Caixa de ferramentas para a luta contra as proteínas ALS

Imagem via Unsplash

Pesquisadores da Technion descobriram proteínas em nossos corpos que são capazes de prevenir processos que causam doenças neurodegenerativas

Doenças neurodegenerativas, incluindo Alzheimer, ALS, Huntington e Parkinson resultam da mortalidade de neurônios, as células nervosas. Esse processo geralmente ocorre como resultado da agregação – a adesão de proteínas umas às outras de uma forma que cria um precipitado tóxico que mata a célula.

Embora ainda haja controvérsia sobre a relação causal entre os sintomas, a agregação (acúmulo) de proteínas é hoje considerada a principal característica dessas doenças. No entanto, os mecanismos exatos do processo de acúmulo ainda não são suficientemente claros, o que dificulta o desenvolvimento de tratamentos eficazes para essas doenças.

Em um estudo publicado na Nature Communications, pesquisadoras da Technion apresentam novas descobertas sobre a formação dos mesmos depósitos de proteínas. O estudo foi liderado pela Prof. Reut Shalgi e doutorandas Kinneret Rosales e Amal Eunis da Faculdade de Medicina Rappaport.

As proteínas são os blocos de construção da célula e são responsáveis pela maioria das ações que ocorrem no corpo. As proteínas são formadas a partir de aminoácidos em um processo ditado pelo código genético, e uma etapa crítica nesse processo é o seu dobramento – um dobramento que lhes confere uma estrutura tridimensional essencial para seu bom funcionamento. O processo de dobramento é controlado por outras proteínas chamadas chaperonas, nas quais o estudo atual se concentrou.

Prof. Reut Shalgi

As pesquisadoras da Technion, que se concentraram na ELA e na doença de Huntington, descobriram que a atividade da rinite afetava as duas doenças de maneiras diferentes. Segundo o Prof. Shalgi, “O que descobrimos no estudo é que mesmo a mesma sífilis, em suas diversas variações, pode levar a resultados opostos nas duas doenças”.

Variações de chevrons são chamadas de isoformas. Os pesquisadores da Technion descobriram que na ELA, um certo lipron pode agir de maneiras diferentes – se for uma isoforma “normal”, consegue evitar a agregação da proteína causadora da doença (proteínas FUS), que retardará o dano aos neurônios; No entanto, se for uma isoforma curta, isso não afetará.

Em Huntington, por outro lado, o efeito é o oposto: as isoformas curtas impedirão a agregação da proteína causadora da doença (proteína HTT-polyQ), enquanto as isoformas “normais” acelerarão o acúmulo, o que pode levar à exacerbação da doença.

Kinneret Rosales

Em experimentos em células e neurônios, as pesquisadoras descobriram que o aumento da expressão da isoforma correta permite uma redução dramática (até 80%) na agregação das proteínas que causam doenças na célula. “Na verdade, os lipossomas são um componente essencial para proteger o cérebro da degeneração. Alguns deles entram em ação em resposta a vários estresses, como a febre, e isso é para proteger as proteínas; mas no caso das doenças neurodegenerativas, não são os lipossomas apropriados para combater a agregação. E agora descobrimos exatamente quais ferramentas usar no caso da ELA causada pela proteína FUS. Infelizmente, a célula não sabe exatamente quais ferramentas usar nesses casos e, às vezes, usa as ferramentas erradas. o que levará a um resultado devastador.”Aumentar a expressão de neurônios ‘corretos’ nos neurônios, dependendo da doença específica abrirá o caminho para terapias eficazes de estilo ‘personalizado’ para doenças neurodegenerativas que agora são consideradas doenças incuráveis.”

Amal Eunice

O estudo foi realizado em colaboração com o Laboratório de Berlim na Faculdade de Medicina Rappaport no Technion e é apoiado pela National Science Foundation, a União Europeia (ERC) e o Prince Center for Neurological Diseases of the Brain.

Células que expressam a proteína FUS com uma mutação que causa ELA (marcadas em verde). Essa proteína forma agregados dentro das células (setas brancas). Ao expressar adicionalmente o intensificador DNAJB14 (marcado em rosa, imagem à direita), as células produzem muito menos agregados de FUS mutante.

Publicado em 12/02/2022 16h50