Um hormônio que pode prolongar a vida foi identificado em camundongos

Imagem via Unsplash

Dietas de baixa proteína parecem ter benefícios incríveis para a saúde e a expectativa de vida de roedores, moscas da fruta e leveduras.

Um novo estudo em camundongos identificou agora um único hormônio que é essencial para esses curiosos efeitos antienvelhecimento.

O hormônio é chamado de fator de crescimento de fibroblastos 21 (FGF21), e é secretado pelo fígado.

Nos últimos anos, estudos mostraram que o FGF21 responde à restrição proteica em camundongos machos, melhorando o gasto energético e a tolerância à glicose, enquanto reduz o peso corporal.

Agora, a mesma equipe de pesquisadores descobriu que o FGF21 também é necessário para os efeitos antienvelhecimento.

“De fato, os camundongos deficientes em FGF21 não são apenas resistentes aos [benefícios] da [restrição de proteína] para a saúde, mas também exibem perda de peso precoce, maior fragilidade e redução da expectativa de vida quando alimentados com uma dieta pobre em proteínas”, disse o pesquisador. autores escrevem.

As novas descobertas sugerem que os efeitos pró-longevidade da restrição proteica dependem de um único hormônio – um que também está presente em humanos.

Ainda não está claro se o papel do FGF21 em nossa própria espécie é o mesmo que em camundongos, mas estudos em humanos mostram que dietas pobres em proteínas e ricas em carboidratos podem ter benefícios semelhantes para a saúde metabólica. Esses macronutrientes também afetam o FGF21 circulante.

Estudos entre camundongos estão ajudando os cientistas a entender melhor o papel que esse hormônio desempenha no corpo.

Quando camundongos machos tiveram seu gene FGF21 nocauteado e foram alimentados com uma dieta pobre em proteínas, sua vida útil natural foi reduzida em comparação com camundongos normais alimentados com a mesma dieta.

Os camundongos sem o gene FGF21 geralmente se tornaram maiores e menos magros. Os pesquisadores dizem que “perderam completamente” sua tolerância à glicose. À medida que esses camundongos começaram a envelhecer naturalmente, eles também começaram a perder peso muito mais cedo, tornando-se mais frágeis mais rapidamente do que aqueles com seus genes FGF21 intactos.

Mesmo a olho nu, os pesquisadores dizem que os camundongos adultos que produzem FGF21 pareciam mais saudáveis e fisicamente mais robustos em uma dieta de baixa proteína a longo prazo. Seus pelos não eram tão gastos ou irregulares quanto os camundongos sem o gene FGF21.

Em suma, os resultados sugerem que a restrição de proteínas reduz a fragilidade em camundongos normais à medida que envelhecem e que esse processo é controlado pela via de sinalização FGF21.

O FGF21 tem muitos papéis, mas é conhecido por regular a ingestão de açúcar, e a maneira como esse hormônio responde a certos macronutrientes tem impacto no cérebro.

Pesquisas anteriores dos mesmos autores mostraram que dietas de baixa proteína a longo prazo aumentam a ativação do FGF21 no cérebro do camundongo, levando os indivíduos a escolher alimentos com menos gordura e carboidratos e mais proteínas quando recebem várias opções.

“Nossos dados sugerem que o FGF21 fala com o cérebro e que, sem esse sinal, o camundongo não ‘sabe’ que está comendo uma dieta pobre em proteínas. ” explica o neurocientista Christopher Morrison, da Louisiana State University.

As descobertas oferecem uma possível explicação de por que a ingestão restrita de proteínas pode melhorar a expectativa de vida dos camundongos. Mas é importante notar que este estudo foi focado apenas em animais machos. Camundongos fêmeas podem não ter uma resposta tão forte a dietas semelhantes.

Ainda assim, o estudo é o primeiro a identificar um único hormônio que controla os efeitos benéficos de uma dieta pobre em proteínas.

Publicado em 21/05/2022 10h25