Estamos começando a entender a biologia do vírus covid-19

Os cientistas estão trabalhando o tempo todo para entender a biologia do vírus covid-19 e como ele infecta as células humanas, o que nos ajudará a projetar tratamentos para detê-lo.

O vírus covid-19 é o mais novo inimigo da humanidade, com potencial para acabar prematuramente com milhões de vidas. Para controlar esse novo coronavírus, precisamos entendê-lo. Laboratórios de todo o mundo estão trabalhando 24 horas por dia, numa tentativa de conhecer seus inimigos.

Como os humanos combatem o vírus

Os pesquisadores de Melbourne mapearam as respostas imunes de um dos primeiros pacientes novos com coronavírus da Austrália (COVID-19), mostrando a capacidade do organismo de combater o vírus e se recuperar da infecção publicada na Nature (16 de março de 2020).

Este é um grande avanço do Instituto Doherty. Compreender como o vírus se comporta nos seres humanos nos permite entender quais medicamentos podem funcionar e como moldar uma vacina mais eficaz. Quando um candidato a vacina passa para ensaios clínicos, esse conhecimento permitirá que os pesquisadores avancem rapidamente nas etapas finais do teste de uma vacina quanto à segurança e eficácia.

Entendendo o vírus

Nosso primeiro desafio é entender esse novo vírus. Desde o SARS, temos novas técnicas para entender o que está acontecendo dentro do vírus e em nível molecular, e também mais tecnologia para entender o que está acontecendo, na superfície do vírus. No entanto, é importante descobrir como ele se comporta nos sistemas biológicos.

Tivemos muita sorte em receber uma amostra de vírus do Instituto Peter Doherty. Cultivamos o vírus, aumentando-o a níveis que nos permitem entender sua sequência genômica e suas características. Isso nos permitiu começar a testá-lo nos modelos biológicos que usamos anteriormente para o vírus SARS e esperamos testar vacinas e terapêuticas.

– Dr. Rob Grenfell

A pesquisa da CSIRO visa entender melhor o vírus – quanto tempo leva para se desenvolver e replicar, como afeta o sistema respiratório e como ele pode ser transmitido.

Como estamos começando a entender melhor o vírus, a equipe do CSIRO poderá em breve começar a testar novas vacinas e terapias em potencial que estão sendo desenvolvidas por outras pessoas para verificar se elas funcionam e são seguras.

– Prof Trevor Drew

Estamos operando com rapidez em resposta a uma emergência global de saúde pública, mantendo a estrita atenção aos detalhes e requisitos regulatórios, o que torna isso tão desafiador. Crescemos o vírus para nossa pesquisa e também reconfirmamos a sequência genômica publicada pelo Doherty Institute. Em seguida, pretendemos obter uma melhor compreensão do vírus, para que o CSIRO possa começar a testar novas vacinas e terapias potenciais em desenvolvimento para eficácia. Temos resultados promissores com nossos estudos iniciais de suscetibilidade e estamos no processo de realização de estudos de progressão natural de doenças. Também estamos investigando a caracterização física e molecular desse vírus para encontrar diferenças e semelhanças com outros coronavírus conhecidos.

– Prof S.S. Vasan

Mudanças no vírus

Esse vírus pertence a um grupo de vírus que existe não como um único vírus, mas como uma nuvem de vírus sutilmente diferentes e, se encontrar um novo nicho para ocupar, fará isso e lentamente melhorará a replicação no novo host ou, como alternativa, pode morrer.

– Prof Trevor Drew

Um coronavírus é o que é chamado de vírus RNA. O RNA é uma molécula que não é tão estável quanto o DNA. E é por essa razão que os coronavírus são adversários tão violentos, porque os RNAs podem sofrer mutações rapidamente.

As informações de seqüenciamento que temos mostram que o vírus mudou. Atualmente, existem cerca de 115 seqüências genéticas globalmente deste novo vírus publicadas e todas são um pouco diferentes. É uma questão de quão importantes são essas diferenças.

Mas essa é a natureza da fera, é isso que esse tipo de vírus faz, e é por isso que é difícil chegar ao ponto de provar quais medicamentos ou vacinas podem funcionar.

– Dr. Rob Grenfell

Estudo sobre as alterações na sequência do genoma do novo coronavírus

Analisamos as 115 sequências de genoma publicadas do atual surto de COVID-19 para entender como as mudanças no vírus afetam seu comportamento e impacto. Alguns desses “erros” no vírus (conhecidos como “mutações”) podem ser significativos para o desenvolvimento e avaliação de novos diagnósticos, medicamentos e vacinas, por isso é muito importante para nós entendê-lo.

– Prof S.S. Vasan

Encontrar a diferença entre 30.000 letras do genoma viral não é uma tarefa fácil, semelhante a encontrar uma agulha no palheiro.

O CSIRO adaptou algoritmos de bioinformática, desenvolvidos primeiro para o genoma humano, para lidar com o problema de maneira eficiente.

No entanto, isso nos dá apenas uma imagem da variabilidade genômica geral, e não das conseqüências funcionais individuais. Por exemplo, é muito provável que a gravidade da doença seja uma combinação de predisposições pessoais e propriedades virais.

A equipe está, portanto, pedindo à comunidade internacional que compartilhe mais seqüências genômicas do vírus, além de informações não identificadas sobre sintomas clínicos e comorbidades. Isso ajudará a monitorar as alterações e a entender melhor a importância das diferenças genéticas para a progressão da doença, potencialmente levando a melhores diagnósticos e tratamento.

