Cientistas chineses armazenam com sucesso imagens de murais de grutas antigas em DNA

Imagem via Unsplash

Pesquisadores chineses conseguiram armazenar com sucesso imagens de murais de grutas antigas em DNA e conseguiram recuperá-las de uma amostra severamente corrompida que foi armazenada a setenta graus Celsius por até setenta dias.

O que o DNA tem em comum com um USB? Você provavelmente não diria nada. A informação genética de um organismo é transportada pelo DNA, a molécula que carrega essa informação. Conhecido como uma dupla hélice, o DNA consiste em duas fitas ligadas que se enrolam como uma escada torcida. Então, o que isso tem a ver com armazenamento? Bem, acontece que uma molécula de DNA pode ser modificada artificialmente em um ?museu digital? durável e minúsculo, que codifica informações biológicas, revelaram os pesquisadores.

Cientistas chineses codificaram com sucesso dez imagens digitais de murais de Dunhuang em 210.000 filamentos de DNA usando sequências de nucleotídeos em um arquivo compactado de 6,8 MB e são capazes de recuperá-los com precisão de uma amostra severamente corrompida que foi armazenada a 70 graus Celsius por 70 dias. Há cerca de 45.000 metros quadrados de murais nas Grutas de Mogao, um Patrimônio Mundial da UNESCO na cidade de Dunhuang, noroeste da China.

Alta densidade, durabilidade e baixos custos de manutenção tornam o armazenamento de dados de DNA uma tecnologia em rápido desenvolvimento. Apesar disso, os erros de codificação in vitro ainda representam um desafio técnico significativo. A pesquisa liderada por Yuan Yingjin, da Universidade de Tianjin, desenvolveu um algoritmo de novo e propenso a erros para montar filamentos de DNA que permite que curadores de murais recuperem informações com precisão de soluções de DNA armazenadas a 9,4 graus Celsius por mais de 20.000 anos sem qualquer proteção.

Seu estudo publicado na Nature Communications descobriu que 7,8% de redundância de fita é suficiente para suportar a recuperação confiável de dados quando o decodificador recebe mais de 95% das fitas. A National Science Review publicou as descobertas da pesquisa de Yuan sobre um cromossomo artificial de levedura que codifica duas fotos e um videoclipe no DNA de 2021, segundo os pesquisadores, pode ser usado para proteger e transmitir o patrimônio cultural para as gerações futuras, graças ao mais recente avanço.

Publicado em 21/09/2022 09h06