Aprovação da China de permitir culturas de genes editados energiza pesquisadores

Imagem via Unsplash

Os cientistas dizem que as diretrizes recém-publicadas estimularão a pesquisa de culturas que aumentaram os rendimentos e maior resiliência às mudanças climáticas.

Pesquisadores na China estão entusiasmados com a aprovação do governo de culturas editadas por genes, que, segundo eles, abrem caminho para o uso das plantas na agricultura e devem impulsionar a pesquisa de variedades mais saborosas, resistentes a pragas e melhor adaptadas a um mundo em aquecimento.

Desde que o Ministério da Agricultura da China divulgou diretrizes preliminares em 24 de janeiro, os pesquisadores têm se apressado em enviar pedidos para o uso de suas culturas editadas por genes. Isso inclui o desenvolvimento de variedades de trigo resistentes a uma doença fúngica chamada oídio, que são descritas em um artigo na Nature esta semana.

“Esta é uma notícia muito boa para nós. Isso realmente abre as portas para a comercialização”, diz a bióloga de plantas Caixia Gao, do Instituto de Genética e Biologia do Desenvolvimento da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim, coautora do artigo.

“A decisão é um grande passo à frente para a China” e levará a pesquisa da teoria para o campo, diz Jin-Soo Kim, que dirige o Centro de Engenharia do Genoma do Instituto de Ciências Básicas em Daejeon, Coréia do Sul.

As novas regras da China são mais conservadoras do que as dos Estados Unidos – que não regulamentam culturas editadas por genes que incorporam pequenas mudanças semelhantes às que podem ocorrer naturalmente – mas são mais brandas do que a postura dura da União Europeia de tratar todas as culturas editadas por genes. como organismos geneticamente modificados (GM).

Sem genes estranhos

As culturas editadas por genes são desenvolvidas usando tecnologias como CRISPR-Cas9, que podem fazer pequenos ajustes nas sequências de DNA. Eles diferem das culturas obtidas por modificação genética porque isso normalmente envolve a inserção de genes inteiros ou sequências de DNA de outras espécies vegetais ou animais. No entanto, até agora, na China, eles estão sob a mesma legislação que abrange os organismos GM.

Atualmente, pode levar até seis anos para obter a aprovação de biossegurança para uma cultura GM na China. Mas os pesquisadores dizem que as novas diretrizes – que estabelecem o processo para receber um certificado de biossegurança para culturas editadas por genes – podem reduzir o tempo de aprovação para um a dois anos.

As culturas GM requerem testes de campo extensivos e em larga escala antes de serem aprovados para uso. As novas diretrizes estipulam que, para culturas editadas por genes consideradas sem riscos ambientais ou de segurança alimentar, os desenvolvedores precisam apenas fornecer dados de laboratório e realizar testes de campo em pequena escala.

No entanto, os pesquisadores dizem que algumas das diretrizes são ambíguas. Eles se aplicam a culturas nas quais a tecnologia de edição de genes é usada para remover genes ou fazer alterações de nucleotídeo único, mas não está claro se também se aplicam a culturas que tiveram sequências de DNA introduzidas de outras variedades da mesma espécie.

“Teremos que confirmar se isso é permitido”, porque é importante ter clareza em torno das regras, diz Chengcai Chu, geneticista de arroz da Universidade Agrícola do Sul da China, em Guangzhou.

Os pesquisadores já planejam concentrar mais seu trabalho no desenvolvimento de novas culturas que serão valiosas para os agricultores. Por exemplo, Jian-Kang Zhu, biólogo molecular de plantas da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul em Shenzhen, diz que quer desenvolver variedades editadas por genes que tenham maior rendimento, resiliência contra as mudanças climáticas e uma melhor resposta aos fertilizantes.

Outros estão preparando pedidos para arroz particularmente aromático e soja com alto teor de ácidos graxos oleicos, que podem produzir óleo com baixo teor de gorduras saturadas.

Resistência e crescimento

O trigo resistente ao oídio de Gao pode ser um dos primeiros a ser aprovado. Em 2014, ela e sua equipe usaram a edição de genes para eliminar um gene que torna o trigo suscetível à doença fúngica, mas descobriram que essas mudanças também atrapalhavam o crescimento da planta. No entanto, uma de suas plantas editadas cresceu normalmente, e os pesquisadores descobriram que isso se devia à deleção de uma porção do cromossomo que significava que a expressão de um gene envolvido na produção de açúcar não era reprimida.

Desde então, os pesquisadores conseguiram remover essa mesma porção do cromossomo, além do gene que torna a planta suscetível ao oídio, criando variedades de trigo resistentes a fungos que não sofrem restrição de crescimento.

“Este é um trabalho muito abrangente e muito bem feito”, diz Yinong Yang, biólogo de plantas da Universidade Estadual da Pensilvânia em University Park. Também tem amplas implicações para quase todas as plantas com flores, diz ele, porque o oídio pode infectar cerca de 10.000 espécies de plantas.

“É um trabalho realmente empolgante”, acrescenta David Jackson, geneticista de plantas do Cold Spring Harbor Laboratory, em Nova York, embora alerte que os dados sobre o quão bem o trigo cresceu foram baseados em relativamente poucas plantas cultivadas em estufas e precisarão ser ser confirmado com ensaios de campo maiores.

Estudos como este são evidências do forte histórico de pesquisa da China em culturas editadas por genes, e os novos regulamentos “estão definidos para ver a China tirar o máximo proveito de sua liderança acadêmica”, diz Penny Hundleby, cientista de plantas do John Innes Center. em Norwich, Reino Unido.

Publicado em 15/02/2022 07h14