Um estudo com ratos acaba de revelar uma nova ligação molecular entre fome e exercício

Imagem via Unsplash

Está bem estabelecido que o exercício regular beneficia nossos corpos, principalmente na proteção contra a obesidade, mas os cientistas continuam analisando mais de perto por que isso acontece em nível molecular.

Em um novo estudo, os cientistas colocaram ratos em treinos intensos em esteira e analisaram como os produtos químicos nas células dos animais começaram a mudar ao longo do tempo. Eles encontraram o aparecimento de um metabólito chamado Lac-Phe (N-lactoil-fenilalanina), sintetizado a partir de lactato e fenilalanina.

A fenilalanina é um aminoácido que se combina para produzir proteínas, e você pode estar familiarizado com o lactato: é produzido pelo corpo após exercícios extenuantes.

Os autores do estudo acham que encontraram uma importante via biológica aberta pelo exercício, que então tem um impacto no resto do corpo – especificamente no nível de apetite e na quantidade de comida ingerida.

Outros testes confirmaram esses resultados. Os pesquisadores deram altas doses de Lac-Phe a camundongos em uma dieta rica em gordura, resultando em camundongos comendo cerca de metade nas próximas 12 horas em comparação com um grupo de camundongos de controle. Enquanto isso, a movimentação e o gasto energético dos animais permaneceram inalterados.

Durante um período de 10 dias, as doses de Lac-Phe levaram a uma queda na ingestão de alimentos, uma queda resultante no peso corporal e uma tolerância à glicose melhorada nos camundongos. Esses são resultados positivos quando se pensa em formas de combater a obesidade e doenças relacionadas à obesidade.

Houve algumas ressalvas, no entanto. As diferenças na supressão do apetite causadas por Lac-Phe só foram perceptíveis após o exercício e em camundongos com dieta rica em gordura. Os mesmos efeitos não foram observados em camundongos mais sedentários alimentados normalmente.

Os cientistas também analisaram os efeitos do exercício em humanos e cavalos de corrida, encontrando níveis elevados de Lac-Phe aqui também, principalmente após correr em pessoas. No entanto, os efeitos indiretos não foram investigados, e mais pesquisas serão necessárias para ver se esses resultados se traduzem totalmente em seres humanos.

Ao lançar mais luz sobre as respostas moleculares à atividade física, as descobertas do estudo ajudarão em várias áreas de pesquisa, incluindo tratamentos.

Provavelmente há muito mais para descobrir. Os pesquisadores observam que, como o Lac-Phe é produzido em vários tipos de células em camundongos, é provável que não sejam apenas os músculos do corpo que saibam quando estamos trabalhando.

“Trabalhos futuros descobrindo os mediadores moleculares e celulares da ação de Lac-Phe no cérebro podem fornecer novas oportunidades terapêuticas para capturar os benefícios cardiometabólicos da atividade física para a saúde humana”, escrevem os pesquisadores.

Publicado em 19/06/2022 06h38