Os cientistas podem ter finalmente encontrado um mecanismo chave por trás da síndrome do intestino irritável

(Catherine McQueen/Getty Images)

Pode começar com pressão abdominal causada por um estômago inchado. Isso pode se agravar em cólicas e náuseas. Ou, uma vontade repentina de fugir para o banheiro agora mesmo.

Esses sintomas incômodos, perturbadores e, às vezes, embaraçosos são muito familiares para até uma em cada cinco pessoas que, como eu, apresentam mau comportamento gastrointestinal.

Condições como a síndrome do intestino irritável (SII) são mais comuns em mulheres. Seus gatilhos podem incluir sono insatisfatório, estresse ou simplesmente comer alimentos errados e aparentemente benignos. Você pode comer o que seria, em qualquer outra medida, uma refeição extremamente saudável e acabar se sentindo como se tivesse sido envenenado por comida.

Até meu diagnóstico, eu nunca teria pensado que algo tão inócuo como uma maçã pudesse causar uma reação corporal tão dramática como diarreia explosiva.

Embora manter cuidadosamente uma dieta baixa em FODMAP tenha fornecido a mim e a muitos outros o alívio e o controle desesperadamente necessários sobre nossos sintomas, o mecanismo fisiológico por trás de nosso sofrimento permaneceu um mistério. Isso pode tornar o recebimento de um diagnóstico claro e oportuno um desafio.

“Muitas vezes esses pacientes não são levados a sério pelos médicos e a falta de uma resposta alérgica é usada como um argumento de que tudo isso está na mente e que eles não têm problemas com a fisiologia intestinal”, disse Katholieke Universiteit O gastroenterologista de Leuven Guy Boeckxstaens, cuja equipe de mais de 40 pesquisadores, liderada pelo neuroimunologista Javier Aguilera-Lizarraga, acaba de identificar um mecanismo biológico por trás da SII.

“Com essas novas percepções, fornecemos mais evidências de que estamos lidando com uma doença real.”

Estudos clínicos sugeriram infecções intestinais causadas por patógenos como Escherichia coli, e Salmonella pode aumentar a probabilidade de alguém desenvolver SII e os pacientes frequentemente descrevem seus sintomas começando após um caso de intoxicação alimentar. Isso deu aos pesquisadores um palpite.

Assim, eles infectaram ratos de laboratório com bactérias (Citrobacter rodentium) que causam intoxicação alimentar, ao mesmo tempo que os alimentavam com uma proteína encontrada nos ovos (ovalbumina). Assim que os ratos se recuperaram da infecção, alimentando-os apenas com ovalbumina, ativou as células do sistema imunológico do intestino, enquanto essas células não reagiram nos ratos controle que receberam ovalbumina, mas não nas bactérias.

A proteína do ovo agora estava sendo reconhecida como um antígeno (uma substância invasora estranha) pelo sistema imunológico dos ratos não-controle.

Normalmente, nosso sistema imunológico fecha os olhos aos pedaços de proteínas (que podem ser reconhecidas como antígenos por nosso sistema imunológico) que digerimos, um processo denominado tolerância oral. Mas parece que, quando o sistema imunológico é ativado em resposta a uma infecção, ele também aprende a ver o alimento presente no momento como uma ameaça – produzindo anticorpos para reconhecer e lembrar esses antígenos.

Quando os anticorpos correm para o antígeno novamente (neste caso, a proteína do ovo), eles se agarram a ele e se ligam aos mastócitos, fazendo com que essas células imunes liberem histaminas e seus processos inflamatórios.

As histaminas são conhecidas por tornar os neurônios extremamente sensíveis – explicando a dor abdominal mesmo quando o tecido intestinal é esticado apenas dentro dos limites normais durante a digestão dos alimentos.

Camundongos, geneticamente modificados para não apresentarem mastócitos, não apresentaram a mesma resposta à dor, confirmando o envolvimento dessas células.

Aguilera-Lizarraga e seus colegas testaram 12 pacientes com SII e 8 pessoas saudáveis para ver se seus intestinos reagiam da mesma forma que os dos ratos. Com certeza, a injeção de alimentos desencadeadores conhecidos como soja e leite de vaca na parede intestinal dos pacientes com SII causou uma resposta imunológica localizada semelhante, mas não em voluntários saudáveis.

Tanto em camundongos quanto em humanos, a resposta imune foi restrita aos intestinos – especificamente ao cólon do camundongo onde a infecção bacteriana ocorreu – distinguindo claramente essa intolerância alimentar de alergias alimentares, como alergias ao glúten, que causam a ativação do sistema imunológico em todo o corpo.

“A ideia de que você pode ter uma resposta alérgica específica acontecendo no intestino [é] um conceito realmente novo”, disse o gastroenterologista da Universidade de Nottingham, que não esteve envolvido no estudo, à Science.

Embora este estudo seja apenas pequeno, estudos clínicos anteriores mostraram que o tratamento com anti-histamínicos pode melhorar os sintomas da SII, apoiando a ideia de que a ativação dos mastócitos é a principal culpada. E outras condições gastrointestinais semelhantes também implicaram bactérias em sua causa.

“Os mastócitos liberam muito mais compostos e mediadores do que apenas histamina”, explicou Boeckxstaens. “Portanto, se você conseguir bloquear a ativação dessas células, acredito que terá uma terapia muito mais eficiente.”

Os pesquisadores agora estão explorando se a SII induzida por estresse envolve os mesmos mecanismos subjacentes, e mais trabalhos sobre o uso de anti-histamínicos para tratar a SII estão em andamento.

Embora descobrir por que minhas entranhas são tão desagradáveis seja incrivelmente fascinante, eu, pelo menos, estou procurando por tratamentos que talvez não me obriguem mais a ir ao banheiro só porque comi alimentos com cebola e alho.

Publicado em 17/01/2021 12h33