usada como andaimes para o cultivo de tecido bovino sem o uso de técnicas de OGM (organismos geneticamente modificados).

A plataforma 3D patenteada usa vários tipos de células bovinas para formar tecidos complexos, criando um produto final com textura, estrutura e sabor de carne de criação.

A inovadora tecnologia de carne baseada em células – liderada nas últimas décadas pelo Prof. Shulamit Levenberg, reitor da Faculdade de Engenharia Biomédica do Technion – foi originalmente desenvolvida para aplicações médicas para engenharia de tecidos em transplantes humanos. Essa tecnologia já foi aplicada com sucesso no cultivo de carne cultivada em andaimes feitos de proteína de soja. BLING CARNE CONVENCIONAL

Na Al Farms, acreditamos que a carne é um dos prazeres da vida, a ser celebrado e apreciado O desenvolvimento da carne cultivada oferece muitos benefícios: Minimiza os danos ambientais causados pela indústria de produção de carne, o aumento do uso de antibióticos que acelera o crescimento de resistência a medicamentos bactérias; resolve as reservas éticas sobre o sofrimento dos animais durante o processo de produção da carne; e doma o impacto ecológico prejudicial da indústria devido ao uso intensivo de recursos naturais.

A Aleph Farms é a primeira empresa a produzir bifes sem abate com sucesso. Levenberg é o sócio fundador e cientista-chefe da empresa, e a pesquisa atual foi realizada pelo estudante de doutorado Tom Ben-Arye e pela Dra. Yulia Shandalov.

De acordo com o novo artigo da Nature Food, o processo inovador de cultivo de tecido de carne cultivada leva até um mês para produzir alimentos que lembram a textura e o sabor da carne bovina. As células crescem em um andaime que substitui a matriz extracelular (ECM) encontrada em animais em um ambiente controlado semelhante ao modo como cresceriam dentro do corpo de uma vaca.

Por se tratar de um produto alimentício, o filamento deve ser comestível e, portanto, apenas alternativas comestíveis foram consideradas. A proteína de soja foi escolhida como um andaime ao qual as células aderem e proliferam com a ajuda de fatores de crescimento relacionados à miogênese, à semelhança da tecnologia de engenharia de tecidos desenvolvida por Levenberg.

A proteína de soja, um subproduto de baixo custo obtido durante a produção do óleo de soja, é prontamente disponível, rica em proteínas, porosa e sua estrutura promove o crescimento celular e tecidual. Os minúsculos orifícios da proteína de soja são adequados para adesão, divisão e proliferação celular. Também possui orifícios maiores que transmitem oxigênio e nutrientes essenciais para a construção de tecido muscular. Além disso, scaffolds de proteína de soja para o cultivo de carne cultivada podem ser produzidos em diferentes tamanhos e formas, conforme necessário.

A carne cultivada nesta pesquisa passou por testes que confirmaram sua semelhança com o bife abatido em textura e sabor. “Esperamos que no futuro seja possível também usar outras proteínas vegetais para construir os scaffolds”, revelou Levenberg. “No entanto, a pesquisa atual com proteína de soja é importante para provar a viabilidade de produzir carne a partir de vários tipos de células em plataformas à base de plantas, o que aumenta sua semelhança com a carne bovina convencional.”

Levenberg obteve um diploma de bacharel em biologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém e um doutorado direto do Weizmann Institute of Science em Rehovot. -D tecido para aplicações médicas. Desde então, ela continuou desenvolvendo essas tecnologias e, nos últimos anos, alcançou avanços impressionantes nesse campo, incluindo o reparo de medula espinhal cortada em ratos.

Hoje, ela é chefe do Stem Cell and Tissue Engineering Lab, diretora do Technion Center for 3D Bioprinting, diretora do Rina and Avner Schneur Center for Diabetes Research, bem como reitora da Faculdade de Engenharia Biomédica.

Publicado em 12/05/2022 09h16