Antevisão de 2022: a tecnologia de mRNA por trás das vacinas covid-19 pode ter novos usos

Um funcionário da BioNTech testa os procedimentos para fazer mRNA

Abdulhamid Hosbas / Agência Anadolu por meio do Getty Images

2022 pode ser o ano em que descobriremos se a tecnologia de vacinas de mRNA pode ser usada para muito mais do que apenas fazer vacinas. A esperança é que também possa fazer com que nossos corpos produzam medicamentos que, de outra forma, seriam muito caros, abrindo a porta para o tratamento de um vasto número de doenças.

Os mRNAs são essencialmente receitas geneticamente codificadas que dizem às células do nosso corpo como fazer proteínas, as grandes moléculas que formam a maior parte da maquinaria da vida. No caso das vacinas de mRNA, os mRNAs codificam para proteínas virais que provocam uma resposta imune.

Quando a pandemia do coronavírus começou, as vacinas de mRNA ainda eram uma tecnologia experimental. Houve apenas alguns pequenos ensaios e nenhuma vacina foi aprovada. Agora, centenas de milhões de pessoas receberam as vacinas de mRNA da Pfizer / BioNTech ou Moderna, e estas foram consideradas muito seguras e eficazes.

Esse sucesso deu um grande impulso aos esforços para desenvolver outras vacinas de mRNA para tudo, de câncer a herpes. Mas os mRNAs podem codificar para praticamente qualquer proteína, então a mesma tecnologia básica também pode nos permitir desenvolver todos os tipos de tratamentos.

Por exemplo, a fibrose cística é frequentemente causada pela falta de uma proteína chamada CFTR nas células pulmonares. Moderna e outra empresa chamada Vertex estão desenvolvendo um tratamento potencial, codinome VXc-522, que consiste em mRNAs que codificam para a proteína CFTR. A ideia é liberá-los por inalação. O VXc-522 está atualmente passando por testes de segurança e poderá entrar em testes em humanos em breve, se der certo.

Moderna também está trabalhando com a empresa de medicamentos AstraZeneca em outra terapia de mRNA, desta vez para fazer as células produzirem uma proteína chamada fator de crescimento endotelial vascular. O VEGF estimula o crescimento dos vasos sanguíneos, então este tratamento, codinome AZD8601, pode ser usado para tudo, desde feridas que não cicatrizam até doenças cardíacas.

Em uma conferência em novembro passado, as empresas anunciaram que o AZD8601 provou ser seguro em um teste inicial envolvendo injetá-lo diretamente nos músculos cardíacos danificados durante a cirurgia. Ensaios maiores projetados para testar a eficácia agora podem ser iniciados.

O potencial das drogas de mRNA é enorme. Muitos medicamentos à base de proteínas, como os anticorpos produzidos fora do corpo, mostraram-se extremamente eficazes – mas também extremamente caros. Os anticorpos têm sido chamados de balas mágicas por um preço alto, e o custo crescente de alguns tratamentos contra o câncer tem sido controverso.

Os mRNAs poderiam reduzir tanto o tempo quanto os custos de desenvolvimento, fazendo com que nossos corpos trabalhassem na difícil e demorada tarefa de fabricar as proteínas necessárias.

Publicado em 31/12/2021 09h30