Neurocientistas encontram dois tipos de células cerebrais que nos ajudam a criar memórias

Imagem via Unsplash

Pesquisadores descobriram dois tipos de células cerebrais humanas que nos ajudam fisicamente a formar memórias.

Essas células desempenham um papel significativo na divisão da experiência consciente contínua em segmentos distintos que podem ser recuperados no futuro.

À medida que nos movemos do passado, passando pelo presente e para o futuro, formamos memórias autobiográficas – pontos de referência de nós mesmos em um determinado lugar e tempo. Essas memórias são grossas, com começos e fins claros, e nós costuramos esses fios para formar uma narrativa contínua de nós mesmos.

Semelhante à forma como percebemos objetos e entidades no mundo, nossas memórias têm limites claros e, no novo estudo, os neurocientistas perguntam se a formação neurofisiológica das memórias reflete o caráter discreto das memórias em nossa experiência consciente.

A equipe coletou dados de pacientes com epilepsia que tiveram eletrodos implantados cirurgicamente em seus cérebros para localizar onde suas convulsões estavam ocorrendo.

Com o seu consentimento, os pacientes com epilepsia muitas vezes participam de estudos neurocientíficos devido a esses eletrodos intracranianos úteis. Eles permitiram que os investigadores registrassem a atividade de neurônios individuais enquanto os pacientes assistiam a clipes de filmes com ‘limites cognitivos’.

Embora esses limites em nossas vidas diárias possam ser matizados e menos óbvios, os cientistas, para fins de pesquisa, concentraram-se no que chamaram de limites ‘rígidos’ e ‘leves’.

“Um exemplo de limite suave seria uma cena com duas pessoas andando por um corredor e conversando, e na próxima cena, uma terceira pessoa se junta a eles, mas ainda faz parte da mesma narrativa geral”, disse Ueli Rutishauser, um neurocirurgião do hospital Cedars-Sinai, diretor interino do Centro de Ciência e Medicina Neural e coautor do estudo.

“A diferença entre limites rígidos e suaves está no tamanho do desvio da narrativa em andamento. É uma história totalmente diferente, ou como uma nova cena da mesma história?”

Os pesquisadores conseguiram encontrar dois tipos de células que responderam a esses limites cognitivos: ‘células de fronteira’, que responderam tanto a limites suaves quanto a limites rígidos, e ‘células de evento’ que responderam apenas a limites rígidos.

Rutishauser e sua equipe acreditam que quando a atividade das células de eventos e limites atinge o pico, após um limite rígido quando ambas as células disparam, o cérebro entra no estado de iniciar uma nova memória.

“Uma resposta de limite é como criar uma nova pasta em seu computador”, disse Rutishauser.

“Você pode então depositar arquivos lá. E quando outro limite aparece, você fecha a primeira pasta e cria outra.”

Quando o cérebro precisa revisitar uma memória, ele usa os picos de atividade neural nesses limites para encontrar a pasta certa.

“Quando você tenta se lembrar de algo, isso faz com que as células cerebrais disparem”, disse Rutishauser.

“O sistema de memória então compara esse padrão de atividade com todos os picos de disparo anteriores que aconteceram logo após os limites. que aconteceu, em seguida, entrar em foco.”

Os investigadores então testaram sua teoria perguntando aos participantes onde eles viram ou não certas imagens nos clipes do filme. Confirmando as suspeitas dos pesquisadores, os participantes eram mais propensos a recordar imagens que seguiam de perto um limite rígido ou suave, no momento em que uma nova memória estava sendo formada.

Em outro teste, os participantes foram questionados sobre qual imagem de um par de imagens eles viram primeiro enquanto assistiam aos clipes do filme. Os participantes acharam mais difícil lembrar a sequência correta se as imagens aparecessem em lados opostos de um limite rígido, sugerindo que o cérebro havia segmentado essas imagens em memórias separadas.

“Juntas, essas descobertas sugerem que as células de fronteira e de evento desempenham dois papéis na memória episódica; elas estruturam memórias durante a codificação e servem como marcadores para períodos de tempo que são posteriormente restabelecidos”, dizem os autores.

Além disso, quando as células do evento dispararam no tempo com um dos ritmos internos do cérebro, o ritmo teta – uma forma de onda de atividade neurológica que tem sido associada ao aprendizado, memória e navegação – os participantes puderam se lembrar melhor da ordem das imagens que viram .

“Acredita-se que os ritmos teta sejam a ‘cola temporal’ para a memória episódica”, disse o pós-doutorando Jie Zheng, da Harvard Medical School, primeiro autor do estudo.

“Achamos que o disparo de células de eventos em sincronia com o ritmo teta cria links baseados em tempo em diferentes pastas de memória”.

Portanto, as células de eventos parecem nos ajudar a estabelecer a ordem temporal de nossas memórias, enquanto as células de fronteira estão mais envolvidas no reconhecimento do conteúdo das memórias.

Publicado em 09/03/2022 17h42