Do rosto ao DNA: Novo método melhorara a correspondência entre amostra de DNA e o banco de dados de rostos

Prever como é o rosto de alguém com base em uma amostra de DNA continua a ser um osso duro de roer para a ciência. No entanto, é mais fácil usar essa amostra para filtrar a face direita de um banco de dados de rosto, como mostrou uma equipe internacional liderada por KU Leuven. Suas descobertas foram publicadas na Nature Communications.

Nossa aparência física, incluindo nosso rosto, está conectada ao nosso material genético. Os cientistas já identificaram vários genes que determinam a forma do nosso rosto – da distância entre as narinas e a forma do queixo.

Do DNA para enfrentar

Ainda assim, isso não significa que podemos desenhar o rosto de alguém com base em uma amostra de DNA, explica o engenheiro eletrotécnico Peter Claes de KU Leuven, autor sênior e correspondente do estudo. “Acreditamos que a forma do nosso rosto é determinada por milhares de genes, mas também pelos alimentos que ingerimos e por outras condições de vida. Portanto, é improvável que possamos prever com precisão um rosto semelhante ao do DNA.”

E, no entanto, para análise forense e outras aplicações, o cenário ideal seria encontrar uma correspondência entre uma amostra de DNA de uma cena de crime e alguém em um banco de dados de DNA. Mas esses bancos de dados são limitados. Se o DNA não corresponder a qualquer um no banco de dados, no entanto, ele ainda pode ser usado para prever o rosto do agressor e fazer um esboço. Esse esboço poderia então ser comparado a um banco de dados com os rostos de criminosos conhecidos, por exemplo.

“Este método ajuda principalmente a afastar as pessoas. Na prática, não costumamos ir além de uma espécie de referência, como” um homem europeu “. Isso não é muito útil para um investigador forense.Infelizmente, enquanto estamos aprendendo sobre mais e mais genes que determinam certos aspectos do nosso rosto, isso ainda não se traduz suficientemente para uma melhor correspondência entre a face prevista e os rostos no banco de dados “.

Do rosto ao DNA

Os pesquisadores agora desenvolveram uma abordagem reversa que funciona melhor: “Em vez de ir do DNA para o rosto, estamos tentando ir do rosto para o DNA. Usando um software especial, medimos cada rosto e verificamos se esse rosto é um possível resultado em um único pedaço de DNA “.

“Em seguida, torna-se um jogo de ‘adivinha quem’. Se o rosto é masculino e o DNA diz que é uma mulher, todos os homens são eliminados, se o cabelo é loiro e o material genético confirma isso, isso elimina todas as outras cores de cabelo. “

“Quanto mais genes identificamos, mais preciso se torna esse método, e ele só continuará melhorando à medida que o conhecimento sobre os genes relevantes aumentar”.

Então, e se o rosto que você está procurando não estiver no banco de dados? “Então você terá pelo menos uma lista de rostos que se parecem muito com o que você está procurando. Em vez de uma única face de referência, como” mulher asiática “, você terá uma lista de mulheres asiáticas que são mais parecidas com a pessoa que você quer encontrar. “

Isso requer grandes bancos de dados de rosto, como carteira de identidade ou bancos de dados de carteira de motorista. Então, é claro, há uma questão ético-legal a considerar, diz Claes. “Trabalhar com bancos de dados que contêm informações privadas, como DNA ou rostos, exige uma supervisão rigorosa para evitar o uso indevido”.

Publicado em 12/06/2019