Dois tipos de células cerebrais previamente desconhecidos foram descobertos no estudo de ratos

Novo tipo de célula glia (verde); células nervosas de contato (rosa). (Universidade de Basel, Biozentrum)

Apesar de já termos mapeado e categorizado tanto da biologia dos mamíferos, ainda há novas surpresas à espreita. Agora, os cientistas descobriram dois novos tipos de glia – um tipo de célula de suporte – no cérebro de camundongos.

As células da glia são geralmente vistas como o suporte que agem no cérebro e na medula espinhal, adicionando estrutura e proteção aos neurônios que carregam os impulsos elétricos. Parece que essas novas células gliais podem ter uma influência sobre como o cérebro se adapta e se repara, mesmo na idade adulta.

Uma investigação liderada por pesquisadores da Universidade de Basel, na Suíça, examinou mais de perto uma área do cérebro bem na cúspide de um ventrículo cheio de líquido. A região é conhecida como zona ventricular-subventricular e é encontrada em todos os vertebrados, inclusive no homem.

Eles examinaram células-tronco neurais multipotentes em camundongos adultos – essas células podem se transformar em vários tipos de tecido cerebral – e descobriram um ‘interruptor de ativação’ que levou as células-tronco adormecidas nesta zona a se desenvolverem em células gliais, incluindo os dois novos tipos.

Portanto, não apenas esse reservatório de células-tronco latentes é capaz de produzir neurônios, mas também o local de nascimento de diferentes tipos de células gliais.

Em um modelo de desmielinização, ou dano aos neurônios, a equipe descobriu que ambos os novos tipos de células gliais foram ativados. Embora os detalhes ainda não sejam claros, a descoberta sugere que essas células têm algum papel a desempenhar na plasticidade e no reparo do cérebro, algo que poderia ser analisado em projetos de pesquisa futuros.

Além do mais, um tipo de célula glial foi encontrado na parede do ventrículo cerebral em vez de no tecido cerebral – este posicionamento inesperado sugere que a nova célula é capaz de sentir e lidar com sinais de longo alcance de outras áreas do cérebro, embora novamente mais pesquisas serão necessárias para saber com certeza.

Um comentário escrito pelas biólogas Katherine Baldwin da University of North Carolina e Debra Silver da Duke University enfatiza que este novo estudo com camundongos pode ser um passo importante em nossa busca para entender melhor a gliogênese – como as células-tronco se transformam em células gliais – e até que ponto vida adulta pode continuar.

“Esta descoberta sugere que a gliogênese adulta é mais difundida do que se pensava anteriormente, estabelecendo as bases para potenciais terapias regenerativas”, escrevem Baldwin e Silver, que não estavam envolvidos no estudo.

A implicação é que, se soubermos mais sobre como esses novos tipos de células funcionam, talvez possamos aproveitá-los para melhorar o reparo do cérebro – que os danos ao sistema nervoso podem não ser tão permanentes quanto pensávamos.

“A identificação de dois tipos desconhecidos de células gliais no cérebro adulto destaca ainda mais a extensão da diversidade glial e abre perspectivas para a compreensão do papel das células-tronco neurais e da glia na saúde e na doença”, escrevem os pesquisadores em seu artigo publicado.

Publicado em 19/06/2021 10h49