Parentes próximos do coronavírus podem estar em morcegos há décadas

Os coronavírus intimamente relacionados ao que causa o COVID-19 podem ter existido por mais tempo do que se imaginava. O parente mais próximo conhecido do SARS-CoV-2 é um vírus isolado de um bastão de ferradura intermediário (um mostrado) na província de Yunnan, na China, em 2013.

Vírus semelhantes com potencial para infectar humanos podem estar circulando nos mamíferos

Os vírus da linhagem de coronavírus responsáveis pelo COVID-19 circulam em morcegos há décadas, muito antes de o vírus começar a infectar pessoas no ano passado, sugere um novo estudo.

Como exatamente o vírus pulou para os seres humanos ainda é um mistério. Mas o estudo sugere que o coronavírus provavelmente evoluiu em morcegos – como morcegos-ferradura intermediários (Rhinolophus affinis), a fonte do coronavírus que causou o surto de SARS 2003/2004 – não cobras ou pangolins, como sugeriram alguns pesquisadores. Os pangolins ou outro animal ainda podem ter sido um hospedeiro intermediário antes do vírus chegar aos seres humanos.

Maciej Boni, epidemiologista da Penn State, e seus colegas examinaram os projetos genéticos do novo coronavírus, ou SARS-CoV-2, e 67 vírus relacionados. A análise teve como objetivo descobrir a história evolutiva do SARS-CoV-2 e verificar se o vírus havia trocado pedaços de material genético com outros coronavírus, um processo chamado recombinação, para se tornar o patógeno formidável que é agora.

O SARS-CoV-2 não é o resultado de embaralhamento genético entre os coronavírus conhecidos, relatam os pesquisadores em 28 de julho na Nature Microbiology. Estudos anteriores sugeriram que a recombinação com coronavírus de pangolinas pode ter contribuído com uma porção da proteína de pico do vírus, que é usada para invadir células humanas (SN: 3/26/20). Mas a capacidade do pico de se ligar a uma proteína nas células hospedeiras chamada ACE2, que permite a entrada do vírus, parece ser uma característica ancestral, e não uma característica da recombinação.

Com base na relação evolutiva entre os 68 coronavírus, os pesquisadores estimam que o ramo da árvore genealógica do vírus que leva ao SARS-CoV-2 divergiu dos vírus relacionados entre 1948 e 1982. Essas datas sugerem que a linhagem de coronavírus que deu origem ao vírus O vírus por trás da pandemia está presente em morcegos há décadas.

Esse longo período sugere que mais vírus de morcegos com potencial para infectar seres humanos estão circulando em morcegos-ferradura. A busca por esses vírus morcegos pode ajudar a identificar ameaças em potencial antes que os patógenos façam o salto, escreve a equipe.

Publicado em 30/07/2020 21h35