– A / Prof Denis Bauer

Teste de potenciais vacinas e terapêuticas

A CSIRO foi contratada para desenvolver um sistema para que qualquer pessoa com uma vacina candidata (uma vacina que eles acham que funcionará, mas ainda não tenha provas de eficácia) possa conectá-lo ao nosso sistema e agilizar o processo de teste.

É um grande desafio para nós configurar isso, mas esperamos ter algo pronto para os produtores de vacinas usarem em março ou abril deste ano. Também estamos analisando a avaliação pré-clínica de terapêuticas que poderiam complementar as vacinas.

– Prof Trevor Drew

Testar vacinas é uma tarefa complexa. Precisamos elaborar um modelo em que possamos estudar o vírus e ele deve ser validado.

Fabricação de uma vacina

Nas instalações de produção biológica de ponta da CSIRO em Melbourne, os cientistas começarão a produção em pequena escala de uma vacina candidata a coronavírus projetada na Universidade de Queensland (UQ). Após o teste inicial em pequena escala, ampliaremos a produção da candidata a vacina usando os padrões de melhores práticas de fabricação para UQ para continuar com a próxima etapa dos estudos e testes toxicológicos.

– Prof George Lovrecz

Hora de desenvolver uma vacina

O cronograma do desenvolvimento de uma vacina em apenas alguns meses é muito rápido. Isso porque começamos essa corrida com a maioria das ferramentas parcialmente desenvolvidas.

Estamos muito à frente de onde estávamos com a SARS, mas a complexidade científica do que estamos fazendo equivale à complexidade de tentar colocar alguém em Marte. É muito complexo, e realmente estamos levando nossa ciência aos limites do conhecimento global.

Se tudo correr bem, e tudo correr bem, o CSIRO poderá estar testando vacinas em meses.

Prejuízo

Quando uma nova infecção faz a transição para uma nova espécie, quando passa de animais para humanos, o vírus passa por uma fase de demonstração do que é capaz de fazer. Este parecia ser muito infeccioso. A preocupação é que ainda não sabemos completamente como esse vírus se comportará porque é novo e não sabemos que animais podem carregá-lo.

– Dr. Rob Grenfell

As evidências mostram que é leve, porém apresenta uma taxa de mortalidade aparente de 1-2%, ou seja, 1 em cada 50 a 100 pessoas em sua forma atual. É muito novo para seu hospedeiro humano e não sabemos como ele se comportará. Pode evoluir e se tornar mais perigoso. Precisamos estar atentos à possibilidade de que ele se torne mais virulento à medida que se acostuma com seu novo host.

Taxas de infecção

O vírus é muito contagioso, o que significa que é eficiente na propagação. Com a pesquisa que estamos realizando, nosso objetivo é entender melhor a transmissão do vírus. Nesta fase, as taxas de transmissão ainda não foram formalmente determinadas.

Origens do vírus

Não sabemos de onde o vírus se originou – isso ainda está para ser determinado. O CSIRO procura identificar o possível portador / hospedeiro animal do novo coronavírus. O CSIRO tem uma história desse tipo de pesquisa, pois anteriormente nossos cientistas identificaram os morcegos como o reservatório natural dos coronavírus semelhantes à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). Nós, e outros, estaremos realizando trabalho para determinar o host ou hosts. As indicações são, e estamos assumindo, que vieram de morcegos. Trabalharemos com culturas celulares para ajudar a determinar possíveis hospedeiros.

– Prof Trevor Drew

Sabe-se que os morcegos são hospedeiros de reservatórios para uma variedade de vírus, incluindo o coronavírus SARS que surgiu em 2002. O vírus responsável pelo COVID-19, conhecido como SARS-CoV-2, está muito relacionado ao SARS e outros coronavírus de morcego conhecidos. Embora o host para o SARS-CoV-2 ainda não tenha sido identificado, é muito provável que tenha surgido dos morcegos.

Estamos trabalhando para tentar entender como os morcegos coexistem com vírus sem doenças e ficaremos muito interessados ??em aprender mais sobre o papel dos morcegos no surgimento desse novo vírus. SARS-CoV-2.

– Dra. Michelle Baker

O que é coronavírus

O coronavírus é um termo genérico para um grupo de vírus que pode causar doenças como o resfriado comum, infecções gastrointestinais e doenças como SARS (síndrome respiratória aguda grave) e MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio). Eles são encontrados em uma ampla gama de diferentes hospedeiros de animais, incluindo aves e répteis, e a maioria é específica para um determinado host. Mas, ocasionalmente, esses vírus podem saltar para o host, como neste caso. Os coronavírus recebem esse nome pela aparência. Os vírus parecem cobertos por estruturas pontiagudas que os cercam como uma coroa, ou coroa, quando vistas ao microscópio.

Esforços de resposta

Ainda há muita coisa que não sabemos sobre esse novo vírus. É muito novo para seu hospedeiro humano – ainda não sabemos como ele se comportará. Uma abordagem preventiva é prudente até sabermos mais.

Estamos em comunicação regular com o Escritório Nacional de Operações da Austrália para mantê-los informados sobre o status de nosso trabalho e nos disponibilizamos para ajudar quando necessário.

Publicado em 29/03/2020 18h33