Olhos se limpam da mesma maneira que os cérebros fazem, mostra estudo com ratos

Os cientistas descobriram que olhos e cérebros em roedores parecem ter sistemas de drenagem estranhamente semelhantes usados para auto-limpeza, e há razões para pensar que isso também se aplica a nós.

Esse tipo de manutenção é necessária para lavar as células e os líquidos residuais, e sabemos que o cérebro utiliza uma pequena rede de tubos conhecida como sistema linfático, semelhante ao sistema linfático que limpa o lixo do resto do corpo.

Novos testes em camundongos e ratos mostram que as estruturas na parte de trás dos olhos – como o nervo óptico e a retina – retiram uma ou duas páginas do manual do sistema linfático. Na ausência dos vasos linfáticos padrão, eles canalizam os resíduos através de uma rede muito parecida com a que o cérebro usa.

“Semelhante ao cérebro dentro da abóbada craniana, as estruturas internas do olho estão contidas em um espaço confinado, exigindo um controle rígido da homeostase dos fluidos”, escrevem os pesquisadores em seu artigo.

“Nossa análise fornece a evidência da existência de um sistema de depuração ocular altamente polarizada que pode ter implicações para a nossa compreensão da saúde e doença oculares”.

Um dos principais trabalhos do sistema de eliminação de resíduos do cérebro é eliminar as proteínas beta amilóides tóxicas que foram associadas ao desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Para ver exatamente como o olho descarta resíduos semelhantes, os pesquisadores injetaram nos olhos dos ratos de laboratório proteínas beta amilóides marcadas com fluorescência. O rastreamento subsequente mostrou a transferência dessas proteínas através de canais especializados no nervo óptico, responsável pela transmissão de dados visuais de volta ao cérebro.

Poucas horas após a injeção, traços das proteínas marcadas foram encontrados muito mais longe, transportados do olho para os gânglios linfáticos dentro do pescoço do animal, como parte do processo típico de eliminação de lixo do corpo. Novamente, isso corresponde à maneira como o cérebro se liga ao resto do corpo.

Enquanto o sistema linfático do cérebro entra em ação à noite – e é por isso que o sono é tão importante – a versão ocular deste sistema de limpeza parece ser impulsionada para a ação quando a íris se move em resposta à mudança da luz.

É importante observar que a nova pesquisa é baseada em camundongos e ratos e não em humanos, mas esses animais têm configurações oculares semelhantes às nossas, embora em um nível mais simplificado. Além disso, a descoberta do sistema linfático no cérebro humano também foi inspirada em experimentos com ratos – aumentando as chances de que, mais uma vez, isso não seja apenas algo de roedor.

Além de destacar algumas semelhanças interessantes entre a maneira como os olhos e o cérebro lidam com os resíduos, esses achados também podem nos ajudar a entender mais sobre doenças oculares, como o glaucoma.

Os pesquisadores sugerem que os danos ao sistema de eliminação de resíduos oculares podem ser uma das causas por trás da doença, onde é permitido o excesso de líquido acumulado. Uma análise mais detalhada dessa rede recém-encontrada deve ser capaz de nos dizer com certeza e talvez sugerir tratamentos mais eficazes também.

“Isso representa apenas o ponto de partida para futuras investigações sobre o impacto do sistema linfático ocular na patogênese de várias doenças oculares”, disse o médico Peter Wostyn, do Psychiatrisch Centrum Sint-Amandus, na Bélgica, que não participou do estudo. Abby Olena no cientista.

Publicado em 03/05/2020 11h26