Neurônios da ‘língua’ de mosquito se acendem como fogos de artifício ao saborear sangue humano

Neurônios em um estilete de piercing na pele de uma fêmea de mosquito acendem ao detectar o gosto de sangue.

(Imagem: © Vosshall Lab)

Qual é o gosto do seu sangue para um mosquito? Os pesquisadores descobriram recentemente que o sabor delicioso do sangue humano faz com que os neurônios sensoriais se acendam como fogos de artifício na “língua” de um mosquito, uma peça bucal perfurante chamada estilete.

Apenas mosquitos fêmeas se alimentam de sangue e apenas para nutrir seus ovos em desenvolvimento – caso contrário, bebem néctar de flores. Para entender melhor a atração dos mosquitos pelo sangue humano, os cientistas modificaram geneticamente os mosquitos Aedes aegypti para fazer com que os neurônios relacionados ao paladar dos insetos emitam luz fluorescente durante a ativação.

Os pesquisadores então usaram microscopia fluorescente para detectar neurônios disparando nos estiletes dos mosquitos enquanto os insetos se alimentavam de sangue humano real e outras refeições líquidas, de acordo com um estudo publicado em 12 de outubro na revista Neuron.

Os biólogos que estudam os mosquitos frequentemente o fazem às custas da própria pele, permitindo que os insetos os piquem para revelar o comportamento de alimentação do sangue em ação. Para o novo estudo, o cientista recorreu a um dispositivo chamado biteOscope. Projetado por outra equipe de pesquisa para “dar aos cientistas e sua pele um alívio”, o biteOscope é uma pequena plataforma aberta com uma membrana sobre bolsos que retêm líquido. Ele oferece aos mosquitos a chance de beber até se saciar em um ambiente que imita um hospedeiro coberto de pele, ao mesmo tempo que permite aos cientistas observar o comportamento de alimentação do mosquito e coletar dados sem sacrificar sua própria pele, escreveram os criadores do biteOscope em 22 de setembro no jornal eLife .

Os pesquisadores do mosquito observaram a atividade dos neurônios nos estiletes do mosquito à medida que seus participantes se aproximavam do néctar, sangue e uma mistura de “sangue” artificial feita de glicose, cloreto de sódio e bicarbonato de sódio, em concentrações “dentro da faixa dos valores sanguíneos padrão para espécies de vertebrados”, de acordo com para o estudo. O sangue artificial também incluía trifosfato de adenosina (ATP), um composto do sangue que transporta energia para as células e que estudos anteriores mostraram ser atraente para os mosquitos, relataram os cientistas.

“Para compreender as propriedades dos neurônios sensíveis ao sangue, precisávamos de uma mistura estável com uma composição conhecida que pudéssemos usar para ativar de forma confiável os neurônios sensíveis ao sangue no estilete”, disse a autora do estudo Veronica Jové, candidata ao doutorado e Howard Hughes Gilliam Fellow do Instituto Médico (HHMI) da Universidade Rockefeller em Nova York.

Um aparelho de imagem chamado BiteOscope permitiu aos cientistas observar e registrar o comportamento de alimentação do mosquito. (Crédito da imagem: Prakash Lab)

“Coisas especiais de mistério”

Na presença de sangue real e da mistura feita em laboratório, um subconjunto dos neurônios do estilete dos mosquitos – cerca de metade dos 40 encontrados no estilete de uma fêmea do mosquito – flamejou intensamente, mas esses neurônios não se ativaram ao sabor de o doce néctar, de acordo com o estudo.

No entanto, decifrando exatamente o sabor do nosso sangue para um mosquito – Somos doces, porque o sangue contém glicose? Salgado, por causa do cloreto de sódio? Em algum lugar entre? – é complicado, disse o co-autor do estudo Leslie Vosshall, professor e pesquisador do HHMI na Universidade Rockefeller.

“Não há nada assim na experiência humana”, disse Vosshall em um comunicado. Isso porque um dos principais componentes que atraem os mosquitos para o sangue é o ATP, que não tem um “sabor” na língua humana, disse Jove à Live Science por e-mail.

Vosshall confirmou isso em primeira mão, provando ela mesma a mistura com infusão de ATP feita em laboratório.

“Não tem gosto nenhum”, disse ela no comunicado. “O ATP é um mistério especial que não tem gosto de nada para os humanos. Mas deve ser incrivelmente empolgante e gratificante para o mosquito.”

Os mosquitos fêmeas procuram sangue para nutrir seus ovos em desenvolvimento. (Crédito da imagem: Shutterstock)

Os humanos experimentam cinco sabores básicos: doce, azedo, umami, amargo e salgado, disse Jové. Embora os pesquisadores não possam dizer com certeza quais sabores causam cócegas nos gostos dos mosquitos individualmente, podemos compartilhar uma apreciação pelo sabor salgado – nossa percepção do sabor do sal é desencadeada pelo cloreto de sódio, ou NaCl, que estava presente tanto no sangue quanto no produto feito em laboratório sangue, quando os neurônios do estilete dos mosquitos dispararam, disse Jové.

Identificar o que torna o sangue humano tão saboroso para os mosquitos pode ser um primeiro passo para produzir impedimentos que nos tornam menos deliciosos e, portanto, reduzir nossas chances de ser picado, disseram os pesquisadores no comunicado. Identificar esses fatores também pode lançar luz sobre doenças como dengue e Zika, que os mosquitos espalham ao se alimentar de pessoas infectadas, disse Jové ao Live Science.

“A compreensão de como os mosquitos experimentam o sangue para iniciar o comportamento de alimentação de sangue é fundamental para compreender como as doenças transmitidas por vetores são transmitidas em todo o mundo”, disse ela.

Publicado em 20/10/2020 01h34