A luz UVC distante elimina patógenos no ar em condições realistas

Lâmpadas UVC nos tetos de um aeroporto.)

A luz ultravioleta-C distante pode reduzir o nível de micróbios no ar em uma sala em mais de 92%, de acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido e dos EUA. O resultado sugere que as lâmpadas que operam nesse comprimento de onda podem ser usadas para combater vírus comuns no ar, incluindo o SARS-CoV-2, e, assim, impedir a transmissão de doenças como o COVID-19.

Embora a luz UVC comum seja muito eficaz na destruição de micróbios como bactérias e vírus, é perigosa para os seres humanos porque pode danificar a pele e os olhos. Há uma década, pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA, descobriram que um comprimento de onda diferente da luz UVC, conhecido como luz UVC distante, seria tão eficaz para matar germes, mas sem as preocupações de segurança. Isso ocorre porque, em 222 nm, seu comprimento de onda é muito curto para penetrar nas células da pele ou dos olhos humanos. Esses primeiros testes da tecnologia foram, no entanto, conduzidos em pequenas câmaras experimentais, em vez de salas do tamanho de uma sala que refletem melhor os ambientes humanos do mundo real.

Testando lâmpadas excimer de cloreto de criptônio longe-UVC contra S. aureus

No novo trabalho, cientistas das universidades de St Andrews e Leeds, no Reino Unido, e da Columbia University Vagelos College of Physicians and Surgeons testaram a eficiência das lâmpadas excimer de cloreto de criptônio (KCl) de UVC distante em uma câmara especialmente projetada em Leeds. . Os pesquisadores ventilaram esta câmara na mesma taxa que uma casa ou escritório típico – ou seja, cerca de três trocas de ar por hora. Eles então liberaram bactérias S. aureus aerolisadas no espaço continuamente, permitindo que a carga de patógenos atingisse um nível estável antes de amostrar o ar por uma hora.

Enquanto continuavam a liberar o S. aureus aerolizado na câmara, os pesquisadores então ligaram as lâmpadas UVC distantes colocadas no teto da câmara e amostraram o ar por mais uma hora. “Essa metodologia nos permitiu comparar as amostras de ar depois que as lâmpadas foram ligadas em comparação com as amostras de ar antes de acender a lâmpada”, explica o membro da equipe Kenneth Wood, pesquisador da Escola de Física e Astronomia de St Andrews.

A equipe descobriu que as lâmpadas reduziram a carga de patógeno S. Aureus aerolizado continuamente produzido na sala em 92%, o que equivale a 35 trocas de ar por hora. “Isso é empolgante”, diz Wood ao Physics World, “já que esse é um número maior de trocas de ar por hora do que outras tecnologias (que foram limitadas a 5 a 20 trocas de ar equivalentes). É também a primeira vez que o efeito do longe-UVC foi demonstrado para patógenos aerolizados em um grande ambiente do tipo ‘mundo real'”.

“Resultados espetaculares”

Wood acrescenta que os testes produziram “resultados espetaculares”, excedendo em muito o que é possível apenas com a ventilação. “Em termos de prevenção da transmissão de doenças transmitidas pelo ar, a luz UVC distante pode tornar os locais internos tão seguros quanto estar ao ar livre no campo de golfe em um dia ventoso em St Andrews”, diz ele.

O membro da equipe David Brenner, que lidera o Centro de Pesquisa Radiológica em Columbia, diz que a luz UVC distante deve ser tão boa para inativar variantes atuais e futuras do SARS-CoV-2; novos vírus infecciosos que ainda não surgiram; e vírus “antiquados” como gripe e sarampo. Os pesquisadores preveem que o UVC distante pode se tornar uma importante ferramenta “sem intervenção”, juntamente com filtragem e ventilação, em um movimento global para reduzir a transmissão aérea de doenças e melhorar a qualidade do ar interno.

A equipe recebeu financiamento do NHS Scotland Assure para investigar o impacto do longe-UVC quando há diferentes taxas de ventilação mecânica. “Com esse financiamento, também planejamos estudar até que ponto o UVC atua em outros patógenos e, esperançosamente, inativação viral de curta distância”, diz Wood. Os pesquisadores agora também gostariam de testar a tecnologia em ambientes do mundo real.

Publicado em 24/05/2022 23h39